sexta-feira, 30 de abril de 2010

Advogado de defesa de acusado de matar Dorothy e promotor quase se agridem

Folha online

Um dos advogados de defesa de Regivaldo Pereira Galvão, acusado pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, ameaçou partir para um confronto físico com integrantes do Ministério Público nesta tarde, durante o julgamento em Belém (PA) do fazendeiro.

Enquanto o advogado do acusado estava na tribuna, o seu assistente César Ramos começou a gritar e a caminhar em direção ao promotor Edson Cardoso, que interrogava a testemunha Amair da Cunha, condenado por ser o intermediário da morte da missionária.

Isso levou o juiz Raimundo Flexa a intervir aos gritos pedindo respeito. O magistrado disse que nunca em todos seus "anos de júri" precisou dar uma bronca desse nível.

César Ramos disse que ficou revoltado com o teor das perguntas feitas à testemunha. Cunha acha que o fazendeiro, também conhecido como Taradão, é inocente.

Após a intervenção, a situação voltou à normalidade. A expectativa é que o julgamento termine ainda hoje.

Novo documento do cidadão brasileiro, o Registro de Identificação Civil

A carteira reúne números de Título de Eleitor, CPF e identidade. Com ele, a PF pretende evitar uma série de fraudes.

O Brasil passará a contar com mais um dispositivo para evitar fraudes previdenciárias, sonegação fiscal, eleitoral e até mesmo crimes considerados comuns. Depois de 13 anos, o governo, enfim, deve regulamentar o Registro de Identificação Civil (RIC). O documento, criado em 1997, já foi elaborado pela Polícia Federal há dois anos, mas falta um decreto para poder colocá-lo em circulação. O ato deverá ser assinado na próxima semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conhecerá o RIC hoje, durante um encontro que terá com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para discutir o teor da proposta. O registro é uma espécie de cadastro com todas as informações do cidadão, em que estarão armazenados os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e da Carteira de Identidade.

A proposta inicial do RIC era unificar em um só número todos os registros de identificação existentes nos estados e na União. O tema chegou a ser discutido em 2004 por vários setores do governo, mas a ideia não vingou. Porém, ficou definido que em um só documento haverá a numeração de todos os demais, principalmente aqueles usados no cotidiano pela sociedade. As informações serão concentradas em um banco de dados no Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, que fará o controle do registro. A intenção é que, nos primeiros três anos, sejam emitidos diariamente até 80 mil RICs. A PF calcula uma média de 20 milhões anuais e, no mínimo, 150 milhões em uma década. As primeiras carteiras podem começar a circular a partir de outubro, quando todo o sistema deverá ser implementado.

Os dois países de Lula

Artigo


Um país está indo bem, com a cabeça no lugar.

O presidente do Banco Central, com a austeridade de um monge, preside a reunião de um comitê de sábios financeiros que aumenta,por unanimidade, em 0,75% a taxa básica de juros, porque a inflação de demanda ameaça ressuscitar o velho e aparentemente adormecido dragão da inflação.


Um dia antes,Henrique Meirelles pontificou: “A autoridade monetária não precisa provar mais nada a ninguém.As decisões de política monetária são técnicas”.


País sério,esse país de Lula.

No Supremo Tribunal Federal, os juízes da mais alta corte do País decidiram que a Lei da Anistia não pode retroagir e excluir de seus efeitos os crimes de tortura, como a OAB queria.O Procurador Geral da República defendeu a posição do governo de que os efeitos da lei só poderiam ser modificados por outra lei aprovada pelo Congresso Nacional.

País maduro, esse país de Lula.

Na verdade, esse é um dos países de Lula- aquele mergulhado na realidade da vida cotidiana,que busca viver racionalmente, ao largo das paixões partidárias,sem malabarismo e sem feitiçarias,que procura-com percalços aqui e ali- seguir uma linha política e econômica pautada por um senso de responsabilidade que não tem nada a ver com as bravatas (na expressão dele) de campanha eleitoral. Um verdadeiro governo de continuidade-nenhuma linha mestra dos governos que o antecederam foi modificada,a não ser no discurso. E como se sabe, discursos podem mudar percepções, não a realidade.

O outro país de Lula, que ele mesmo manipula e estimula, é o país dos lulistas, que vivem num permanente e exaltado clima de recreio ideológico, brincando de arquitetar a reforma definitiva e profunda da sociedade, e que vão erigindo seus castelos de areia em cima,na maioria das vezes, de uma utopia socialista cujos escombros o resto do mundo civilizado já enterrou.Lula incentiva os seus lulistas a brincar com as bolhas de sabão, até que elas estourem sozinhas.Depois, sábio e ladino como é, dá de costas, deixa o recreio dos meninos para trás, e volta a cuidar da vida real.



As bolhas de sabão do recreio são os planos de estabelecer ‘controles sociais’ sobre a vida dos outros e sobre os meios de comunicação, de enterrar a anistia unilateralmente e punir só um dos lados,de apoiar as invasões de terra do MST, de estabelecer uma política externa Sul-Sul de efeitos pouco mais do que patéticos. O Lula lulista incendeia a retórica para animar o recreio ao mesmo tempo em que o Lula presidente, com a outra mão, cuida de não deixar o País sair dos trilhos.

Ele mesmo já disse,mas poucos de seus seguidores cuidaram de ouvi-lo e de refletir sobre o significado dessas palavras: “De vez em quando, acho que foi obra de Deus não permitir que eu ganhasse em 1989. Se eu chego em 1989 com a cabeça do jeito que eu pensava, ou eu tinha feito uma revolução no País ou tinha caído no dia seguinte.“

Lula está em 2010, mas a massa dos lulistas militantes está em 1989. E ele os mantém lá por puro cálculo político eleitoral. É mais fácil moldar as mentes quando elas estão em elevada temperatura, em grau de fusão. Manter o time pressionando no ataque, mesmo sem fazer gols, é a melhor maneira de deixar a arquibancada em excitação permanente.

O país de Lula é melhor que o país dos lulistas.

Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez. Escreverá sempre às sextas-feiras. E.mail: svaia@uol.com.br

PSDB: ‘Sim, nós podemos’

De Ilimar Franco:



O comando da campanha de José Serra fez as contas e concluiu que, para ganhar as eleições de outubro, precisa ter 5 milhões de votos a mais que Dilma Rousseff em São Paulo e 3 milhões em Minas Gerais.

Em 2006, Geraldo Alckmin ganhou com uma diferença de 3,8 milhões de votos em São Paulo, mas perdeu por 1 milhão em Minas Gerais. Esta é a missão de Aécio Neves.

A estratégia tucana pressupõe uma vitória no Sul, que, em 2006, foi por 3 milhões de votos, e que o presidente Lula fracasse em sua tarefa de transferir votos para sua candidata. Sobretudo no Nordeste, onde em 2006 o PSDB perdeu por 10 milhões de votos.

PT vai processar PSDB pela criação de site anti-Dilma

Em nota divulgada nesta sexta-feira (30), o Diretório Nacional do PT afirma que vai processar o PSDB pela criação do site gentequemente.org.br.

No link que descreve o portal, os colaboradores da campanha do pré-candidato ao Planalto José Serra (PSDB) dizem que o conteúdo dos artigos publicados tem como objetivo “combater o uso da mentira como arma política”.

Segundo a direção do PT, a representação será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a acusação de que o site administrado pelo PSDB alimenta “as baixarias e o jogo sujo na internet, caracterizando propaganda eleitoral negativa e antecipada contra a pré-candidata do Dilma Rousseff”.

"Vamos entrar com essa representação hoje pedindo multa contra eles [do PSDB] e que tirem o site do ar. O nível da candidatura do Serra está baixo. Enquanto ele posa de bonzinho, debaixo do tapume vale tudo", disse ao blog o deputado federal André Vargas (PR), secretário de comunicação do PT.

Justiça faz plantões e amplia horário para eleitor emitir ou transferir título

Eleitor tem até o dia 5 de maio para tirar título eleitoral ou transferir.

Cartórios eleitorais e postos de atendimento do país estão adotando horários ampliados e a plantões para atender o público que deseja tirar o título de eleitor ou transferir o documento para outra cidade. O prazo para fazer isso termina no dia 5 de maio.

O dia 5 de maio também é a data limite para o eleitor alterar o título no caso de mudança de endereço dentro da mesma cidade e para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar transferência para seção especial.

Mancha de petróleo chega à costa dos Estados Unidos

Do G1



Óleo alcançou ilha perto do delta do Rio Mississippi.
Além da Louisiana, estão ameaçados Mississipi, Alabama e Flórida.




O vazamento de petróleo no Golfo do México atingiu a costa do estado americano da Louisiana, na noite desta quinta-feira (29). As agências de notícias France Presse e Associated Press informaram, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando flora e fauna da região.

Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Além da Louisiana, que entrou em situação de emergência, estão ameaçados os estados do Mississipi, Alabama e Flórida. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.

O vazamento de petróleo no Golfo do México atingiu a costa do estado americano da Louisiana, na noite desta quinta-feira (29). As agências de notícias France Presse e Associated Press informaram, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando flora e fauna da região.

Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Além da Louisiana, que entrou em situação de emergência, estão ameaçados os estados do Mississipi, Alabama e Flórida. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.

O presidente Barack Obama prometeu "usar todo e qualquer recurso disponível", e os militares estão mobilizados para combater o vazamento.

Catátrofe

Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.

Os ventos empurram o óleo para o continente, a poucos quilômetros da área de pântanos no delta do Rio Mississipi. Autoridades disseram que farão de tudo para manter o tráfego aberto no rio.

Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.

Mais de 20% dos municípios não têm bibliotecas públicas, diz censo

Censo foi realizado no ano de 2009 em todo o país.
Ministério diz que em algumas cidades já houve implementação.

O Ministério da Cultura divulgou nesta sexta-feira (30) um censo sobre as bibliotecas públicas municipais em todo o Brasil. O estudo foi realizado no ano de 2009 e constatou que 21% dos municípios não têm o serviço.

O Ministério da Cultura esclarece que em alguns casos pode ter havido a implantação após a realização do censo. A pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do ministério. O levantamento aconteceu entre setembro e novembro do ano passado. Foram 4905 municípios visitados e outros 660 monitorados por telefone.

Segundo os dados do estudo, existem 4.763 bibliotecas públicas em 4.413 municípios e 1.152 cidades estavam sem este serviço no ano passado. O censo aponta que em 13% dos municípios brasileiros haviam espaços em implementação ou em processo de reabertura. Em 8% das cidades, no entanto, as bibliotecas estavam fechadas ou nunca existiram e não havia previsão de abertura.

De acordo com o levantamento, o estado do Tocantins é o que tem a maior proporção de bibliotecas por habitantes. São 100 bibliotecas públicas no estado que tem população estimada em cerca de 1,29 milhão. Na sequência aparecem os estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A pior proporção acontece no Amazonas, onde há apenas 24 bibliotecas públicas em um estado com mais de 3,3 milhões de habitantes. Também tem uma proporção baixa o Distrito Federal e os estados de Rio de Janeiro e Acre.

Em relação aos municípios, a cidade de Barueri (SP), é a que tem mais bibliotecas em proporção a população. São 11 espaços na cidade de 270 mil habitantes. Na segunda colocação aparece Curitiba, que tem 55 bibliotecas públicas e uma população de cerca de 1,8 milhão.

O censo mostra que as bibliotecas públicas emprestam, em média, 296 livros por mês. Quase a metade das bibliotecas existentes (45%) tem computador com acesso a internet, mas somente 29% oferecem este serviço para a população. O levantamento mostra que 65% dos usuários utilizam as bibliotecas públicas para pesquisas escolares.

Segundo a pesquisa, somente 12% das bibliotecas existentes estão abertas aos sábados e somente 1% está à disposição também no domingo. Somente 24% delas ficam abertas no período noturno no meio da semana. A pesquisa mostrou ainda que 84% dos dirigentes destas bibliotecas são mulheres e 57% dos dirigentes têm ensino superior.

O censo afirma que 91% das bibliotecas não possuem condições de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e 94% não tem serviços para permitir o acesso de pessoas com demais necessidades especiais.

O levantamento mostra ainda que 83% do acervo das bibliotecas é proveniente de doações. Em 13% das bibliotecas o acervo é inferior a 2 mil volumes e em 35% das bibliotecas o acervo está entre 2 e 5 mil volumes. Em 25% das bibliotecas os usuários podem ter acesso a mais de 10 mil volumes.

O Ministério da Cultura lançou nesta sexta-feira um edital para dar apoio às bibliotecas públicas municipais. Segundo a pasta, serão investidos R$ 30,6 milhões em 300 bibliotecas para a modernização de equipamentos, construção de espaços e adequação dos locais a portadores de deficiência.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Por 7 votos a 2, STF rejeita mudança na Lei de Anistia

Veja.com


Em um resultado já esperado, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta quinta-feira, ação que pretendia mudar a Lei de Anistia para punir agentes públicos que torturaram militantes políticos na ditadura. Com a decisão, a Lei 6.683, editada em 1979, fica do jeito que está: nem agentes de Estado nem opositores ao regime militar que cometeram crimes nos chamados anos de chumbo podem ser processados.

A ação foi proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade questionava o perdão concedido a torturadores. Por votos 7 a 2 , o pleito foi negado. O julgamento durou dois dias.

A maioria do tribunal acompanhou o relator da matéria, Eros Grau, que classificou a Lei de Anistia de "bilateral" por ter beneficiado todas as partes envolvidas. Vários ministros também ressaltaram que a anistia, da forma como foi concedida no Brasil, resultou de um amplo debate nacional, que permitiu a transição do regime autoritário para a democracia. "Essa lei nasceu de um acordo de quem tinha legitimidade política naquele momento para celebrar esse pacto", destacou o presidente do STF, Cezar Peluso.

Tema polêmico - Ao liderar o primeiro julgamento à frente da mais alta corte de Justiça do país, Peluso fez questão de alfinetar a OAB. "Não consigo entender como a mesma Ordem dos Advogados (do Brasil) que teve uma participação decisiva na aprovação desta lei 30 anos depois reveja o seu próprio juízo sobre o alcance da norma, como se tivesse acordado tardiamente".

Ao abrir a discussão, na quarta-feira, Eros Grau disse que não é tarefa do Poder Judiciário revisar o texto. "Num Estado democrático de direito, o Poder Judiciário não está autorizado a dar outra regra ao texto. Nem mesmo o STF está autorizado a reescrever Leis de Anistia", afirmou.

Preso e torturado no regime militar, Eros Grau quis marcar presença: não pretendia se aposentar sem pacificar a questão. Ele deixará a Suprema Corte em agosto, ao completar 70 anos. Na conclusão do julgamento, nesta quinta, foi seguido por Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso.

No primeiro julgamento após deixar a cadeira de presidente do STF, Gilmar Mendes disse que a anistia foi aprovada para "esquecer o passado e viver o presente com vistas ao futuro". Marco Aurélio Mello, por sua vez, apontou a falta de um efeito prático se houvesse mudanças porque os crimes já estariam prescritos.

Ellen Gracie preferiu ser breve. "Anistia é esquecimento, desconsideração, superação do passado com vistas a reconciliação de uma sociedade. Ela é, por isto mesmo, mútua", disse.

Divergência – Coube a Ricardo Lewandowski puxar a divergência. Na avaliação dele, o perdão a agentes públicos não pode ser automático. Cabe ao juiz decidir se abre um processo ou não, levando em conta critérios como a gravidade do delito, defendeu.

"Segundo a minha conclusão, esse automatismo não existe: será possível a abertura de uma eventual persecução penal (processo) se o juiz, numa ponderação caso a caso, chegar a essa conclusão", sustentou.

Carlos Ayres Britto votou de forma alinhada. Porém, foi mais específico. Disse que crimes hediondos e equiparados a estes, como tortura, tráfico de drogas e terrorismo não podem ser anistiados. "Não enxergo na lei de anistia esse caráter amplo, geral e irrestrito", afirmou.

O ministro fez duras críticas aos que praticaram tortura no regime militar: "O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado".

Convém não esquecer que Hitler e Stálin foram Homens do Ano da Time

Época: Paulo Nogueira

NOTEI, NO twitter, um alarido em torno da presença de Lula na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo feita anualmente pela Time. Havia um certo entusiasmo na fileira dos petistas e alguma raiva entre os que acham que depois de oito anos no poder já é tempo de o PT voltar à oposição.


O fato é que nem o entusiasmo e nem a raiva se justificam.


Listas não são mais nem menos que isso mesmo: listas. Os leitores gostam. São interessantes, geram discussões, animam conversas de bar. Os editores satisfazem alegremente a sede de listas da clientela. Só que têm que preenchê-las. Não é fácil. Sobretudo em casos como o da Time, com 100 nomes a cada ano. (O editor da revista explica num vídeo como foi feita a lista.) Você tem que promover rotatividade para que ela não se torne maçante. Chávez entrou em 2005 como uma liderança forte na América do Sul.


Nas edições seguintes, você não vai repeti-lo. Mas alguém da região tem que entrar, ou a lista ficará com ares elitistas. O presidente do … Peru? Bolívia? Uruguai? Alguém falou no Equador?
Lula demorou para entrar nessa lista, feita há seis anos. Não havia motivos para que Chávez o precedesse. Mas ele não aumentará e nem diminuirá com sua inclusão no grupo dos 100. Lula é o que é. Um bom presidente, pragmático, inteligente. Cara boa, fácil comunicação com o povo. É, claramente, um facilitador, talvez sua maior virtude. Parece capaz de ver a floresta em vez de se demorar nas árvores, outra qualidade.


Sai do Planalto como um homem que, para usar a linguagem corporativa, cumpriu as metas sem, no entanto, ultrapassá-las. O Brasil em sua gestão ficou muito para trás da China e um pouco atrás da Índia.

Nota 7 para Lula. Dá para passar de ano sem exame, mas não vai receber chapéu de gênio.


Fernando Henrique leva um ponto a mais pela vitória histórica contra a inflação. Ah, mas ele não entrou na lista da Time, alguém poderá dizer. Sim, é verdade. Mas o fato é que essa lista começou a ser feita apenas em 1999, no final da era FHC. Se existisse fazia mais tempo, quando mas não fosse para ajudar a preenchê-la, FHC entraria fatalmente nela, e talvez a utilizasse depois para aumentar o cachê de suas palestras.












No mais, a Time é a mãe das revistas semanais de informação, e sua excelência é globalmente reconhecida. Mas suas escolhas de personalidades influentes às vezes são inacreditáveis. O Homem do Ano de 1939 foi Hitler. Hitler já publicara fazia tempo Mein Kempf e matara dezenas de milhares de pessoas a essa altura. Mesmo assim, foi o Homem do Ano. Três anos mais tarde, foi a vez de Stálin ser escolhido O Homem do Ano. Se você juntar as mortes provocadas por esses dois Homens do Ano chegará à casa de 60 milhões.

Lula, por tudo o que foi dito, demorou para entrar na lista dos 100 da Time. Mereceu.


Mas não é o caso de rojões dos seguidores e nem de lágrimas dos oponentes.

Em vez de comemorar ou chorar, é melhor voltar ao trabalho, porque o Brasil tem que dar duro para encurtar a distância que o separa de outros países, notadamente a China.


Não há um ranking entre líderes Citados na Time

De O Globo:




A revista americana "Time" elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um dos líderes mais influentes do mundo em 2010.

Em um primeiro momento, a imprensa chegou a divulgar que ele seria o líder mais influente, já que a publicação abria a reportagem com um perfil do presidente brasileiro e o colocava como o "número um" da lista publicada no site da revista - uma lista numerada de 1 a 25 e que não está em ordem alfabética.

A revista posteriormente explicou que não há um ranking entre os líderes citados. Segundo o setor de Relações Públicas da revista, a decisão de colocar Lula com o "número um" se deu meramente por "razões editoriais".

"Os editores da revista consideraram que seria mais interessante colocar o texto de Michael Moore sobre Lula como o primeiro, o que não significa que exista um ranqueamento", explicou a assessoria.

Fraude no INSS causa prejuízo de R$ 9 milhões


São Paulo - Vinte e oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em Guarulhos, na Grande São Paulo, acusadas de pertencer a uma quadrilha que fraudava o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quadrilha, segundo o MPF, contava com um servidor do INSS e um delegado da Polícia Civil de São Paulo para consolidar a fraude, dando um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 9 milhões.

Treze pessoas foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha armada, peculato, estelionato, corrupção ativa e passiva, decretando a prisão preventiva dos 13 réus. As investigações estimam que cerca de 300 benefícios tenham sido concedidos irregularmente. Também foram denunciadas por estelionato contra a Previdência Social mais 15 pessoas que se valeram dos serviços prestados pela quadrilha e receberam, de forma fraudulenta, o benefício de auxílio-doença.

A Justiça Federal também decretou a indisponibilidade dos bens dos 13 acusados presos durante a Operação Evidência, deflagrada no dia 27, assim como o sequestro de contas bancárias dos réus. Foram também decretados 23 mandados de busca e apreensão em São Paulo e nos municípios paulistas de Guarulhos, Planalto, Mogi das Cruzes e Bertioga. Também foram suspensos os benefícios concedidos de forma fraudulenta.

A investigação, que começou em 2009, descobriu que um servidor do INSS, técnico do seguro social, se associou a outros 12 réus, em forma de quadrilha armada, entre eles um delegado da Polícia Civil de São Paulo. O servidor previdenciário recebia comissões para executar as fraudes, por meio do uso de senhas furtadas de médicos-peritos para a concessão de auxílio-doença ou a prorrogação do auxílio para os aliciados pela quadrilha, na maioria pessoas que tinham o benefício recusado pelo órgão. A quadrilha cobrava R$ 4.500 do segurado para conseguir o benefício. Desse valor, o servidor do INSS recebia entre R$ 2.500 a R$ 3 mil de comissão.

Candidata da Bahia é eleita Miss Brasil Globo

Portal G1

Monique Paim, 22 anos, venceu outras 26 candidatas em Brasília.
Ela vai representar o país no Miss Globo Internacional, na Albânia

A candidata Monique Paim, 22 anos, foi eleita Miss Brasil Globo, na noite desta quarta-feira (28), em Brasília. Ela venceu outras 26 candidatas e agora vai representar o país no Miss Globo Internacional, que acontece na Albânia, em outubro deste ano.

Monique mora em Salvador e é estudante do curso de biologia. Logo após a divulgação do resultado, ela embarcou em um avião para a capital baiana, onde deve realizar uma prova ainda nesta quinta-feira (29).

Além de representar o Brasil em um concurso internacional, a musa vai ganhar uma viagem e levar uma joia para casa.

Durante o concurso, as beldades desfilaram com trajes típicos do estado que representam, com traje de gala e maiô.

De acordo com a organização do evento, as candidatas foram avaliadas em seu conjunto: desempenho na passarela, beleza e simpatia.

'Revista Time' escolhe Lula como o líder mais influente do mundo

Portal G1

Presidente é o primeiro na categoria 'leaders'. Obama ficou em quarto lugar na mesma relação; brasileiro Jaime Lerner é citado entre 'pensadores'


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apontado como o líder mais influente do mundo em uma lista de personalidades escolhidas pela revista americana 'Time'. A relação foi divulgada nesta quinta-feira (29) no site da revista. O presidente americano Barack Obama aparece na mesma lista em 4° lugar.



A revista faz uma tradicional indicação anual das 100 pessoas mais influentes do mundo nas categorias "líderes", "heróis", "artistas" e "pensadores". Bill Clinton foi escolhido como primeiro na lista dos heróis e teve sua apresentação redigida por Bono, enquanto Lady Gaga é a artista mais influente, apresentada por um artigo de Cyndi Lauper. Na categoria pensadores, a primeira da lista é Zaha Hadid. O ex-governador do Paraná Jaime Lerner foi apontado como 16º na lista dos pensadores.



O documentarista Michael Moore foi o responsável por escrever o texto no qual apresenta uma breve biografia de Lula. "O que Lula quer para o Brasil é o que nós [dos Estados Unidos] costumávamos chamar de sonho americano", avalia o documentarista.



Outras homenagens



Lula já havia recebido outras homenagens de jornais e revistas importantes no cenário internacional. Em 2009, foi escolhido pelo jornal britânico "Financial Times" como uma das 50 personalidades que moldaram a última década.



Também foi eleito o "homem do ano 2009" pelo jornal francês 'Le Monde', na primeira vez que o veículo decide conferir a honraria a uma personalidade. No mesmo ano, o jornal espanhol 'El País' escolheu Lula o personagem do ano. Na ocasião, Zapatero redigiu o artigo de apresentação do brasileiro e disse que Lula 'surpreende' o mundo.



Veja abaixo a lista dos 10 líderes mais influentes da Time



1 - Luiz Inácio Lula da Silva

2 - J.T. Wang

3 - Admiral Mike Mullen

4 - Barack Obama

5 - Ron Bloom

6 - Yukio Hatoyama

7 - Dominique Strauss-Kahn

8 - Nancy Pelosi

9 - Sarah Palin

10 - Salam Fayyad

Exame trocado informa que senhora de 65 anos estaria grávida em Aracaju

Bom dia Brasil

Natécia é viúva, tem 65 anos e há 30 retirou o útero. Mesmo assim, no posto de saúde, foi informada de que estaria grávida de gêmeos.



Serra diz que, se eleito, mudará estrutura do governo

O Globo


Tucano pretende criar ministério da segurança e de deficientes e acabar com Portos e Assuntos Estratégicos

Dois dias depois de anunciar que, caso eleito, pretende criar o Ministério da Segurança, o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, criticou a atual estrutura do governo federal e prometeu alterá-la se vencer as eleições.

Em visita a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ele afirmou também que vai extinguir outras pastas, citando a Secretaria Especial de Portos e a Secretaria de Assuntos Estratégicos:

— São assuntos importantes, como a questão dos portos, mas não merecem um ministério. Não têm sentido.

Para Serra, o Ministério da Justiça, ao qual a Polícia Federal está subordinada, não deve cuidar de assuntos policiais, como defendeu sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff.

— Vamos fazer o Ministério Nacional da Segurança Pública não só para dar nome. É para especializar. O Ministério da Justiça vai voltar a ser como antigamente, com um ministro forte na área jurídica. O ministro da Justiça não vai lidar com polícia.

A "especialização", segundo ele, ocorreria principalmente com investimento na PF para a instituição intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e ao contrabando de armas.

Em discurso para cerca de 300 prefeitos, vereadores e políticos da região do Triângulo, na Associação do Comércio e da Indústria de Uberlândia (Aciub), Serra também atacou o governo Lula ao defender a criação do Ministério da Pessoa Portadora de Deficiência que, disse, faz parte de seu programa de governo.

Ele informou que a pasta será responsável pela criação de políticas públicas que garantam a acessibilidade de portadores de deficiência a serviços essenciais:

— Mais de 20 de milhões de pessoas são deixadas de lado. Não há política do governo federal.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Decisão do STJ libera genérico do Viagra a partir de junho

O Globo

Por 5 votos a 1, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quebrou nesta quarta-feira a patente do Viagra. O tribunal aceitou o recurso do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o genérico poderá ser produzido a partir de 20 de junho, mas ainda cabe recurso. O INPI calcula que o preço do Viagra pode cair 50% com a fabricação do genérico. Ainda cabe recurso.

A Pfizer, o laboratório fabricante, defende que o prazo de vigência da patente seja prorrogado até 7 de junho de 2011. Mas o INPI questiona a legalidade da lei que garante a exclusividade da comercialização da patente a comercialização por 20 anos.

O julgamento havia sido interrompido em março devido a um pedido de vista do ministro Luis Felipe Salomão, que foi o único a votar contra a quebra da patente.

Ministério Público da Bahia denuncia irmão de Popó por assassinato


O Globo

SALVADOR - O ex-pugilista Luís Cláudio Freitas, de 42 anos, irmão mais velho do campeão mundial de boxe Acelino "Popó" Freitas, e mais seis policias foram denunciados nesta terça-feira pela promotora de Justiça Isabel Adelaide de Andrade como responsáveis pela morte do ex-presidiário Moisés Magalhães Pinheiro e pela tentativa de assassinato de Jônatas Almeida dos Santos Dantas.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) aponta Luís Cláudio como mandante dos crimes. Além disso, a ação destaca como autores o agente civil Hamlet Robson Magalhães e os policiais militares Élcio Alves de Carvalho, Antoniel Paixão Conceição Philiph Gustavo Brito Souza, Arnaldo Rodrigues Conceição Filho e Julimar dos Santos Batista.

O motivo do crime foi o envolvimento amoroso da filha de Luís Cláudio com uma das vítimas. Popó chegou até a ser apontado como autor intelectual do homicídio, mas o inquérito policial concluiu que não havia provas concretas contra o ex-boxeador conhecido também como "Mão de Pedra".

Doleiros dizem que Igreja Universal enviou R$ 400 milhões ao exterior

Do Estadão

A Igreja Universal do Reino de Deus é acusada de ter enviado para o exterior cerca de R$ 5 milhões por mês entre 1995 e 2001 em remessas supostamente ilegais feitas por doleiros da casa de câmbio Diskline, o que faria o total chegar a cerca de R$ 400 milhões. A revelação foi feita por Cristina Marini, sócia da Diskline, que depôs ontem ao Ministério Público Estadual e confirmou o que havia dito à Justiça Federal e à Promotoria da cidade de Nova York.

O criminalista Antônio Pitombo, que defende a igreja e seus dirigentes, nega as acusações.

Cristina e seu sócio, Marcelo Birmarcker, aceitaram colaborar com as investigações nos dois países em troca de benefícios em caso de condenação, a chamada delação premiada. Cristina foi ouvida por três promotores paulistas. Ela já havia prestado o mesmo depoimento a 12 promotores de Nova York liderados por Adam Kaufmann, o mesmo que obteve a decretação da prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), nos Estados Unidos - ele alega inocência.

Os doleiros resolveram colaborar depois que a Justiça americana decidiu investigar a atividade deles nos Estados Unidos com base no pedido de cooperação internacional feito em novembro de 2009 por autoridades brasileiras. Em Nova York, eles são investigados por suspeita de fraude e de desvio de recursos da igreja em território americano.

Seus depoimentos foram considerados excelente pelos investigadores. Ela afirmou aos promotores que começou a enviar dinheiro da Igreja Universal para o exterior em 1991. As operações teriam se intensificado entre 1995 e 2001, quando remetia em média R$ 5 milhões por mês, sempre pelo sistema do chamado dólar-cabo - o dono do dinheiro entrega dinheiro vivo em reais, no Brasil, ao doleiro, que faz o depósito em dólares do valor correspondente em uma conta para o cliente no exterior. Cristina disse que recebia pessoalmente o dinheiro.

Subterrâneo. Na maioria das vezes, os valores eram entregues por caminhões e chegavam em malotes. Houve ainda casos, segundo a testemunha, que ela foi apanhar o dinheiro em subterrâneos de templos no Rio.

Cristina afirmou que mantinha contato direto com Alba Maria da Silva Costa, diretora do Banco de Crédito Metropolitano e integrante da cúpula da igreja, e com uma mulher que, segundo Cristina, seria secretária particular do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.

De acordo com a testemunha, ela depositou o dinheiro nos EUA e em Portugal. Uma das contas usadas estaria nominada como "Universal Church". Além dela, os promotores e procuradores ouviram o depoimento de Birmarcker. Ele confirmou a realização de supostas operações irregulares de câmbio para a igreja, mas não soube informar os valores.

Os doleiros Cristina e Birmarcker estão na relação de investigados no Caso Banestado (inquérito federal sobre evasão de divisas). Em 2004, foram alvo da Operação Farol da Colina - maior ofensiva da história da Polícia Federal contra crimes financeiros no País. Cristina e Birmarcker foram presos na ação e hoje respondem a processo na 2.ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

No Brasil, Macedo e Alba estão entre os diretores do chamado Grupo Universal processados sob as acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro obtido de fiéis por meio de estelionato. Alba representaria no País as empresas Investholding e Cableinvest, ambas sediadas em paraísos fiscais. A acusação sustenta que elas seriam usadas para a lavagem de dinheiro.

Provas. Os promotores brasileiros têm ainda como prova um relatório financeiro feito pelo Ministério Público Federal que relaciona algumas remessas supostamente ilegais feitas pela Diskline para a Cableinvest. A empresa teria movimentado recursos por meio da conta Beacon Hill, no JP Morgan Chase Bank, de Nova York, mantida pelos doleiros.

As provas sobre essas remessas foram encontradas em um CD apreendido na sede da casa de cambio pela PF. Uma tabela descreve remessas que totalizam R$ 7,5 milhões (em valores da época) feitas entre agosto de 1995 e fevereiro de 1996.

Na esfera estadual, as investigações seguem em duas frentes - uma comandada pela Promotoria do Patrimônio Público e Social e outra pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A primeira pode levar ao bloqueio e à perda dos bens dos diretores da igreja no Brasil. A segunda investigação pode levar à condenação criminal dos acusados.

PARA ENTENDER

Edir e mais 9 são acusados

Em agosto de 2009, a 9.ª Vara Criminal de São Paulo aceitou denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) e instaurou ação penal contra Edir Macedo e nove integrantes da Igreja Universal. Eles são acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A denúncia foi resultado de dois anos de investigação conduzida por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A acusação sustenta que o dinheiro arrecadado com fiéis seguiu para empresas de fachada no exterior e depois foi repatriado por empresas fictícias abertas em nome de dirigentes da igreja.
 

Dilma vai a Minas escondida gravar programa do PT e se irrita com equipe de reportagem

Folha online

A pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, foi no final da tarde de ontem a um assentamento de trabalhadores rurais na cidade de Brumadinho (região metropolitana de Belo Horizonte) participar de gravação para programa partidário do PT que irá ao ar mês que vem.

Dilma, que se deslocou de helicóptero até Brumadinho, usando como base o museu Inhotim, de arte contemporânea, permaneceu cerca de 40 minutos no acampamento Pastourinhas.

Ela fez perguntas aos pequenos produtores sobre produção e comercialização dos vegetais.

As informações são do jornal "Estado de Minas", que noticia na sua edição de hoje que descobriu a agenda da ministra em Minas e foi até o local, o que irritou a ex-ministra do governo Lula.

Diz o jornal: "O mau humor contaminou toda a produção do programa, que evitou passar qualquer informação para o repórter, e também aos moradores do assentamento".

Os agricultores questionaram a entrada da reportagem no assentamento e, segundo o jornal, impediram por cinco minutos que o carro deixasse o local. O diário informou que na estrada do assentamento o acesso é livre e que não existe nem sequer uma porteira para bloquear a circulação.


Marina Silva no CQC

PSB retira a candidatura de Ciro da briga presidencial

Josias de Souza


Como previsto, o PSB passou na lâmina a candidatura presidencial de Ciro Gomes. Deu-se numa reunião da Executiva da legenda.


A guilhotina prevaleceu por 20 votos a 7. Ao lado da porta da sala de reuniões, um cartaz injetou ironia na cena.

Grudado na parede no final do ano passado, o cartaz anota: “Reunião exclusiva aos membros da Comissão Executiva Nacional: Agora é Ciro”.

Ausente, Ciro não assistiu ao encontro em que o PSB deu o seu cavalo-de-pau. Montado há meses, o cadafalso ganhara forma na semana passada.

Pressentindo que o pescoço lhe fugia à cabeça, Ciro acionou a língua. Pôs-se a alvejar os que o haviam levado à alça de mira.

Disse que Lula “viaja na maionese”. Insinuou que a superpopulariade subirea à cabeça do presidente.

Declarou que, sentindo-se “todo-poderoso”, Lula não tem à sua volta ninguém habilitado para apontar-lhe os erros.

Afirmou que o tucano José Serra é mais preparado para o exercício da presidência do que Dilma Rousseff.

Retirado da disputa à revelia, Ciro planeja um mergulho. Vai tirar licença da Câmara. Coisa de 30 dias. Planeja uma viagem ao estrangeiro.

Considerando-se o último Datafolha, Serra é, hoje, o principal herdeiro do espólio de votos de Ciro. Vai beliscar 4% dos votos.

Dilma, ainda segundo o Datafolha, aproveita 2%. Marina Silva, outros 2%. A distância entre Serra e Dilma sobe de dez pontos percentuais para 12.

Lula e o PT evitam jogar lenha na fogueira que o palanfrório de Ciro acendeu. Tratam-no como um aliado a ser reconquistado.

Virada a página do projeto Ciro, o PSB vai à mesa de negociações. Cobrará do PT benevolência nos acertos estaduais.

De resto, o partido de Ciro vai ao colo de Dilma. Adensará a megacoligação partidária que dá suporte à candidatura da preferida de Lula.

Ao imolar Ciro, o PSB tonificou o plano de Lula de converter 2010 num plebiscito –a era Lula versus o período FHC.

Prevelaceu o “Fla-Flu” de que falava Ciro. O eleitor brasileiro foi privado de uma alternativa.

Juiz é afastado por deixar esposa mandar

Deu em O Globo


Tribunal de Justiça de Pernambuco afastou o juiz José Francisco de Almeida da comarca de São José do Egito, onde a mulher dele, Maria do Socorro Almeida, mesmo sem ser magistrada, era quem dava as cartas no fórum. Segundo a Corregedoria do TJ-PE, a mulher interferia indevidamente em atos judiciais, chegando inclusive a arbitrar valor de pensões alimentícias. Ele é acusado de ter permitido "usurpação de função jurisdicional" e "ingerência" indevida da companheira nos assuntos internos da Justiça.

Governo aceita 7% de reajuste a aposentados

De Cristiane Jungblut e Luiza Damé, de O Globo:

Depois de endurecer o discurso semana passada em torno de reajuste de 6,14% , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nesta terça-feira, pessoalmente, na negociação sobre o reajuste a ser dado a aposentados que ganham acima do salário mínimo.

Ele confirmou que o aumento de 7% é o limite, mas sua base aliada no Congresso ameaça impor uma derrota ao governo, aprovando 7,7% na Câmara e no Senado. Só o PMDB pode impedir essa votação nesta quarta-feira, e poderá fazê-lo diante do convite de Lula para um jantar com os senadores da base aliada na quinta-feira.

Especialistas aprovam Ministério da Segurança

Deu em O Globo


De Leila Suwwan:

A criação de um Ministério da Segurança Pública, desde que acompanhado de um comando técnico e por fortes investimentos, conta com a simpatia de especialistas do setor.

A proposta foi lançada anteontem pelo pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e já foi descartada por sua adversária, Dilma Rousseff (PT).

Uma nova pasta dedicada à segurança interna nacional é considerada por estudiosos como uma forma de reorganizar, estruturar e fortalecer o papel do governo federal na prevenção da violência e na repressão à criminalidade. Avaliam que hoje há ainda desarticulação interna e dificuldade para coordenar políticas para as polícias estaduais.

De acordo com Walter Maierovitch, secretário nacional Anti-Drogas no governo FH, há ineficiência na dispersão e subordinação de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência Nacional (Abin) e a Secretaria Nacional Anti-Drogas ligadas ao Planalto pelo Gabinete de Segurança Institucional, e as polícias Federal e Rodoviária Federal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) abrigadas na Justiça:

-Os desafios de hoje exigem uma coordenação central. Hoje a PF fica solta, a Abin é um foco de problemas. Quem tiver uma verdadeira política para a segurança pública saberá que é necessário ter um ministério.

José Serra fez a promessa de campanha em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, na segunda-feira. Mas já defendia a proposta desde a campanha presidencial de 2002.

Irã é indefensável'

deu em o globo


De Merval Pereira:

"A situação do Irã é indefensável". É assim, sem rodeios, que o sociólogo francês Alain Touraine define a crise política internacional envolvendo o programa nuclear iraniano e o governo de Teerã. Mas Touraine também não procura subterfúgios para defender a solução mais adequada para a crise: "Sou a favor de qualquer coisa, menos de um ataque contra o Irã".

Por "qualquer coisa" ele compreende até mesmo as sanções econômicas que os Estados Unidos pretendem aprovar no Conselho de Segurança da ONU, às quais o Brasil é dos poucos países que se opõem.

Touraine não acredita em acordos com o governo do Irã, e acha que é preciso ganhar tempo para criar as condições para que "o próprio povo iraniano" se livre do atual governo, o que ele considera que "não está longe de acontecer".

A situação da política nuclear do Irã, tendo como pano de fundo a posição quase isolada do Brasil de insistir na possibilidade de negociação, evitando sanções econômicas, é um dos temas subjacentes da XXI Conferência da Academia da Latinidade, que busca num "novo humanismo" a saída para a possibilidade de um entendimento internacional.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O papo entre um Cachorro e uma Orca

O que será que estes dois estão conversando?

Maluf é condenado por compra superfaturada de frangos

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado pela 7.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo na ação de improbidade administrativa em que era acusado de superfaturar a compra de frangos para a Prefeitura de São Paulo, em 1996. A decisão é uma reviravolta no processo.

Movida pelo Ministério Público Estadual, a ação havia sido julgada improcedente em 2002 pelo juiz Fernão Borba Franco, da 2.ª Vara da Fazenda Pública.

A decisão do TJ não é definitiva. Por meio de sua assessoria, o deputado informou que vai recorrer do acórdão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Assim ficam suspensos os efeitos da decisão que condenava Maluf a ressarcir o suposto prejuízo aos cofres públicos e que o condenava à perda dos direitos políticos, o que, em tese, poderia impedi-lo de concorrer à reeleição.

A decisão do TJ foi tomada por maioria de votos. A promotoria havia recorrido da absolvição do deputado. Na época, a 2ª Vara da Fazenda Pública havia entendido que inexistia o superfaturamento, a imoralidade e a improbidade alegados pelo então promotor Alexandre de Moraes, atual secretário municipal de Transporte e de Serviços, da gestão de Gilberto Kassab (DEM). Ele afirmava que Maluf havia favorecido a empresa de sua mulher, Sylvia Lutfalla Maluf.

A compra de 1,4 tonelada de frango custou R$ 1,39 milhão ao município. Além de Maluf, o promotor pedia condenação de Francisco Nieto (ex-secretário de Abastecimento), Marcelo Daura (ex-presidente da Comissão de Preços) e das empresas Obelisco Agropecuária Empreendimentos (de Sylvia e de uma filha de Maluf) e Ad’Oro Alimentícia e Comercial, que pertencia a Fuad Lutfalla (cunhado de Maluf). A prefeitura contratou a Ad’Oro para fornecer o frango, comprado da Obelisco.

Em perícia durante o processo, o suposto superfaturamento teria sido quantificado, segundo o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, em "meros R$ 21,7 mil", o que para ele impossibilitava o reconhecimento da existência do superfaturamento. Não havia ainda nada na lei que proibisse a empresa vencedora de adquirir matéria-prima de outra empresa ou que impedisse a contratação de empresa de sua família.

Bahia - Assaltada pizzaria de marqueteiro de Dilma

A Bahia do PT.


Às 14h30 de hoje, a pizzaria Piola, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi assaltada.

O dono dela é o jornalista João Santana Filho, responsável pelo marketing da campanha de Dilma Rousseff - e em 2006 pelo de Lula.

A oposição ao governo Jaques Wagner (PT), na Bahia, apelidou o programa dele contra violência de "Balas para todos".

Mas nada superou o vídeo abaixo, que ainda faz sucesso.


Estádio do Pacaembu completa 70 anos

 Prefeitura de SP promove eventos durante todo o dia para lembrar a data.
Moradores do entorno falam de prós e contras da proximidade com estádio.

Ontem

 
Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de SP, completa 70 anos (Foto: Arquivo/Agência Estado)O estádio do Pacaembu, cujo nome oficial é Paulo Machado de Carvalho, completa 70 anos nesta terça-feira (27). Para comemorar o aniversário desse palco de grandes eventos e jogos de futebol, a Prefeitura de São Paulo irá promover atividades gratuitas durante todo o dia. O evento termina na noite desta terça-feira com duas partidas de futebol, com a participação de artistas, jornalistas e jogadores veteranos.

Hoje

Alencar foi vítima de tentativa de extorsão

Blog do Josias


O ‘Jornal do Brasil’ levou à manchete, nesta terça (27), uma informação inusitada: o vice-presidente José Alencar foi vítima de uma tentativa de extorsão.

Segundo a notícia, a coisa se passou no último domingo (25). Alencar encontrava-se no Rio, num imóvel que mantém em Ipanema.

Sem empregados em casa, atendeu, ele próprio, a um telefonema. Do outro lado da linha, uma voz feminina, em timbre de desespero, chamou-o de “pai”.

Informou que fora sequestrada. Disse que se encontrava amarrada. E pediu a Alencar que atendesse às exigências de seus algozes.

Alencar imaginou tratar-se de uma de suas filhas. Pôs-se a dialogar com uma voz masculina.

O suposto sequestrador exigiu que o vice-presidente providenciasse R$ 50 mil. Alencar informou que não dispunha daquela quantia em casa.

Em texto assinado por Hildegarde Angel, o jornal anota que Alencar regateou o valor do resgate, reduzindo-o para R$ 20 mil.

Manteve o criminoso numa linha. Noutra, tocou o telefone para um empresário amigo: Walter Moraes.

Encareceu que o ajudasse a obter os R$ 20 mil. E voltou à primeira ligação. Súbito, informa o jornal, o suposto sequentrador perguntou:

“Você trabalha com o quê?”. E Alencar: “Eu sou vice-presidente da República do Brasil”.

“Qual é seu nome?”, quis saber o interlocutor. “José Alencar Gomes da Silva”. O telefone emudeceu. O criminoso desligou.

Acionada, a segurança da Vice-Presidência tenta apurar a origem da ligação.

Suspeita-se que Alencar tenha sido alcançado pelo golpe do falso sequestro. Prática que se tornou comum nas grandes cidades do país.

Por vezes, as ligações ameaçadoras são disparadas de dentro de presídios, por meio de celulares.

Tomando-se como fiel o relato do ‘JB’, fica-se com a impressão de que, no Brasil, a criminalidade, por disseminada, não poupa mais ninguém.

Ousadia semelhante só havia sido registrada em dezembro de 2006.

De passagem pelo Rio, Ellen Gracie e Gilmar Mendes, à época presidente e vice-presidente do STF, tiveram o carro roubado.

Era noite. Ellen e Gilmar tinham pousado na Base Aérea do Galeão havia pouco. Percorriam a Linha Vermelha, a caminho do hotel.

A comitiva que os conduzia foi bloqueada. Os assaltantes levaram dois carros. Entre eles o que transportava as duas autoridades máximas do Supremo.

Depois do Judiciário, o Executivo. Falta mais o quê?