terça-feira, 30 de novembro de 2010

Diocese de Taubaté quer emenda antiaborto em Constituição paulista

A diocese de Taubaté (130 km de São Paulo) começou no último final de semana a recolher assinaturas de fiéis em apoio a um projeto de emenda à Constituição paulista que pretende eliminar o risco de o aborto ser legalizado no Estado.

O objetivo é coletar nos próximos meses pelo menos 300 mil assinaturas, o que equivale a 1% do eleitorado paulista. A medida é necessária para que o projeto de iniciativa popular seja levado à votação na Assembleia Legislativa.

A ideia do abaixo-assinado surgiu após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições, disse o coordenador da campanha na diocese, Hermes Rodrigues Nery. Ela é comandada pelo bispo de Taubaté, dom Carmo João Rhoden.

No entendimento de Nery, o governo petista já deixou clara a sua disposição em legalizar a prática do aborto no país e deve levar a medida adiante no próximo governo, no qual contará com maioria dos votos no Congresso.

"Como o governo vai ter maioria no Congresso, vai ser muito difícil aprovar uma PEC [proposta de emenda constitucional] em favor da vida. Pensamos então em um recurso e decidimos propor uma mudança da legislação em São Paulo", disse Nery.

Diferentemente da Constituição Federal, a Carta paulista permite que sejam feitas emendas por meio de projetos de iniciativa popular.

O projeto patrocinado pela diocese, e apoiado por bispos da região, propõe duas modificações na Constituição Estadual. A primeira delas visa "assegurar o direito à vida como primeiro e principal de todos os direitos humanos".

A segunda determina que é responsabilidade do Estado garantir "a inviolabilidade da vida humana desde a concepção até a morte natural".

Segundo o advogado Walter Ceneviva, o projeto da diocese esbarra na própria Constituição federal, que já permite o aborto em casos de estupro e risco à vida da mãe.

Ceneviva aponta ainda que, mesmo se o projeto for aprovado, a Carta paulista não poderia se sobrepor à federal caso o Congresso venha a legalizar a prática do aborto em outros casos.

Coaf pode ajudar no combate ao tráfico de drogas

Miriam Leitão

Uma maneira de estrangular o tráfico de drogas é cortando o fluxo de dinheiro. As contas dos bandidos podem ser rastreadas – não só a dos bandidos como a de pessoas direta ou indiretamente ligadas ao tráfico de drogas.

O Coaf é um órgão que faz a fiscalização das contas nos bancos e afirmou que pode fazer. Já foi feito isso no PCC em São Paulo e pode ser feito agora. Afinal, trata-se de uma atividade econômica – criminosa e bandida, mas é uma atividade econômica. Ela precisa dos mesmos elementos: capital de giro, fluxo de caixa, mercado e logística de distribuição.

Esta é uma hora, depois que se ocupou territorialmente o local, se começa a construir de forma inteligente e com informação os outros estrangulamentos. Assim, vai se matando a capacidade de sobrevivência da atividade econômica.

Além da ocupação policial e do estrangulamento do tráfico, também é preciso uma ocupação social para que esse tráfico não volte. Ontem passei o dia conversando com especialistas em favelas do Rio de Janeiro, e eles já têm várias informações e pistas de por onde começar o trabalho, tanto da prefeitura quanto do estado.

No morro por onde todos viram os bandidos fugindo será reflorestado e vai ser uma área de proteção ambiental. Tem outros pontos interessantes: o Alemão é diferente de outras favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro, como o Pavão-Pavãozinho. Ele está instalado num entorno que não tem atividade econômica. É um cemitério de indústrias – foi um setor industrial e não é mais.

Como fazer para recuperar economicamente aquela área? É um dos desafios. Outro desafio interessante é o seguinte: o Alemão está muito estigmatizado. Há muito preconceito em relação à comunidade. As pessoas não diziam que nasciam lá. Não tem estatísticas boas. Uma das questões vai ser buscar essas informações.

Ontem, uma amiga pegou um táxi, e a primeira coisa que o motorista disse foi: ‘Eu sou do Alemão’, já recuperando a autoestima. Isso é o que os economistas chamam de ganho intangível

"Perguntar não ofende"

 Carlos Brickmann

1 - Foram presas 123 pessoas. Só naquela estrada que ligava a Vila Cruzeiro ao Complexo do Alemão havia muito mais gente em fuga. Cadê os outros?

2 - Aqueles cavalheiros de bermuda, sem camisa, descalços, que moram no meio da favela, são os donos do tráfico que movimenta milhões de reais por dia?

3 - A Polícia se mostrou surpresa com uma boa casa, com piscina, no Alemão. Ninguém sabia da casa? Os helicópteros da Polícia não a fotografaram?

4 - Os traficantes ficaram sem ponto e sem estoque. Mas os consumidores querem comprar. Quem os abastece? Quem os protege da crise de abstinência?

5 - Quem trabalhava no tráfico vai viver do que? Há planos de emprego?

6 - Se alguém tiver síndrome de abstinência, pode mudar de droga (cola, por exemplo), pode ficar violento. Quem não tiver emprego terá de arranjar dinheiro de algum jeito. É complicado, mas há alguém do Governo pensando nisso?

7 - Segundo a Polícia, os operários encarregados das obras do PAC no Complexo do Alemão foram obrigados pelos traficantes a construir um túnel que servisse como rota de fuga. Se o Complexo do Alemão era território ocupado (tanto que as autoridades anunciaram que retornara ao controle do Estado brasileiro), como explicar investimentos numa área que não era nossa? Os operários, pagos pelo Governo mas pressionados pelos traficantes, poderiam rejeitar suas ordens?

8 - O traficante Zeu, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, teve autorização para sair da cadeia e foi para o morro. Quem foi o juiz que deu a ordem?

Assassino, traficante, livre

Zeu é o apelido de Eliseu Felício de Souza, preso e condenado pelo assassínio de Tim Lopes. Cumprido um sexto da pena, em 2007, recebeu da Justiça o direito de cumprir pena em regime semi-aberto - só dormiria na cadeia. Não voltou mais, claro. Há uns três ou quatro meses, foi visto vendendo drogas tranquilamente, de dia, ao lado de um canteiro de obras da Prefeitura, ali na favela. Por algum motivo, não fugiu com os outros, e foi preso. Até quando ficará preso?

A inflação vira pó

Depois das duas invasões no Rio, o preço da cocaína subiu 50% em São Paulo e 70% no Rio, segundo fontes que têm acesso a informações policiais. Subiu também o aluguel de armas.

No MA, Lula se irrita com pergunta sobre 'oligarquia Sarney' e manda repórter se tratar

Lula antes: Vejam o vídeo



Vejam o que vai na Folha Poder hoje:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irritou nesta terça-feira ao ser questionado se agradeceria à "oligarquia Sarney" pelo apoio dado durante seu governo.

Na cerimônia que marcou o fechamento simbólico da primeira de 14 comportas da Usina Hidrelétrica Estreito, no Maranhão, erguida ao custo de R$ 4 bilhões na divisa do Maranhão com o Tocantins, estavam presentes a governadora Roseana Sarney (PMDB), e o aliado e ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Lula recomendou que o repórter autor da pergunta fizesse "psicanálise".

"Eu agradeço [aos Sarney], e a pergunta preconceituosa sua é grave para quem está há oito anos comigo em Brasília. Significa que você não evoluiu nada do ponto de vista do preconceito, que é uma doença. O presidente Sarney é o presidente do Senado. E o Sarney colaborou muito para que a institucionalidade fosse cumprida. Você devia se tratar, quem sabe fazer psicanálise, para diminuir um pouco esse preconceito."

Roseana ainda disse que a pergunta demonstrava "preconceito contra a mulher".
 
Comento: Lula deve ter feito psicanálise, como sugeriu ao jornalista, e se tornou o maior enganador desse país!

Arsenal recolhido chega a 135 armas longas


Os resultados são apresentados com certa comemoração, mas basta a euforia momentânea arrefecer para que se tenha noção precisa do poder de fogo dos traficantes que ocuparam, sabe-se lá por quanto tempo exatamente, os complexos de favelas do Alemão e da Penha. Para mostrar à imprensa o volume das apreensões, a Secretaria de Segurança exibiu, na tarde desta terça-feira, tudo o que foi recolhido do início das operações até as 10h desta terça-feira.

O arsenal recolhido é, até o momento, de 135 armas longas. Entre elas estão fuzis, metralhadoras, rifles e todo tipo de máquina usada na defesa de território, ataques à polícia e outros crimes. Só na manhã desta terça-feira foram recolhidas, em um mesmo ponto das favelas, cinco fuzis e duas armas antiaéreas de calibre 30 e 50 – aquelas que, nos filmes, aparecem normalmente sobre tripés, com uma esteira de munição.
 

O total de maconha recolhido é, atualmente, de 33 toneladas. Outros 235 quilos de cocaína – com 208 quilos de substâncias para serem adicionadas e aumentar o volume do pó –, 27 quilos de crack e 1.406 frascos de lança-perfume completam o material.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, comemorou ao lado do chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, o saldo parcial das apreensões. O ‘pente fino’ continua nos próximos dias. Soldados do Exército e das polícias Militar, Civil e Federal estão vistoriando as casas de todas as favelas do conjunto, em busca de mais armas, drogas e criminosos.

Em relatório, EUA se queixam de inclinação antiamericana do Itamaraty

WikiLeaks divulgou mais documentos vazados da diplomacia americana.
Em um deles, Nelson Jobim relataria que Evo Morales tem tumor no nariz.

   Julian Assange faz o circo pegar fogo...
Documentos revelados pelo site Wikileaks nesta terça-feira (30) mostram que o governo americano considera o Itamaraty como um adversário, com inclinações antiamericanas. O então embaixador americano no Brasil Clifford Sobel diz em um dos documentos (leia a íntegra do original, em inglês), que “a atual administração de centro-esquerda tem evitado cuidadosamente uma cooperação próxima em assuntos policiais e militares importantes para nós e tem se mantido à distância na maioria dos assuntos relacionados à segurança”.

Em outro despacho, ele escreve que “a dificuldade é mais aparente no MRE [Ministério das Relações Exteriores], que tem uma inclinação antiamericana e impede a melhora nas relações entre o Departamento de Defesa e o Ministério de Defesa brasileiro”.

Um dos textos publicados pelo Wikileaks afirma que "o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mantinha uma relação próxima com o antigo embaixador americano Clifford Sobel, que deixou o cargo no começo deste ano - a ponto de confidenciar sua irritação com o Ministério de Relações Exteriores". Em nota, Jobim rejeitou as afirmações atribuídas a ele.

Sobel também diz que o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, tem uma “obsessão” em conseguir um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

Segundo o site, os documentos da embaixada de Brasília fazem parte de um conjunto de 2.855 telegramas da representação americana no Brasil que serão publicados ao longo das próximas semanas.
 
Tumor em Evo Morales

Outro texto, de janeiro de 2009, relata que Jobin contou a Sobel que o presidente da Bolívia, Evo Morales, estaria com um tumor no nariz. A informação teria sido confirmada em uma reunião com o presidente Lula, em La Paz.

O presidente brasileiro teria oferecido tratamento para Evo em São Paulo.

Na época, Morales fez uma cirurgia, supostamente para curar uma sinusite aguda.

PT amplia guerra com PMDB para controlar Correios e Banco do Brasil


Carniceiros em guerra!

O Estadão (A ilustração é minha) 


Diante da perspectiva de comandar o Ministério das Comunicações, o PT planeja desalojar o PMDB da direção da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). O pedido será encaminhado pela cúpula do partido à presidente eleita, Dilma Rousseff.

A ideia, no entanto, é passar um verniz de ‘desloteamento’ político nos Correios para apresentar a reivindicação como uma tentativa de profissionalizar a estatal, alvo de uma sucessão de crises nos últimos meses.

A direção do PT aposta que o futuro ministro das Comunicações será Paulo Bernardo, atual titular do Planejamento, e já começou a vasculhar uma das chamadas joias da coroa.

Há apenas quatro meses na presidência dos Correios, David José de Matos foi indicado pelo deputado Tadeu Filipelli (PMDB-DF), vice-governador eleito do Distrito Federal, mas também é amigo de Erenice Guerra, a ministra da Casa Civil que caiu em setembro, no rastro de acusações de tráfico de influência na pasta.

Mapa. Uma comissão formada por seis dirigentes do PT já começou a fazer o mapeamento dos cargos federais. A equação não é fácil de ser fechada porque o PT da presidente eleita Dilma Rousseff e o PMDB do futuro vice-presidente, Michel Temer (SP), dão cotoveladas em busca dos principais assentos para demarcar seus respectivos territórios.

O Ministério das Comunicações está sob controle peemedebista e a sigla só aceita abrir mão do pasta se levar Transportes, hoje capitaneado pelo PR.

O assunto foi avaliado na segunda-feira, 29, em reunião de Dilma com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o deputado Antonio Palocci, futuro chefe da Casa Civil. Desde setembro Bernardo atua como uma espécie de interventor nos Correios e faz um diagnóstico dos problemas da empresa, que não são poucos.

Banco do Brasil. Além de ocupar a cadeira mais importante dos Correios, o partido de Dilma também quer trocar o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini. A maior instituição financeira do País tem ativos de R$ 725 bilhões. Sem levar em conta o PMDB, que está de olho na presidência do Banco do Brasil, uma ala do PT pretende emplacar ali o atual secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa.

Em conversas reservadas, porém, interlocutores de Dilma admitem que a escolha será resultado de uma disputa de bastidores entre Palocci e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mantido no cargo. Tanto Mantega como Palocci, ex-ministro da Fazenda de 2003 a 2006, têm influência no banco.

Bendini chegou à cúpula do BB na cota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas até no Palácio do Planalto há quem defenda a sua saída, sob a alegação de que ele "não atende" as demandas políticas. Barbosa, por sua vez, tem cativado as tendências do PT.

Na sexta-feira, o secretário fez uma exposição sobre a conjuntura econômica durante seminário promovido pela chapa petista "O partido que muda o Brasil" e encantou os espectadores com seu discurso na linha desenvolvimentista. A portas fechadas, Barbosa disse que a maior preocupação, no governo Dilma, é como manter o processo de crescimento com o cenário internacional adverso.

Apesar da cobiça do PMDB, a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho, deve ser mantida no posto.

EUA apontam para corrupção na gestão de Lula

Em telegrama secreto revelado pelo Wikileaks, a crítica é feita pelo próprio embaixador americano


O Estadão
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluirá seus oito anos no poder com uma gestão marcada pela corrupção entre seus "mais próximos aliados", com uma "praga" de compra de votos no PT e sem ter dado uma resposta ao crime no Brasil. Essa é a avaliação da diplomacia americana sobre a gestão de Lula e os principais elementos de seu governo, escancarando a avaliação do governo americano em relação a Lula.

Em um telegrama secreto revelado pela organização Wikileaks, a crítica é feita pelo próprio embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel.

"A principal preocupação popular - crime e segurança pública - não melhoraram durante sua administração (de Lula)", afirmou o telegrama enviado entre a embaixada americana em Brasília e o Departamento de Estado norte-americano.

O documento ainda cita os vários escândalos de corrupção durante a gestão de Lula. "A Administração Lula tem sido afetada por uma grave crise política", afirma o documento, indicando que "escândalos de compra de votos e tráfico de influência" se transformaram em "pragas para certos elementos do partido de Lula, o PT".

Sobel, porém, deixa claro que a "popularidade pessoal do presidente não sofreu, mesmo depois que muitos de seus associados mais próximos foram pegos em práticas de corrupção".

O telegrama faz parte de um relatório que a embaixada americana em Brasília enviou para Washington, com vistas a preparar uma visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A meta dos americanos no início de 2009 era o de se aproximar ao Brasil, propondo acordos de cooperação no setor militar e uma colaboração para garantir certa estabilidade na América Latina.

O documento ainda insinua que teria sido o Bolsa Família que o teria ajudado a se reeleger em 2006. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 2002 em grande parte diante da promessa de promover um agenda social ambiciosa, incluindo generosos pagamentos aos pobres. Diante da força da popularidade desses medidas, ele foi reeleito em 2006, ainda que um apoio diminuído da classe média", completou.

Gisele Bündchen troca de roupa em carro e é flagrada em momento indiscreto

Top fez ensaio em rua de St. Barts, no Caribe, e paparazzo a fotografou sem sutiã e tirando a calcinha dentro de uma van.


Grosby /Agência
A top brasileira Gisele Bündchen foi flagrada em momento indiscreto durante ensaio em St. Barts, no Caribe. Gisele trocou de roupa dentro de um carro e acabou sendo fotografada quase nua em uma rua da ilha paradisíaca, um dos destinos preferidos dos famosos para férias.


Gisele trocou de roupa diante da produção do ensaio. Na sequência de fotos, feitas no último dia 22, é possível ver a top com uma microcalcinha cor da pele, tirando a calcinha e também sem camisa.

Vale lembrar que, pelo quarto ano seguido, Gisele é a modelo mais bem paga do mundo. Segundo a revista "Forbes", a modelo faturou 25 milhões de dólares entre junho de 2009 e junho de 2010. Isso considerando que Gisele fez uma pausa na carreira quando engravidou de Benjamin.


Grosby /Agência

Pesquisa indica que parte dos eleitores já não lembra em quem votou nas eleições

Folha Poder

Uma pesquisa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revela que boa parte dos eleitores brasileiros já não se lembra mais em quem votou nas eleições deste ano.


Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual. Nesse caso, 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.

Em segundo lugar, o maior grau de esquecimento foi para os votos dados para deputado federal --21,7% não recordavam o voto. No caso de senador, eram 20,6% os entrevistados que não lembravam o candidato escolhido.

A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.

Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria --44,2%-- afirmou que já estava decidido pessoalmente. Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%.

Presidente do Corinthians se irrita e diz que todo mundo quer que Itaquerão dê errado

O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, se irritou nesta segunda-feira com os questionamentos sobre o projeto do estádio de Itaquera.


Vista aérea do projeto do estádio do Corinthians
Para alguns jornalistas, o dirigente ironizou quando perguntado sobre a nova arena.

"Não estão dizendo que está uma bosta? Então está uma bosta mesmo. Como todo mundo quer que dê errado, é isso, está uma merda", declarou.

Após o Morumbi ser vetado pela Fifa, o futuro estádio corintiano foi indicado para receber jogos da Copa.

O orçamento da arena corintiana girava em torno de R$ 400 milhões para 48 mil lugares. Com a ampliação para 65 mil, necessária para a realização da abertura, não há valor fechado, mas estimativa de R$ 600 milhões.

No plano inicial, com orçamento de R$ 400 milhões, a construtora Odebrecht bancaria a obra, mas o Corinthians teria de pagá-la depois com direitos ou dinheiro. O montante seria levantado com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Mas não foi divulgado de onde sairão outros R$ 200 milhões.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Terremoto no Ceará

Rolando na Rede


Depois dos terremotos ocorridos na Ásia, o Governo Brasileiro resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, que cobre todo o país.

O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país.

Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará.

Dizia a mensagem:

"Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7.

Epicentro a 3km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência."

Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

"Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas.

Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque houve um terremoto porreta por aqui."

Censo aponta 190,7 milhões de brasileiros em 2010

População cresceu 12% nos últimos dez anos, segundo o IBGE.
Número de mulheres aumentou para 97.342.162.

mapa censo
Somos 190.732.694 pessoas em todo o Brasil. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.


A Região Sudeste ainda é a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. São Paulo é o estado mais populoso, com 41.252.160 pessoas. Já Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Veja quadros no final desta reportagem com o número da população por estados e por municípios.

A população está mais feminina. São 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens. As mulheres superam em mais 3,9 milhões o número de homens. Existem 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP), com 82,2%. Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP), com 54,25%. G1 Brasil, aqui.

Globo confirma afastamento de Fábio Assunção de novela

Ator seria o vilão Léo de 'Insensato coração', trama que substitui 'Passione'.
Em outubro, Ana Paula Arósio também foi desligada do folhetim.

Fábio Assunção, Antonio Fagundes e Natália do Vale
Fábio Assunção foi afastado da novela "Insensato coração", que substituirá "Passione" no horário das 21h em janeiro de 2011 na TV Globo. O ator havia sido escalado para interpretar o vilão Léo na trama escrita pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Segundo a Central Globo de Comunicação, foi o próprio Assunção quem solicitou seu desligamento da trama. "Com o início da primeira semana de gravação em estúdio, o ator avaliou que, neste momento, não tem a disponibilidade necessária para cumprir a carga horária deste protagonista", diz o comunicado da emissora.

Durante toda a tarde desta segunda-feira (29) o diretor de núcleo Dennis Carvalho, os autores e o próprio Assunção estiveram reunidos no Projac para decidir qual seria a melhor solução para o caso. O comunicado da TV Globo informa ainda que a emissora "pretende contar com ele [Assunção] em outras produções e estuda quem vai substituí-lo".

O vilão de "Insensato coração" marcaria a volta de Assunção às novelas, após seu desligamento de "Negócio da China" (2008). Na época, o ator anunciou que pretendia se tratar de uma dependência química.

O ator paulista de 39 anos estreou em novelas em 1990, com "Meu bem, meu mal". Assunção fez outros papéis de destaque como o vilão Renato Mendes de "Celebridade" (2003), o playboy Marcelo de "Por amor" (1997), e o mocinho Inácio da trama de época "Força de um desejo" (2000).

Recentemente, Assunção fez participações especiais nas séries "Clandestinos - o sonho começou", "S.O.S. Emergência" e protagonizou com Adriana Esteves a minissérie "Dalva e Herivelto".

Governo negocia compra de novo avião presidencial



Sem alarde para evitar a repetição da polêmica que envolveu a compra do Aerolula, o governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores.

O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus --um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais.

O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. Assim, juntou-se a fome com a vontade de comer, e a nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real.

A FAB (Força Aérea Brasileira) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira. No fim da década, os militares estimam ter 150 caças, e reabastecimento é vital dadas as distâncias do país.

Como no caso dos Sucatões, o novo avião poderia cumprir a tarefa de reabastecimento e ser o aparelho de transporte intercontinental dos presidentes. Para viagens internas, o governo já usa dois Embraer-190.

Nova suspeita de corrupção na Fifa inclui Ricardo Teixeira, diz jornal suíço

Folha Esporte

Três dias antes do anúncio das sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022, novas acusações de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa foram feitas nesta segunda-feira pela imprensa da Suíça, país em que a entidade está sediada.

Segundo o jornal "Tages-Anzeiger", Teixeira, o presidente da CAF (Confederação Africana de Futebol), Issa Hayatou, e o presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o paraguaio Nicolás Leoz, estiveram vinculados a uma lista secreta de pagamentos após a falência de uma empresa associada à Fifa.



Há quase uma década, em 2001, a agência de marketing ISMM/ISL faliu em meio a uma polêmica sobre acusações de que subornos foram pagos na atribuição de contratos de televisão.

Neste caso, um tribunal do cantão suíço de Zug impôs multas a três executivos da ISMM/ISL em 2008 por fraude e crimes contábeis.

Leoz já figurava na lista como receptor de pagamentos suspeitos da agência de marketing, além de outras empresas com sedes em paraísos fiscais, segundo os dados apresentados pela Procuradoria suíça em 2005.

Teixeira, Leoz e Hayatou integram o grupo de 22 dirigentes do Comitê Executivo da Fifa que escolherão na próxima quinta-feira as sedes dos Mundiais de 2018 e de 2022.

As acusações do "Tages-Anzeiger" se somam, entre outras, às denúncias que deixaram o taitiano Reynald Temarii e o nigeriano Amos Adamu de fora da votação do dia 2 de dezembro.

Inglaterra, Rússia e as candidaturas conjuntas Espanha-Portugal e Holanda-Bélgica disputam a organização da Copa de 2018, enquanto Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Qatar desejam organizar o Mundial de 2022.

Presidente venezuelano chama desabrigados para palácio presidencial

Folha Mundo

Hugo Chávez chama desabrigados para palácio presidencial
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, convidou 25 famílias desabrigadas nas recentes chuvas torrenciais no país para ficarem temporariamente no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

Mais de dez pessoas morreram e milhares foram obrigadas a deixar suas casas depois de semanas de fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos.

Chávez, que é criticado por não fornecer mais moradias durante seus 11 anos no governo, mas atribui o problema aos governos anteriores, disse que abriria o espaçoso palácio no centro de Caracas para algumas vítimas.

Funcionários do setor de segurança cederiam parte de suas dependências e ele ofereceria também um de seus escritórios, disse Chávez na noite de domingo (28).

"Os funcionários da segurança têm uma cozinha enorme que poderia ser usada por cerca de 20 famílias", disse Chávez na televisão estatal.

"Eu tenho três escritórios, o segundo pode ser transformado em três pequenos apartamentos. Eles vão começar a se mudar para lá", acrescentou o presidente.

Seguindo o exemplo do presidente, autoridades da Assembleia Nacional disseram que o espaço do Parlamento também poderia ser usado temporariamente como abrigo pelas vítimas das chuvas.

Simpatizantes elogiam Chávez como o primeiro líder da Venezuela a se importar com os pobres. Mas os críticos dizem que ele é um populista buscando votos com medidas propagandísticas que não abordam os verdadeiros problemas do país.

Wikileaks: Brasil prende terroristas em segredo

De acordo com documentos confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, governo brasileiro é relutante em assumir ações antiterror

Documento revelados pela Wikileaks nesta segunda-feira (29) - como parte do vazamento de telegramas confidenciais das embaixadas americanas -, afirmaram que o governo brasileiro, embora seja relutante em assumir essa posição, trabalha em parceria com os Estados Unidos para prender terroristas no país. Segundo as informações, a Polícia Federal, a Receita Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) trocam informações com agências americanas.

“O governo brasileiro é um parceiro no combate ao terrorismo e atividades relacionados com o terrorismo. No entanto, os níveis mais altos do governo brasileiro, particularmente o Ministério das Relações Exteriores, são extremamente sensíveis a quaisquer afirmações públicas de que há terroristas no Brasil”, afirma um telegrama secreto enviado da embaixada americana em Brasília no dia 8 de janeiro de 2008.

De acordo com o telegrama, “nos últimos anos, a Polícia Federal prendeu vários indivíduos suspeitos de financiar terrorismo”, mas essas prisões foram feitas com acusações envolvendo drogas e problemas alfandegários. O documento também afirma que o Brasil participa "relutantemente" de reuniões anuais com EUA sobre a segurança na fronteira com a Argentina e o Paraguai.

O telegrama cita dois exemplos. Em 2007, a PF teria prendido um sunita suspeito de envolvimento com terrorismo em Santa Catarina sob acusação de entrar no país sem declarar fundos. A operação Byblos, que no mesmo ano desarticulou uma quadrilha que falsificava documentos de nacionalidade brasileira para cidadãos árabes, também é citada como exemplo de combate ao terrorismo.

Em um telegrama mais recente, de 31 dezembro de 2009, uma diplomata cita como exemplo do trabalho brasileiro contra o terrorismo a prisão de um integrante da Al Qaeda em São Paulo. O libanês “Senhor K.” foi detido sob acusação de racismo em uma investigação sobre células nazistas, mas segundo o documento da embaixada americana, ele coordenava uma célula de comunicação e recrutamento da Al Qaeda em São Paulo.

Um outro documento, de 5 de maio de 2005, fala de um almoço entre o general Jorge Armando Félix, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e o então embaixador americano John Danilovich, que ficou no cargo até 2006. Felix teria dito que era importante que as operações fossem “devidamente embalados de forma a não refletir negativamente na orgulhosa e bem-sucedida comunidade árabe no Brasil”.

A WikiLeaks obteve 1.948 documentos, dos quais apenas seis já foram divulgados. Segundo o site da organização, os telegramas mostram “como os diplomatas americanos realmente veem o Brasil” e “como a embaixada faz lobby pelos interesses dos EUA, desde petróleo até a venda de equipamentos militares”.

Tropa de Elite 3

A tal “guerra do Rio” parece um grande filme B. Tudo nela é precário e mal-acabado.

Dos atentados nas ruas às reações das autoridades, nada é o que parece ser. E o noticiário costura a coisa toda produzindo a antológica novela mexicana do Capitão Nascimento.

Mocinhos e bandidos revezam-se nas trapalhadas. A ofensiva do crime, como é a tradição carioca, se dá através de um arrastão de pés-rapados ensaiando maldades desconexas.

Uma tosca epidemia de garrafas pet cheias de gasolina nas mãos de moleques imberbes – como aquele que, alguns anos atrás, fugiu apavorado quando a juíza Denise Frossard gritou com ele no meio da rua. Essa é a ponta-de-lança do “crime organizado”.

Uma horda de traficantes indolentes, chateados com a perda de algumas bocas de fumo, simulam uma escalada terrorista – que mataria a al-Qaeda de vergonha. Espalham boatos arrepiantes, prometem um Sábado Negro – que amanhece ensolarado e com as praias lotadas.

O pessoal só vai embora da praia para não perder a guerra na TV.

A polícia, mais antiga e leal sócia do tráfico, cumpre como pode a missão heróica de um secretário de segurança obstinado – forte candidato a Don Quixote. A população aplaude a bravura da ocupação dos morros, enquanto passa a ser barbarizada no asfalto.

Na bagunça de causas e conseqüências trôpegas, a promiscuidade entre o bem e o mal está salva. Nessa, ninguém toca.

Como sempre, para ilustrar a inconsistência e a balela das ações públicas, nada melhor do que um discurso do ministro Nelson Jobim.

A formidável indústria marginal de drogas e armas baseada no Rio de Janeiro é um dos grandes flagelos nacionais. Prospera à base de um mercado economicamente poderoso e altos teores de corrupção do Estado. Um problema que precisará de décadas para ser confrontado – numa hipótese otimista.

Mas o direito a esse otimismo dependeria de medidas federais contundentes, desde reformas institucionais das forças de segurança até políticas de controle da natalidade (tema proibido no Brasil).

É aí que surge, nesse “Tropa de Elite” de camelô, a figura infalível de Nelson Jobim – o explicador de tragédias, o mago do caos aéreo, o providencial. Jobim, o homem de Lula (e pelo visto de Dilma) para a guerra do Rio, declarou:

“Cabe ao governo estadual definir as áreas estratégicas e receber o apoio que julgar necessário. E depois cabe à Polícia Federal e etc fazer as definições táticas. Fica claro que estamos numa mudança de paradigma”.

Ficou claro? Teremos definições táticas a cargo da Polícia Federal e etc. Não se sabe bem qual o poder de fogo do etc, mas deve ser grande.

E o principal: no meio de uma grave crise de segurança, o ministro da Defesa assegura que estamos mudando o paradigma. Os criminosos devem estar apavorados com essa perspectiva.

Não poderia haver texto mais perfeito para esse filme B. Ajeite-se na poltrona, escolha o seu paradigma no controle remoto e divirta-se. A tragicomédia vai continuar.
 
Por Guilherme Fiuza

SS e Ongoing

Desembarca amanhã no Brasil, vindo de Lisboa, o espanhol Rafael Mora, presidente no Brasil do Ongoing e braço-direito de Nuno Vasconcellos, o controlador do grupo português. Vem com uma missão específica: comprar o SBT. Mora tem reunião marcada amanhã mesmo com Silvio Santos em São Paulo. A sede de aquisição é grande. E o momento não poderia ser melhor.

Pode se dizer tudo do Ongoing — e diz-se muito — menos que o grupo não seja ousado, ambicioso e que o governo não seja simpático às suas investidas.

Desde que aportou aqui há trezes meses, lançou (através da Ejesa) o jornal Brasil Econômico, comprou o grupo carioca O Dia (que edita o jornal do mesmo nome e os diários Meia Hora, focado na classe D, e o esportivo O Campeão, que mudou seu nome para MarcaBr) e lançou vários de seus títulos em São Paulo.

Planeja ainda lançar um jornal em Brasília nos próximos meses. Mais: já criou a Oncasas Engenharia, seu braço na construção civil, para abrigar-se no programa governamental Minha Casa Minha Vida. E quer entrar em áreas de telecomunicação

BBB11: Globo manda Boninho para o paredão

Emissora desmente diretor e diz que violência não será permitida na edição de 2011


Depois de Boninho, diretor do Big Brother Brasil, ouriçar o público no Twitter anunciando (e apagando depois da repercussão) que a edição de 2011 permitiria violência física, e que a bebedeira dos participantes rolaria solta, a Rede Globo emitiu nota oficial em que alega justo o contrário do que foi anunciado.

Segundo a assessoria da emissora, as agressões físicas, como em todas as edições anteriores, renderão expulsão imediata. Sobre a bebedeira, nada foi pronunciado.

Desautorizado publicamente, Boninho, que não é dado à simpatia e aos bons modos, voltou atrás, desautorizou jornalistas que reproduziram o conteúdo dos seus posts e fez média com a emissora, dizendo que a exibição do reality show será livre para quase todos os públicos, com classificação indicativa de 12 anos. Em resumo, voltou do paredão, mas a julgar pela reação imediata da emissora, com o índice de rejeição nas alturas.

Presidente sul-coreano promete reação à Coreia do Norte

Segundo ele, país vizinho vai "pagar o preço" pelos seus disparos de artilharia


 
O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, prometeu nesta segunda-feira que Pyongyang vai "pagar o preço" pelos recentes disparos de artilharia, que chamou de "crimes desumanos", ao mesmo tempo em que se declarou cético sobre um possível fim do programa nuclear da Coreia do Norte. Lee Myung-Bak é muito criticado pela imprensa e por políticos da oposição pela resposta militar tímida de Seul frente ao bombardeio de terça-feira passada, quando a Coreia do Norte disparou 170 peças de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong: 90 caíram no mar e 80 na ilha, matando quatro pessoas.


"Não posso deixar de expressar minha indignação diante da brutalidade do regime do Norte, disse, em discurso exibido pela televisão. "Agora, nosso povo sabe que qualquer tolerância ou paciência adicional só levará a maiores provocações", completou.

Ele preferiu, contudo, não comentar a proposta da China de organizar uma reunião urgente sobre a crise na península coreana. Pequim propôs um encontro o mais rápido possível dos seis países envolvidos nas negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Para analistas, o fato de Lee Myung-Bak não ter mencionado a proposta chinesa no discurso solene de sete minutos significa que rejeita a oferta.
 
Norte - Já Pyongyang voltou a repetir que as manobras aeronavais conjuntas efetuadas desde domingo por Estados Unidos e Coreia do Sul no Mar Amarelo são provocativas e deixam a região "à beira da guerra". "Essas manobras são outra grave provocação militar contra nós da parte dos Estados Unidos e de nossos inimigos sul-coreanos", afirma um comunicado da agência oficial norte-coreana KCNA.

"É criminoso que Coreia do Sul e Estados Unidos organizem exercícios militares em grande escala nesta área crítica, que podem levar a situação a um ponto explosivo", completa o texto. "O Mar Amarelo se encontra à beira da guerra em consequência das provocações militares."

Apesar da crise e do clima tenso na região, o dirigente norte-coreano Kim Jong-Il e seu filho mais novo, e provável sucessor, Kim Jong-Un, compareceram a um concerto da orquestra estatal da Coreia do Norte, que também teve as presenças de militares e altos funcionários do Partido Comunista.

Na Rocinha, bandidos se preparam para enfrentar a polícia

Traficantes do Alemão estariam se refugiando na favela, segundo jornal


Os traficantes da favela da Rocinha estariam se preparando para uma iminente batalha contra a polícia. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal O Globo, o setor de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio investiga denúncias de moradores da favela, que disseram que os bandidos estariam montando trincheiras e barricadas em diversos pontos da Rocinha, preparando-se para a invasão policial. Os traficantes também estariam de posse de bananas de dinamite roubadas da empresa Dinacon Indústria e Comércio, com sede no Rio Grande do Sul.

Na noite de domingo, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, aproveitou a entrevista coletiva concedida no domingo para mandar um recado aos criminosos que atuam em áreas que ainda não foram ocupadas pela polícia: “Vamos chegar à Rocinha e ao Vidigal”. A frase foi um aviso aos traficantes da facção que rivaliza com o Comando Vermelho – derrotado na invasão do Complexo do Alemão - em tamanho, poder de fogo e crueldade, os Amigos dos Amigos.

Ainda segundo o jornal, os moradores da Rocinha informaram às autoridades que vários criminosos fugidos do Alemão, ocupado no domingo pelas forças de segurança, estão escondidos na favela. Policiais disfarçados já estão há quatro dias no morro para investigar as denúncias. Um dos principais acessos à favela, a Travessa do Valão está bloqueada por uma barricada de mais de um metro, formada por grades de ferro, galões de gasolina e blocos de cimento.

INSS pagava benefícios a 33 mil mortos, aponta relatório do TCU

Quase sempre em falta com os vivos, a máquina pública tem sido generosa com a população dos cemitérios, revelam auditorias sobre pagamentos do governo. Por falta de controle sobre seus desembolsos, o Brasil distribui fortunas para pessoas que já morreram. Além de remédios do programa Farmácia Popular, aposentadorias e pensões, noticiados recentemente pelo GLOBO, os falecidos recebem repasses do Bolsa Família, financiamentos para a agricultura familiar, toda sorte de benefícios previdenciários e ocupam até leitos de UTI do Sistema Único de Saúde.

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovado no ano passado, mostra que 33,1 mil benefícios previdenciários estavam sendo pagos a mortos, sob as vistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Um prejuízo mensal de R$ 15,6 milhões, que já estava acumulado em R$ 242,1 milhões. Outro 1,029 milhão de auxílios foi interrompido tardiamente, muito após o óbito. Considerando todos os casos, o rombo chega a R$ 1,9 bilhão.

Para chegar aos números, os auditores cruzaram informações do pagamento de benefícios com o Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), usado pela Previdência e alimentado pelos cartórios, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita e o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, no qual são lançadas as declarações de óbito emitidas pelos médicos do país.

Segundo o TCU, não há integração entre o SIM e o Sisobi. Não por acaso, concluiu-se que 1,3 milhão de pessoas incluídas no primeiro estavam fora do segundo. Em muitos casos, a mesma pessoa estava registrada em ambos com informações diferentes, como a data do falecimento. Soma-se a isso a inércia para reaver o dinheiro. "A equipe de auditoria constatou a ausência de sistemática de recuperação dos valores creditados indevidamente", diz o relatório sobre o INSS, citando beneficiário que faleceu em 1985, mas, 20 anos depois, continuava com crédito de R$ 357 mil.

Não raro, parentes ou pessoas próximas se apropriam do cartão do benefício, que pode ser pago em conta conjunta. Ou o dinheiro fica parado na conta do morto, sem que o banco tome providências. Após 60 dias sem saques, é obrigação dos bancos devolver o dinheiro ao Tesouro, o que não é feito por falta de acompanhamento das movimentações ou porque, segundo eles, o sigilo financeiro não permite.

Sangria anual chegava a R$ 700 milhões

Em outra auditoria, aprovada ano passado, o tribunal informa que 5% dos benefícios de prestação continuada da Assistência Social, pagos a idosos e deficientes de baixa renda pelo INSS, foram interrompidos depois que se constatou que o recebedor estava morto. O percentual é dez vezes superior ao registrado em países como a Inglaterra. A estimativa é que a sangria anual chegava a R$ 700 milhões.

Após pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o TCU detectou repasses do Bolsa Família a 3,7 mil mortos num único mês (fevereiro de 2008), o que totalizou R$ 210,7 mil. O banco de dados mantinha como ativas 299 mil pessoas com registro de óbito, aptas a receber vários tipos de benefício, não só o Bolsa Família. Delas, 18 mil pertenciam a famílias com um único integrante - em outras palavras, que não existiam mais. Os 3,7 mil estavam no grupo.

Os benefícios indevidos também alcançam papéis do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). O sistema de financiamento rural passou por uma peneira da Controladoria Geral da União (CGU), no fim de 2009, que constatou que os titulares de 1.539 Documentos de Aptidão ao Pronaf (DAPs), necessários à liberação dos empréstimos, não estavam mais vivos, segundo o Sisobi.

O TCU constatou ainda que três hospitais de Petrópolis continuaram cobrando pela internação em UTI de dez pacientes sepultados. Já no cemitério, um deles foi "tratado" por 13 meses às custas da prefeitura, gestora local dos recursos do SUS.

A omissão é um dos motivos de falhas no Sisobi e prejuízos à Previdência. O TCU constatou que, de janeiro de 2003 a abril de 2008, os cartórios deixaram de informar 47 mil mortes, descumprindo a lei 8.212, de 1991.

A culpa é do governo

'Ao ouvir falar em reformas, todos os políticos concordam, só que ninguém faz nada. Nem nós, acostumados a isso. Somos muito ordeiros'


João Ubaldo Ribeiro - O Estado de S.Paulo

A gente se acostuma a tudo. Os biólogos dizem que a repetição do estímulo inibe a resposta. Provocar continuadamente uma reação no organismo ou na mente acaba não surtindo mais efeito. Pode-se fazer uma analogia com a nossa desaparecida indignação, que, de tão cutucada, já não se manifesta e, em alguns de nós, parece ter-se convertido em resignação e cinismo amargo. É isso mesmo, os políticos são ladrões, os administradores são incompetentes, os serviços públicos são abomináveis, a educação é um desastre, a saúde é uma calamidade e a insegurança é geral - acabou-se, nada a fazer, o Brasil é assim mesmo.

É triste ver a amada cidade do Rio de Janeiro, orgulho de todos nós, transfigurada numa Bagdá à beira-mar, carros blindados conduzindo tropas de assalto e armamento pesado, soldados de fuzil em punho se esgueirando em ruelas, como víamos somente em filmes de guerra. Entre metralhadoras, granadas, carros e ônibus em chamas, repórteres usando coletes à prova de balas e gente espavorida, é como assistir à cobertura da Guerra do Golfo. Isto é, enquanto uma bala não estilhaçar o televisor, caso em que teremos também recebido, como tantos outros concidadãos, nosso batismo de fogo.

As causas para essa situação são conhecidas e vão desde desigualdades socioeconômicas a uma abordagem ultrapassada da questão das drogas ilegais. Ou seja, problemas que poderiam não mais existir ou ter sido muito minorados, se nossos governantes tivessem, desde sempre, formulado e posto em prática com seriedade políticas públicas integradas e subordinadas a um planejamento racional, de metas claramente definidas. Ou que, pelo menos, encetassem algumas das reformas de que todos sabem que precisamos. Ao ouvir falar em reformas, o governante costuma assentir, com ares graves de quem concorda. Todos concordam, só que ninguém faz nada. Nem nós, que já nos acostumamos a isso e logo nos acostumaremos também a ver tanques de guerra se abastecendo no posto da esquina. Nós somos um povo muito ordeiro.

WikiLeaks revela o que os EUA pensam dos líderes mundiais; veja

Os diplomatas são conhecidos pelo tom politicamente correto de suas declarações públicas, mas documentos secretos americanos divulgados neste domingo pelo site WikiLeaks revelam o que os funcionários de Washington pensaram a portas fechadas.


Os documentos diplomáticos secretos divulgados pelo WikiLeaks a vários jornais do mundo revelam descrições pouco amistosas de líderes mundiais.

*


Presidente da Argentina, Cristina Kirchner


O Departamento de Estado americano pediu à embaixada em Buenos Aires informações sobre "o estado de saúde mental" da presidente, segundo um dos documentos vazados, informa o jornal espanhol "El País".


*
Presidente da Venezuela, Hugo Chávez

Um vice-secretário americano, Philip Gordon, conta uma conversa que teve com um conselheiro do presidente francês, Jean-David Lévitte, na qual foi dito que Chávez está "louco" e que até mesmo o Brasil não podia apoiá-lo. Outro documento mostra que a diplomacia americana trabalhou para isolar o presidente venezuelano.

*

Primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi

Um importante diplomata o descreve como "irresponsável, vão e pouco eficaz como líder europeu moderno". Outro documento o descreve como "frágil física e politicamente", que não descansa apropriadamente por causa das festas que dá até altas horas da madrugada.

*

Presidente afegão, Hamid Karzai

Um documento o descreve como "extremadamente frágil" e passível de acreditar em teorias conspiratórias. Karzai mantém uma relação difícil com o presidente americano, Barack Obama.


*
Líder líbio, Muammar Gaddafi

Um texto diz que Gaddafi é "quase obsessivamente dependente de um pequeno núcleo de funcionários de confiança" e aparentemente não pode viajar se não estiver acompanhado de uma "voluptuosa" enfermeira ucraniana.

Acredita-se que Gaddafi tenha medo de voar sobre o mar e de pernoitar em andares altos de edifícios.
 
 
*
 
Presidente russo, Dimitri Medvedev

Apesar de ser oficialmente o chefe de Estado e chefiar o primeiro-ministro, Vladimir Putin, a embaixada americana em Moscou diz que Medvedev "é o Robin do Batman, Putin".

 
*
 
Presidente francês, Nicolas Sarkozy

A embaixada dos Estados Unidos em Paris acredita que o presidente é "suscetível e autoritário", destacando suas críticas a colaboradores.



*
 
Chanceler alemã, Angela Merkel

Um documento a considera "contrária à tomada de riscos e raramente criativa". Seu ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, teria uma "personalidade exuberante", mas pouco conhecimento de política externa.

Morre o ator canadense Leslie Nielsen

Ator fez filmes de comédia como 'Corra que a polícia vem aí'.
Nielsen morreu devido a complicações de uma pneumonia.

Em cena de 'Corra que a polícia em aí', em 1988, Leslie Nielsen contracena com Jeannette Charles
 
O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia.

Segundo um comunicado emitido por seu agente, John Kelly, o artista morreu em um hospital local por causa de complicações derivadas de uma pneumonia.

Trem carregado de milho descarrila e invade sacada de casa em Minas

Segundo bombeiros, vagão atingiram muro de uma casa e fachada de outra.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Um trem carregado de milho se envolveu em um acidente neste domingo (28), em Carmo do Cajuru, na região centro-oeste de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no acidente, que aconteceu no centro da cidade, o muro de uma casa, a fachada de outra e um veículo foram atingidos. Apesar do susto não houve vítimas, segundo a corporação.


Vagão carregado de milho invadiu sacada de uma casa

domingo, 28 de novembro de 2010

'Zeu, cadê o machão?', vaiam moradores do Alemão

Ele foi apresentado no 16º BPM (Olaria) à população.

Criminoso participou da morte do jornalista Tim Lopes.

Assassino de Tim Lopes não estava armado no momento da prisão
Pouco depois de ser apresentado no 16º BPM (Olaria), por volta das 16h30 deste domingo (28), o traficante Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu, foi vaiado pela população. Em coro, moradores do Alemão diziam: "Zeu, cadê o machão?".

O traficante é um dos homens condenados por participar da morte do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, e foi preso nesta tarde na localidade conhecida como Coqueiral, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Zeu, era foragido da Justiça e não estava armado.

Traficante foge como mata-mosquito, mas é preso na casa da tia

Criminoso escapou do cerco, mas denúncia anônima levou polícia até ele.
Quando foi preso, estava dormindo.

Mata-mosquito

O traficante Vitor Roberto da Silva Leite, de 27 anos, conhecido como Vitinho, conseguiu fugir do Complexo do Alemão vestido de mata-mosquito, os agentes de saúde que combatem a dengue, na manhã deste domingo (28), mas acabou sendo preso nesta tarde na casa da tia após a polícia receber uma denúncia anônima. Vitinho é acusado de tráfico e homicídio.

Nesta tarde, uma denúncia anônima levou a polícia até a casa da tia de Vitinho, na Favela da Chatuba, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Quando foi preso, Vitinho estava dormindo.

Em seguida, ele foi levado para o 16º Batalhão de Polícia Militar, em Olaria. Apresentado para a imprensa, ele disse que era inocente. "Não tenho nada a ver com isso", afirmou, em relação às acusações de tráfico e homicídio.