sábado, 30 de abril de 2011

Vulcão ativo desde 1999 está em erupção no Equador

Vulcão Tungurahua está localizado em Cotalo, a 136 kms de Quito.
Nuvem de fumaça é vista de longe pelos moradores no Equador.

equador (Foto: Dolores Ochoa/AP)

Durval Barbosa, além de ladrão é pedófilo


Personagem capital do mensalão de Brasília, atuando como operador e delator da lama local, Durval Barbosa está no centro de outro processo cabeludo que corre em segredo de Justiça. Barbosa foi indiciado na semana passada em uma ação em que é acusado de pedofilia contra os próprios filhos — uma menina de 7 anos e um menino de 4. Também na semana passada, Durval Barbosa foi proibido pela delegada que investiga o caso de se aproximar das duas crianças. Sua prisão deve ser pedida pela promotoria nos próximos dias. Os laudos do processo são de arrepiar.

Será que 80% deste povo ( foto) aprova os 8 anos do Lula/PT?

Saguão insuportavelmente lotado no aeroporto de Cumbica
O governo anunciou com toda a pompa a concessão de aeroportos como forma de rebater as críticas recebidas. Mas é tentativa vã lutar contra os fatos: o Executivo sentou em cima da solução. Em outubro de 2008, uma resolução do Conselho Nacional de Desestatização assinada por Miguel Jorge recomendou a Lula a desestatização dos aeroportos do Galeão e de Viracopos. Outra resolução cravava que a iniciativa privada construísse um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo. Justamente o que se fará agora. Mas o lobby da CUT, dos funcionários da Infraero e a demagogia eleitoreira barraram as propostas, que eram defendidas por Dilma Rousseff.

O bullying do Senado

Ruth de Aquino

Somos vítimas de bullying político, moral e cívico. E nada fazemos. O país parece anestesiado pela overdose real de William e Kate naquela ilha ao norte do Equador. Ao sul, em nossa república tropicalista, assistimos passivamente a uma das cerimônias mais vergonhosas do Senado. Renan Calheiros acaba de entrar para a Comissão de Ética. Roberto Requião arranca gravador de repórter para apagar sua própria entrevista. Tudo com o beneplácito do padrinho-mor José Sarney.

Tapa na cara, bofetada na nação, cinismo institucional. Assim cientistas políticos e especialistas em ética classificaram as últimas ações do Senado. Roberto Romano, da Unicamp, declarou: “Se o Senado fechar amanhã, ninguém vai sentir falta, salvo os lobistas e os políticos que querem atingir o Tesouro Nacional por meio da troca de favores”. Claudio Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil, foi além: “O Senado não precisa existir, não tem função. Não há nada que ele faça que a Câmara não possa fazer. Pode desaparecer sem prejuízo e seria até mais barato”.

Essas reações podem parecer destemperadas numa democracia que atribui seu equilíbrio à existência de duas Casas: a Câmara e o Senado. Mas respeito e credibilidade não são automáticos. Oito senadores indicados para a Comissão de Ética respondem a inquéritos ou processos no Supremo Tribunal Federal. A missão desse grupo “seleto” é vigiar e garantir o decoro dos 81 senadores. No novo conselho, muitos são amigos íntimos, alguns conterrâneos, do maranhense Sarney. O próprio Sarney esteve envolvido em 11 processos no ano passado – mas foi entronizado como “homem não comum” pelo ex-presidente Lula.

O presidente da Comissão de Ética, João Alberto, do PMDB, governou o Maranhão em 1990. Nesse ano, uma lei estadual doou um prédio histórico à família Sarney. Quem é João Alberto para ser o guardião do decoro do Senado? Quais são suas credenciais para o país acreditar em seu slogan “Vamos cortar na nossa própria carne”? Nas três vezes em que ocupou o mesmo cargo, João Alberto engavetou todos os processos abertos na Comissão de Ética. No Brasil de hoje, “formação de quadrilha” deixou de ser acusação.

Mais escandaloso é o resgate do líder do PMDB, o alagoano Renan Calheiros. O conselho aprovou em 2007 sua cassação, rejeitada pelo plenário. Calheiros enfrentou denúncias de quebra de decoro, corrupção, desvio de dinheiro público, sonegação de bens, uso de laranjas. Renunciou à presidência do Senado e foi absolvido pelos pares.

Super-Homem renuncia à cidadania americana em quadrinho

O herói dos quadrinhos Super-Homem disse que iria renunciar à cidadania americana na edição 900 da revista "Action Comics".

"Eu pretendo falar na ONU e informá-los que eu estou renunciando minha cidadania americana. Eu estou cansado que minhas ações sejam sempre interpretadas como parte da política americana. Pois, a verdade, a justiça e o 'jeito americano'... não são mais suficientes", diz.

Segundo o site The Huffington Post, o herói quer trabalhar em uma escala internacional. A mudança acontece depois que o Super-Homem vai para o Irã, para ajudar as pessoas envolvidas nos protestos contra Ahmadinejad, o que leva o presidente a achar que os Estados Unidos estavam declarando uma guerra contra o país.

Desde que foi criado, em 1938, o Super-Homem era uma representação daquilo que os Estados Unidos pensava.


A edição 900 da revista "Action Comics"

Diretório Nacional do PT aprova refiliação de Delúbio

Por 60 votos favoráveis, 15 contra e duas abstenções o Diretório Nacional do PT aprovou na noite desta sexta-feira refiliação do ex-secretário de finanças Delúbio Soares. Ele havia sido expulso do partido há cerca de 5 anos e meio, no auge do escândalo do mensalão.


Consciente da "cagada" que estão fazendo, Marta Suplicy fez o seguinte comentário:

"Vamos votar logo a volta de Delúbio ao partido que com o casamento real, amanhã o assunto só renderá notinhas nos jornais."

Rádios transmitem por engano discurso antigo de Dilma

Fala reproduzida foi sobre volta às aulas e não sobre Dia do Trabalho. Assessoria da Presidência afirmou que houve ‘erro técnico’.

Emissoras de rádio de todo o país transmitiram na noite desta sexta-feira (29) um pronunciamento antigo da presidente Dilma Rousseff, de 10 de fevereiro, sobre a volta às aulas, em vez de reproduzir a fala dela sobre o 1º de Maio, Dia do Trabalho, exibida nas TVs.

A assessoria da Presidência informou que a troca ocorreu por um “erro técnico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)”, estatal responsável pela transmissão em cadeia nacional do pronunciamento.

De acordo com a assessoria, a responsabilidade pelo engano está sendo apurada e que a Rádio Nacional transmitiria o pronunciamento correto às 21h30.

O Planalto vai ainda se mobilizar em busca de uma “rede voluntária” para reproduzir, na noite deste sábado (30), a fala de Dilma sobre o Dia do Trabalho.

Nas TVs, foi veiculado o pronunciamento previsto, em que Dilma promete “jogar duro contra a inflação” e anuncia o programa “Brasil sem Miséria”.

A fala de Dilma transmitida nas rádios nacionais foca em educação e no início do ano letivo.

“Nossos jovens estão de volta às aulas. A abertura do ano escolar é sempre uma festa de alegria, de fé e de esperança. É com esse sentimento que saúdo os estudantes, seus pais e, muito especialmente, todos os professores brasileiros”, disse Dilma no pronunciamento de fevereiro e que foi repetido por erro nesta sexta.
 
É meu povo, na verdade estamos mesmo é "fodidos"!!!

Notícias do Vale



Justiça determina apreensão de máquinas por falta de pagamento em Caçapava
Por falta de pagamento, a Justiça determinou a retomada de 11 máquinas de uma fábrica de peças de avião em Caçapava. O sindicato teme que o desfalque na produção possa causar demissões.

Os caminhões foram ao local para levar 11 máquinas em operação na fábrica, fornecedora de peças para a Embraer. Depois que o Oficial de Justiça chegou para cumprir o mandado de busca e apreensão, os funcionários do turno da manhã pararam as atividades, e fizeram uma assembleia na porta da empresa.



De acordo com o sindicato, a empresa já vem passando por dificuldades e no ano passado demitiu 40 funcionários e ainda não pagou as verbas rescisórias de todos. Como os donos das máquinas não receberam por elas, entraram na Justiça.

A preocupação é com fechamento os postos de trabalho. Segundo o diretor do sindicato, se as máquinas saírem da fábrica 50 trabalhadores serão demitidos. ”Vamos tentar, de todas as formas, garantir a manutenção das máquinas. Depois que essas máquinas saírem daqui, acho que dificilmente retornarão pra empresa,” conta o diretor do sindicato Edmir Marcolino da Silva.

O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, Marcelo Menezes, entrou na fábrica para conversar com o Oficial de Justiça e com a advogada da empresa. Ela não quis gravar entrevista. Já ele disse que a situação é preocupante. “Estamos solicitando que haja uma constatação do que efetivamente está acontecendo, para que a gente consiga garantir os direitos dos trabalhadores.”

As máquinas não foram retiradas. O diretor da Graúna informou que conseguiu reabrir a negociação com os credores. Disse ainda que não vai haver demissões. A Embraer comunicou que os problemas na fornecedora não atrapalharam a produção da empresa.


Trabalhadores seriam mantidos em condições desumanas em São José

Construtora
O Ministério do Trabalho impôs que a Construtora Trisul oferecesse melhores condições a 24 trabalhadores de uma obra que a empresa toca na rua Bento Pinto da Cunha, no Jardim Ismênia, zona Leste de São José dos Campos.

Os trabalhadores vieram do Ceará e da Baixada Santista. Todos estavam alojados no andar superior de uma distribuidora de água, na avenida Barbacena, também no Jardim Ismênia. Dormiam em beliches feitas de madeira compensada fina, todos utilizavam um único banheiro e na cozinha pequena, não havia condições de higiene.

O varal de roupa ficava dentro do próprio alojamento, em um cômodo ao lado do quarto.
 
 
Embraer está de olho em empresas norte-americanas



Embraer
A Embraer, de São José, quer se tornar fornecedora do mercado de defesa dos Estados Unidos, o maior e mais lucrativo do mundo, e para isso pode adquirir empresas norte-americanas para facilitar negociações com o governo.

Segundo Frederico Curado, diretor-presidente da companhia, adquirir empresas norte-americanas é uma das alternativas para participar de processos de compra de produtos de defesa, que são rígidos e exigem produção no país.

A intenção da companhia é aumentar a receita da Embraer Defesa e Segurança, braço da fabricante de jatos recém-criado para desenvolver produtos voltados às Forças Armadas do Brasil, com possibilidade de exportação.

“Se isso ajudar, (faremos a aquisição) sem dúvida. Estamos nos Estados Unidos desde 1979 e inauguramos nossa fábrica na Flórida em fevereiro (deste ano). Até o fim de 2011, os primeiros aviões estarão sendo entregues a partir de lá. Então, não temos nenhum problema de investir no país”, afirmou Curado, durante evento realizado no Rio de Janeiro.
 
 
Festa de Quiririm ganha fim de semana a mais

Começou ontem a 22ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm, que este ano acontece em dois finais de semana e espera receber mais de 400 mil pessoas em todos os dias do evento.

A festa, que já virou uma tradição na cidade e atrai pessoas de diversas regiões, chegou com várias novidades nesta edição.

Entre elas estão a instalação de câmeras de segurança nas ruas da vila, além de uma tenda montada em frente ao palco, para proteger o público do sol forte à tarde e do sereno à noite.

A festa também vai aumentar a quantidade de grupos teatrais e músicos que irão circular pelas ruas.

“Investimos no teatro mambembe, muito comum nas ruas da Itália, que interage com o público. Antes eram dois grupos, agora serão cinco”, afirmou Maria Aparecida Valério, presidente da Associação Cultural de Quiririm e responsável pela organização da festa.

Segundo ela, o objetivo da mudança não é dobrar o número de visitantes, mas atender melhor o público. “É uma experiência, mas vamos melhorar muito”, disse.

 

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Após 8 anos de Lula/PT - O Brasil está uma vergonha!

Cerca de 60% dos domicílios brasileiros têm renda domiciliar per capita de até 1 salário mínimo. Até 2 salários, a proporção sobe para 82,4%. No Nordeste, a situação é mais grave: são 80,3% dos lares com ganhos de até um salário mínimo per capita.

Há ainda um registro alarmante: 132 mil domicílios brasileiros são chefiados por crianças de 10 a 14 anos. Os dados preliminares fazem parte do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, esse número de lares chefiados por crianças pode parecer insignificante comparado ao universo de casas em todo o país, porém, mostra que o trabalho infantil é uma das mazelas existente Brasil afora.

- Proporcionalmente aos 57 milhões de domicílios, esse número (132 mil) não é muito expressivo. Entrentanto, reflete outra realidade no país que o IBGE revela: a presença de trabalho infantil na sociedade brasileira. É mais uma evidência da existência do trabalho infantil e que em muitas famílias é a principal fonte de renda.

Em Palmas, invasores do MST têm direito a uma lauta refeição, servida por garçons. Tudo pago com dinheiro público

Por Reinaldo Azevedo

Daqui a pouco, o cerimonial para recepcionar as ilegalidades do MST será mais rigoroso do que o do Palácio de Buckingham em casamento de príncipe. Abaixo, há uma reportagem apresentada ontem no Jornal da Band. Depois de terem sido obrigados pela Justiça a deixar uma fazenda produtiva que haviam invadido, os sem-terra foram recebidos pela Prefeitura de Palmas, em Tocantins, com acepipes, sucos, cafezinho etc. Tudo servido por garçons. O prefeito Raúl Filho, do PT, houve por bem encher a pança dos invasores com dinheiro público. E demonstrou que é melhor na arte de receber que o governador Jaques Wagner (PT), da Bahia. De bucho forrado, os companheiros partiram para a segunda ação do dia: a invasão da sede do Incra. De porretes na mão.


Presidente do Conselho de Ética do Senado também assinou atos secretos

Lombroso sairia correndo - nós temos que engolir...

O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), assinou atos secretos quando era membro da Mesa Diretora da Casa, entre 2003 e 2007. O nome do senador aparece chancelando boletins sigilosos de criação de novos cargos, aumento de salários e concessão de benefícios para servidores e senadores.

Em 2009, quando a existência desses atos secretos foi revelada, o nome de João Alberto, homem de confiança do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ficou de fora do escândalo porque na ocasião ele não era mais senador, mas vice-governador de Roseana Sarney no Maranhão.

A reportagem fez um pente-fino nos atos reconhecidos pelo próprio Senado como não publicados e encontrou o aval oficial do novo presidente do Conselho de Ética para a aprovação dessas medidas quando ele era primeiro-suplente da Mesa Diretora, entre 2003 e 2005, e segundo-secretário, de 2005 a 2007.

O nome do senador está registrado, por exemplo, no ato secreto de 20 de dezembro de 2006 que transformou 14 cargos de confiança de R$ 1,6 mil mensais (valores atualizados) em vagas de R$ 12,2 mil. Naquele mesmo dia, uma outra medida, também não publicada na época, concedeu gratificação nos salários dos chefes de gabinetes - benefício cancelado só três anos depois.

Enquanto Kate e William se beijam, daminha se irrita com gritos da multidão

O casal foi ovacionado pelo público na sacada do palácio de Buckingham.


Daminha se irrita com gritos na hora do beijo (Getty Images)Muitos ficaram felizes e emocionados com o primeiro beijo de Kate e William já casados, mas uma das daminhas - a pequena Grace Van Cutsem, de apenas três aninhos - não gostou muito do agito. Enquanto o casal se beijava, ela colocou a mão nos ouvidos e parecia irritada com os gritos da multidão. Grace é afilhada do príncipe William e filha de Lady Rose Astor e Hugh van Cutsem.


Getty Images  /Agência

Congresso toca devagar propostas contra corrupção

O Globo

O combate à corrupção é alvo de 116 propostas diferentes no Congresso, metade delas com o objetivo de aumentar as punições para quem paga e recebe propinas, desvia dinheiro público e comete improbidade administrativa.

Do total de 116 projetos, 17 já foram arquivados e outros 99 estão empencados nas pautas da Câmara e do Senado. Os dados, disponibilizados nesta quinta-feira pelo site Congresso em Foco , fazem parte de um levantamento da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, formada por 202 deputados e senadores.

Segundo o site, o grosso das propostas inclui reduzir ou acabar com a prescrição de determinados crimes, tornar certos crimes inafiançáveis e tornar mais transparentes os gastos do governo e as contas das campanhas eleitorais.

A farra dos cargos de confiança (Editorial)

O Globo

O grande crescimento do contingente do funcionalismo público é uma das marcas dos dois mandatos de Lula. Em servidores concursados, houve 115 mil admissões, elevando o quadro total para a faixa do milhão de pessoas. Uma das justificativas foi a substituição de empregados terceirizados.

Mas, a julgar pela evolução de despesas com este tipo de prestação de serviços, aconteceu o oposto: por exemplo, apenas com terceirizados contratados para o trabalho de copa e cozinha, nestes oito anos, o gasto subiu 245% acima da inflação.

As cifras em valores absolutos não são grandes dentro de um Orçamento contabilizado às centenas de bilhões, mas o percentual é sugestivo e coerente com uma política de rápida e desbragada expansão de gastos com pessoal.

O inchaço foi em todas as máquinas burocráticas dos três poderes. Enquanto em 2002 a folha de salários dos servidores foi de R$ 75 bilhões, no ano passado atingiu a R$ 184 bilhões, mais de 80% de crescimento real.

Outra justificativa: ampliação e melhoria dos serviços públicos. Não se tem notícia nem de uma, nem de outra. A oferta de serviços continua deficiente, assim como a qualidade.

Há informações de ampliação de quadros em áreas de fato vitais, como a Educação — escolas técnicas e universidades federais — e Saúde.

Mas, principalmente neste último setor, o governo continua deficiente, enquanto volta e meia há quem insista com a volta da CPMF, como se o problema pudesse ser resolvido pela injeção de mais dinheiro do contribuinte numa estrutura mal gerenciada, regida por normas esclerosadas e inspiradas no corporativismo.

Outra válvula da gastança com pessoal são os chamados “cargos de confiança”, preenchidos, em geral, por apadrinhamentos, vínculos pessoais e/ou ideológicos e políticos. Eram 18 mil em 2002, aproximavam-se dos 22 mil no final da Era Lula.

A estatística fornece a medida do aparelhamento, em alguns casos, e da conversão de áreas do governo em cabides de emprego a serviço do clientelismo, em outros.

Reportagem do GLOBO de domingo traz dados do Portal da Transparência esclarecedores sobre o efeito do aparelhamento e do empreguismo clientelista na montagem de equipes de ministérios.

Da equipe da Pasta do Desenvolvimento Agrário, convertida em capitania hereditária de “movimentos sociais”, 63% são de servidores comissionados, nomeados sem concurso, numa canetada, ou 330 pessoas com remuneração quase sempre superior à dos funcionários de carreira.

No Ministério da Pesca, outro bunker companheiro, os cargos ditos de confiança são quase 60% do quadro total de 602 pessoas.

Líbia dá Viagra a tropas e estimula estupros

O Globo

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU disse [ontem] ao Conselho de Segurança que as tropas leais ao ditador da Líbia, Muamar Kadafi, estão cada vez mais recorrendo à violência sexual, e que alguns soldados têm recebido doses do medicamento contra a impotência sexual, Viagra.

Vários diplomatas da ONU que participaram de uma sessão a portas fechadas do Conselho relataram à Reuters que a embaixadora Susan Rice citou a questão do Viagra no contexto do agravamento dos casos de violência sexual por parte dos soldados do regime líbio.

- Rice abordou isso na reunião, mas ninguém respondeu - disse um diplomata, sob anonimato. A acusação havia surgido inicialmente em um jornal britânico.

Vale participará da construção de Belo Monte

O Globo

Menos de um mês depois de anunciar a mudança na presidência, o Conselho de Administração da Vale aprovou a a aquisição de até 9% do capital da Norte Energia, consórcio que construirá a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A Norte Energia (Nesa) tem como objetivo exclusivo a implantação, operação e exploração da usina de Belo Monte.

Para entrar no consórcio, a mineradora adquirirá a parcela detida pela Gaia Energia e Participações S.A (Gaia), e reembolsará a Gaia, do grupo Bertin que deixa o projeto, pelos aportes de capital realizados assumindo os compromissos de aportes futuros, num total estimado em R$ 2,3 bilhões, considerando que o custo total o projeto é de R$ 25 bilhões.

A construção da usina, no rio Xingu, é alvo de polêmica e protestos e já recebeu manifestações contrárias até da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Bancos exigirão BO para sustar cheques

O Globo

Com o objetivo de tornar mais transparentes e seguras as emissões de cheques no país, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, [ontem], resolução que traz novas regras às quais os bancos e os clientes terão de se submeter.

Entre as novidades, está a obrigatoriedade de registro Boletim de Ocorrência (B.O.) para garantir as sustações ou revogações dos cheques por furto, roubo ou extravio. A sustação sem o B.O. poderá acontecer, porém o cliente terá um prazo de até dois dias úteis para apresentar o documento policial e garantir a sustação.

O CMN também passou a obrigar que os bancos criem um sistema de informações sobre cheques nos moldes do Serasa. Ou seja, trazendo informações sobre cheques devolvidos e bloqueados. Segundo o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, é possível que os bancos se unam para criar uma entidade com este propósito.

Notícias do Vale



Governo descarta novo contrato com a Avibras

Avibras
O governo federal confirmou ontem que o programa Astros 2020, que salvaria a Avibras, de São José, pode não sair este ano devido ao corte no orçamento da União que afetou projetos de todos os ministérios, inclusive da Defesa.

Segundo o governo, para tentar evitar um ‘colapso financeiro’ na empresa, pequenos contratos na área de defesa podem ser fechados.
 
O Astros 2020 é uma parceria entre o Comando do Exército e a Avibras para o desenvolvimento de veículos lançadores de mísseis, um investimento de R$ 1,2 bilhão. No entanto, em fevereiro, o governo reduziu seu orçamento em R$ 50 bilhões, sendo que R$ 4,024 bilhões eram destinados à Defesa, o que afetou o projeto.


Sindicatos ameaçam parar o centro


Entidades sindicais vão se reunir hoje em manifestações em diversos pontos de São José dos Campos.

A principal deve ocorrer na avenida João Guilhermino, em frente ao INSS (posto da Previdência Social), no centro da cidade.

Os protestos são parte do Dia Nacional de Mobilização e abordarão temas como a inflação, o aumento dos salários e das aposentadorias, o sucateamento dos Correios, a reforma da Previdência e a defesa da saúde e segurança dos trabalhadores metalúrgicos.


Prefeitura de Caçapava participa de encontro com Micro e Pequena Empresa

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, participou dia 26 de abril, do primeiro Encontro Temático para empresários de Caçapava, organizado pela Caixa Econômica Federal e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI), que aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Caçapava.


O encontro abordou temas como os acordos de cooperação técnica e financeira; a responsabilidade dos administradores face as ações judiciais; o marketing digital e a inovação e a inclusão da MPE no mundo digital.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lula é o culpado da alteração no comportamento do senador Requião


Sarney acha que é só uma questão de temperamento, vejam:



Agora a prova do crime:



Este blogue adverte - comer semente de mamona pode deixar doidão!!! 

O PT não privatiza, entrega de mão beijada!

Agência senado


[Foto: senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)]
Ela não lê revistas nem jornais... É uma petista nociva ao país!
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) examina projeto que revisa o Tratado de Itaipu, firmado pelo Brasil com o Paraguai em 1973 para a construção da hidrelétrica no Rio Paraná. Pelo texto, subirá de5,1 para 15,3 o fator de multiplicação aplicado no anexo C do tratado, o que fará com que o pagamento anual do Brasil àquele país, por cessão de energia, passe de US$ 120 milhões para 360 milhões, levando-se em conta a produção de 2008.

A relatora da matéria, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), apresentou voto favorável à revisão, afirmando a importância dessa medida para as relações bilaterais entre os dois países. Segundo seu relatório, o impacto no orçamento brasileiro será mínimo, enquanto representará importante aumento de recursos para o Paraguai. Atualmente, Itaipu representa cerca de 20% do total das receitas fiscais do país vizinho.

A senadora observou que, pelo acordo original, é assegurado a cada um desses países adquirir a energia não utilizada pelo outro para seu próprio consumo, até o ano 2023. O Brasil utiliza atualmente 95% da energia produzida por Itaipu.

O presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL), concedeu vista coletiva da proposição (PDS 115/2011) por meia hora. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) contestouesse prazo e pediu mais tempo para examinar a matéria.

Procurador e juíza alertam para risco de terrorismo na Copa

Agência Senado


[Foto:]

A falta de investimento no combate ao crime organizado pode colocar o Brasil no eixo de ações de grupos terroristas interessados em tirar proveito da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, advertiu o presidente eleito da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho de Assis, durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (28).

A juíza federal Raquel Domingues do Amaral Corniglion, de Mato Grosso do Sul, reconheceu como real o perigo de terrorismo interno de organizações criminosas. A também juíza federal Lisa Taubemblatt, de Mato Grosso do Sul, denunciou a falta de recursos para operações da Polícia Federal na fronteira e pregou uma ação conjunta do Brasil com o Paraguai para combater o crime organizado.

Monitoramento

Raquel Domingues, responsável pela execução penal no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, revelou que um monitoramento no local indicou que as organizações criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC), juntamente com assaltantes de bancos, tramaram sequestros de filhos de altas autoridades no país.

Ameaças

A própria Raquel Domingues contou em detalhes as ameaças e os riscos a que esteve exposta ao decidir sobre um pedido de transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beiramar, do presídio de segurança máxima de Campo Grande para o Rio de Janeiro.

Monitoramento realizado no parlatório do presídio - onde os advogados se encontram com seus clientes - teria indicado o risco de sequestro de um dos filhos da juíza para forçar uma decisão favorável ao traficante, que pretendia ir para o Rio de Janeiro.

Processos

O mais grave, conforme relatou, é que o monitoramento do parlatório lhe rendeu duas denúncias, uma no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outra na corregedoria do Tribunal Regional da 3ª Região, que ainda não têm decisão. Ela correu o risco de ser denunciada também à Organização dos Estados Americanos (OEA) por suposta violação ao direito de exercício da advocacia.

Crescimento

O fato, acrescentou, é que crimes como narcotráfico e lavagem de dinheiro aumentam, e a Polícia Federal, que supostamente se prepara para garantir a segurança da Copa e das Olimpíadas, sofre sucessivos cortes de verbas.

O recrudescimento do crime organizado, na avaliação de Camanho, pode levar o Brasil a ser cenário de ações terroristas.

Obra de propaganda política de Lula desaba no Nordeste

Parte do túnel Cuncas I, que integra as obras da transposição do Rio São Francisco, desabou. O túnel foi uma das últimas obras visitadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste antes de sair da Presidência da República. O acidente ocorreu na última quinta-feira, 21, mas só foi revelado agora.


Com 15 quilômetros de extensão, o túnel liga os municípios de Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB). De acordo com operários que trabalham no local, parte do teto ruiu. Os construtores tentavam abafar o caso e, segundo o jornalista Alex Gonçalves, do Radar Sertanejo, fiscais não permitiram a entrada de jornalistas no local.

Um operário contou que os trabalhadores ouviram um barulho e saíram correndo de dentro do túnel. Minutos depois, um bloco de pedras desabou em cima de algumas máquinas. Os operários reclamam da falta de segurança na obra. No fim da tarde dessa quinta-feira, 27, a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional informou, em nota, que o deslizamento de solo na entrada do túnel ocorreu devido à “consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”.

Avião espião da Polícia Federal fica no chão por falta de gasolina


A principal promessa de Dilma Rousseff para o combate ao narcotráfico, o Vant, acrônimo de Veículo Aéreo Não Tripulado, não consegue sair do chão.

Ele chegou há mais de um mês, mas não há combustível para os voos porque licitação foi cancelada.

Arma ilegal cruza fronteira brasileira via serviços de motoboys

Mototaxista chega coma arma comprada no Paraguai; ao lado, repórter recebe o revólver em frente a hotel no Paraná

Armas ilegais estão entrando facilmente no Brasil por meio de um esquema que se utiliza de motoboys.

A reportagem da Folha comprou revólver e munição no Paraguai e motoqueiro entregou no Brasil. O entregador não foi abordado na ponte da Amizade.

Vinicius de Moraes - Morre filha do compositor

Polícia investiga as causas da morte de Luciana de Moraes, de 55 anos.
Corpo foi encontrado em calçada na frente de prédio onde morava.

Morreu na manhã desta quinta-feira (28), na Zona Sul do Rio, Luciana de Moraes, de 55 anos, uma das filhas do compositor e poeta Vinicius de Moraes, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Frederico Caldas, o corpo foi encontrado, por volta das 7h30, na calçada em frente ao prédio onde ela morava, na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon.

Segundo informações da PM, Luciana teria cortado os pulsos e se jogado pela janela. Peritos estão no local para investigar a causa da morte.

Ministério do Turismo: Varal de carne de sol

O Globo

Que maldade fazem com o simpático velhinho...




Em sua estreia pública como ministro do Turismo, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, para falar sobre os planos para atrair turistas, Pedro Novais iniciou sua exposição, nesta quarta-feira, lendo um longo texto para mostrar quão nanica é sua pasta. Disse que não vai apitar nada nas decisões centrais sobre a Copa e as Olimpíadas, e que a única incumbência de seu ministério é capacitar 306 mil prestadores de serviços.

Como se estivesse atrasado alguns anos na História, mais de duas vezes se referiu ao real como cruzeiro e recorreu a uma citação romana em latim de mais de dois mil anos para dizer como é difícil definir: o que é turismo?

- O dicionário tem uma definição que não satisfaz. Os romanos, há dois mil anos, já diziam "humanus definutus periculosa", mas vou me arriscar a dizer o que é: ir fazer um check-up no Incor, hospedar-se no Fasano e ver a Bienal é turismo - disse Pedro Novais para um plenário quase vazio.

Nem mesmo a autora do requerimento, Lídice da Mata, ficou para a exposição.

E o que é o Ministério do Turismo?

Novais, então, começou a desfiar um rosário de lamentações sobre o orçamento, cortado quase na sua totalidade pela equipe econômica. Disse que é um ministério pequeno, com 250 funcionários e um orçamento inicial de R$ 3,7 bilhões, que, com o contingenciamento e cortes de 85%, caiu para R$ 570 milhões. E os restos a pagar, de R$ 3,6 bilhões, também foram cortados.

Mesmo agradecendo o apoio dos poucos presentes, que também reclamaram dos cortes e da desidratação da pasta, Pedro Novais disse que está conformado e não se abate:

- Não reclamo nada. Sou um obediente servidor e ainda aplaudo a presidente Dilma! - disse o aliado do presidente José Sarney.

Mesmo porque não teve oportunidade de reclamar. Até hoje ele não conseguiu uma audiência com Dilma.

- Ela não me recebeu porque não pedi. Já estive em várias reuniões, mas conversa de pé de ouvido, não tive.
 - Admitiu.

Jarbas diz que Senado parece buscar o suicídio

O Globo


O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o único a votar contra as indicações dos partidos para o Conselho de Ética - que incluem, por exemplo, Renan Calheiros e Romero Jucá -, disse nesta quarta-feira que o Senado parece caminhar para o precipício:

- Tem hora que acho que o Senado busca o suicídio. O Conselho de Ética ter entre seus integrantes parlamentares que respondem a processo na Justiça ou que já foram alvo de representações na Casa é um verdadeiro deboche.

O PT privatizou os aeroportos. E agora?

Na terça-feira, o governo federal confirmou que as ampliações nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Campinas (SP) serão feitas por meio de concessões à iniciativa privada. É uma iniciativa necessária diante da precariedade do setor e das preocupantes perspectivas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. É também uma quebra de paradigma por parte do PT, o partido da presidente Dilma Rousseff.

Quando era oposição, o partido massacrou o governo FHC por conta das privatizações. Nas últimas campanhas presidenciais, usou esse argumento sem pudores – a ponto de fazer Geraldo Alckmin, presidenciável em 2006, usar um ridículo colete com adesivos de empresas estatais como a Petrobras e o Banco do Brasil para se livrar do rótulo de privatista. E, agora, privatizou os aeroportos. O que se deve entender disso?

Ao jornal O Globo, o coordenador de infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, matou a charada.

[Para Resende] a decisão de conceder à iniciativa privada alguns dos principais aeroportos do país mostra que a face gestora de Dilma se sobrepôs a face política, diante das necessidades do setor e os possíveis constrangimentos durante a Copa: “A voz da gestora falou mais alto. Enquanto em outras áreas da economia se percebe uma tendência à centralização nas mãos do Estado na aviação a ideologia ficou de lado”

Ao que parece, para Dilma – pelo menos no que diz respeito aos aeroportos – valeu a lógica de Daniel Bell, sociólogo americano morto em janeiro, para quem a ideologia sabia as respostas antes que as perguntas fossem feitas. “A ideologia torna desnecessário que as pessoas confrontem assuntos específicos em seus méritos individuais”, dizia. Resta saber como os setores estatistas do PT receberão essa notícia. E se Dilma vai continuar agindo assim daqui para frente.

Notícias do Vale



Câmaras do Vale terão gasto extra de R$ 15 mi com

As Câmaras do Vale e Litoral Norte podem ganhar pelo menos 80 vereadores e acumular gasto extra de R$ 15,4 milhões por ano, a partir de 2013, com a readequação no número de vagas e nos salários dos parlamentares.

O levantamento foi feito junto aos presidentes do Legislativo das 19 cidades onde a Constituição Federal permitirá ampliação do número de representantes para a próxima legislatura.

Não é a quantidade de vereadores que promoverá a melhoria do Legislativo municipal, mas sua qualidade. Caçapava, por exemplo, está precisando é de parlamentares sérios e comprometidos com os cidadãos que os elegeram. Os dez vereadores em exercício sabem que o povo não aprova essa excrescência! Então não façam!!!


Gian e Giovani em CaçapavaEmpresa investe US$ 470 mi em Guará e gera 500 empregos


Para encerrar as comemorações do mês de aniversário de Caçapava, a cidade recebe no sábado, dia 30, o show gratuito da dupla Gian e Giovani.


A apresentação tem início previsto para às 21h, em uma estrutura montada ao lado do Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, na Vera Cruz.


Sexta. No mesmo local onde Gian e Giovani se apresentam, a dupla caçapavense Paulo e Rafa faz um show no dia 29, também às 21h. Atração é aberta ao público.


AGC anunciou que vai investir US$ 470 milhões em uma nova fábrica em Guaratinguetá, que vai gerar 500 empregos diretos.

De olho na construção civil e no mercado automotivo no Brasil, a fabricante de vidros japonesa

A instalação da empresa em Guará será oficialmente anunciada em cerimônia na próxima sexta-feira, que vai contar com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A AGC Group está presente em 30 países e tem cerca de 50 mil empregados.

De acordo com comunicado da Prefeitura de Guará, o investimento da AGC “ vai inaugurar uma nova era na indústria local”.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Morre Neusinha Brizola, filha rebelde do ex-governador Leonel Brizola

Morreu na tarde de hoje, no Rio de Janeiro, Neusa Maria Goulart Brizola, de 56 anos, filha do ex-governador do Rio, Leonel Brizola. Neusinha, como era conhecida, morreu por volta das 15h30, com complicações pulmonares decorrentes de hepatite C, na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade. Ela estava internada desde o último domingo. Neusa deixa dois filhos, Laila e Paulo Cesar, e quatro netos.

O corpo será velado no Rio de Janeiro e deve seguir para o município de São Borja, no Rio Grande do Sul, onde será enterrado.


Neuzinha Brizola - "Mintchura" (Fantástico, 1983)