terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dilma iguala seu próprio governo a uma ditadura. Faz sentido…

E Dilma Rousseff, quem diria, igualou seu próprio governo à tirania cubana. Faz sentido? É, de certo modo… Leiam o que informa o Estadão Online:



Em visita oficial a Cuba, a presidente Dilma Rousseff evitou polemizar sobre o tema “direitos humanos”. “Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro”, disse a presidente. Para ela não é possível fazer da política de direitos humanos apenas uma arma de combate político ideológico.

“O mundo precisa se convencer de que é algo que todos os países do mundo têm de se responsabilizar, inclusive o nosso”, ponderou. Dilma disse que concorda discutir o tema, dentro de uma perspectiva multilateral. “De fato, é algo que temos de melhorar no mundo de uma maneira geral. Não podemos achar que direitos humanos é uma pedra que você joga só de um lado para o outro. Ela serve para nós também”, afirmou.

Com relação ao visto de turista concedido pelo governo brasileiro à blogueira cubana Yoani Sánchez, que faz oposição ao regime castrista, Dilma disse que os próximos passos não são da competência do governo brasileiro.

Ditadura? Que ditadura?




Maria do Rosário: uma ministra alegre

O que caracteriza a ação de um ministro dos Direitos Humanos é (ou deveria ser)… a defesa dos direitos humanos. A afirmação, acaciana, é obrigatória quando se lê o que disse ontem Maria do Rosário, a dita ministra dos Direitos Humanos de Dilma:

- A marca de Cuba não é a violação dos direitos humanos, e, sim, ter sofrido uma violação histórica, o embargo americano.

Nem a morte de um dissidente na cadeia na semana passada, nem as dificuldades da blogueira Yoani Sanchez para deixar a ilha, nem o partido único, nem a falta de liberdade de expressão, parecem sensibilizar Maria do Rosário.

Pelo visto, se coubesse à Maria do Rosário escolher integrantes de uma hipotética Comissão da Verdade em Cuba, ela seria composta somente pelos integrantes da ditadura dos irmãos Castro.

Mário Negromonte não deve encerrar a semana no governo



Mario Negromonte durante evento do programa Minha Casa Minha em Salvador, Bahia

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, começou a semana com o cargo em risco. Enrolado desde agosto em escândalos, o ministro vem perdendo importantes aliados – o mais recente deles, João Ubaldo Coelho Dantas, foi demitido nesta segunda-feira. E, agora, é o nome do próprio Negromonte que figura na lista de demissões do governo. Sem apoio do governo e sem respaldo do próprio partido, o titular das Cidades não deve encerrar a semana na cadeira de ministro.

De acordo com a edição desta terça-feira do jornal O Globo, a presidente Dilma Rousseff já teria acertado com o PP, partido de Negromonte, a substituição do ministro. No encontro estava presente também o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em viagem a Cuba e ao Haiti, a presidente só deve sacramentar a saída do nono ministro de seu governo quando retornar ao Brasil. Antes de anunciar a demissão de Negromonte, Dilma ainda se reunirá com ele para demonstrar um último sinal de prestígio.

Pressão arterial deve ser medida nos dois braços, mostra estudo


Estadão.com.br



Uma revisão de 28 estudos publicada nesta segunda-feira, 30, na versão online da revista The Lancet aponta que os médicos deveriam medir a pressão arterial nos dois braços do paciente - e não apenas em um, como ocorre na maioria dos consultórios.

Isso porque medidas diferentes de pressão nos braços podem indicar risco aumentado de doença vascular periférica.

Brasil, diferença-limite na medição de pressão entre os braços é de 20 mm HgMedir a pressão nos dois braços já é recomendado nas diretrizes de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia - a última atualização foi publicada em 2010.

A norma orienta que na primeira consulta os médicos meçam a pressão nos quatro membros do paciente: nos dois braços e nas duas pernas - o que nem sempre acontece.

A revisão de estudos foi conduzida pelo médico Christopher Clark, da Universidade Exeter (Grã-Bretanha), e demonstrou também que uma diferença de pressão sistólica acima de 15 milímetros de mercúrio (mm Hg) entre os dois braços está associada ao maior risco de ter uma das artérias parcialmente obstruída. 

Negligência de tribunais levou ao sumiço de 5,4 mil computadores


Agência Brasil


A corregedora-geral de Justiça, Eliana Calmon, afirmou hoje (30) que a negligência de tribunais locais foi responsável pelo sumiço de 5,4 mil equipamentos de informática, cujo valor chegava a R$ 6,4 milhões.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) repassava equipamentos de informática para os tribunais locais seguindo uma meta de gestão que visava à melhoria da informatização da Justiça.

“Não foi propriamente sumiço de 5 mil computadores. O que há é uma desídia [negligência], porque deveriam ter sido imediatamente tombados, imediatamente identificados como patrimônio do tribunal como doação do CNJ, e me parece que aí está o ponto.

Houve uma desídia e começaram a ser usados, retirados do almoxarifado e usados sem a identificação, sem o devido tombamento.”

A Secretaria de Controle Interno do CNJ fez uma apuração sobre a situação dos equipamentos em 15 estados, que foi concluída em novembro. Segundo o CNJ, computadores e impressoras repassados desde 2009 a três tribunais – Paraíba, Tocantins, Rio Grande do Norte – superam o índice de10% de bens “não localizados”. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Se fosse em São Paulo a patrulha petista estaria zurrando


Cozinheira perde parte da visão ao ser agredida pela polícia do PT na Bahia


Mulher diz que foi agredida por policial (Foto: Reprodução/ TV Bahia)Uma cozinheira de 34 anos perdeu a visão do olho esquerdo após ter sido agredida durante show do Olodum, ocorrido no dia 22 de janeiro no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Ela aponta que a violência teria sido cometida por policiais militares que trabalhavam no local. "De repente desceu uma patrulha com três policiais. Pegaram um amigo meu e depois que a confusão terminou eu vi que tinha sido atingida e desmaiei, só acordei no hospital".

A cozinheira foi inicialmente atendida no Hospital Geral do Estado (HGE), onde ficou do dia 22 a 24 de janeiro, quando foi transferida para o Hospital do Subúrbio para ser submetida a uma cirurgia. Ela disse que foi diagnosticado rompimento de um osso da face, do globo ocular e das pálpebras, mas a visão esquerda não foi restabelecida.

Agressão ocorreu em show no Pelourinho (Foto: Reprodução/ TV Bahia)


O cotidiano surrealismo da Cidade Maravilhosa - Explosão de bueiro no Rio deixa um morto e dois feridos


VEJA Online:

A explosão de um bueiro na zona portuária do Rio de Janeiro deixou uma pessoa morta e duas feridas na manhã desta segunda-feira. As informações são da Secretaria de Defesa Civil do estado. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local. O incidente foi registrado na Avenida Rio de Janeiro, próxima do início da Avenida Brasil, na altura do armazém 30, por volta das 10h. O trabalhador morto foi identificado como Rafael Martins de Souza, 35 anos. Os feridos foram Paulo Bento Pereira, 52 anos, e Carlos Ribeiro, também de 52. Ambos foram encaminhados para o hospital Souza Aguiar, centro do Rio.

Um dos feridos teve o braço imobilizado. Outro apresentava uma fratura exposta. Ainda não há informações sobre os nomes das vítimas. O bueiro - a tampa de uma galeria pluvial - foi arremessado para o alto. O presidente da Companhia Docas, que administra o porto, Jorge Mello, afirmou que uma das hipóteses considerada para o acidente é a presença de óleo na galeria pluvial. As três vítimas faziam uma operação de solda na região. “Tem muito óleo na galeria, isso pode ter gerado uma fagulha”, disse Mello.

Os feridos e o funcionário que morreu integravam uma equipe da empresa Triunfo, que opera no porto e presta serviço para várias companhias, entre elas a Petrobras. No local do acidente há forte cheiro de óleo diesel. O presidente da Docas reforçou que o acidente não tem relação com as concessionárias Light, de energia, e CEG, de distribuição de gás. As duas empresas, depois de uma série de explosões na cidade, tornaram-se vilãs para esse tipo de episódio, e assinaram termos de ajuste de conduta para reduzir os riscos de explosões desse tipo. As operações no porto, na altura do acidente, foram paralisadas para que sejam investigadas as causas do acidente.

Até então, o caso mais grave decorrente da explosão de um bueiro aconteceu em junho do ano passado, em Copacabana. Um casal de turistas americanos foi gravemente ferido. Sara Nicole Lowry, de 28 anos, teve 80% do corpo queimado e ficou cerca de dois meses hospitalizada. O marido dela, David McLaugheim, teve queimaduras em 35% do corpo. No mesmo bairro, já em 2011, outra explosão fez a tampa do bueiro atingir um táxi. Uma cratera abriu-se na via e causou pânico entre os pedestres e motoristas.

A Companhia Docas divulgou o seguinte comunicado:
“A Companhia Docas do Rio de Janeiro informa que ainda são desconhecidas as causas do acidente na manhã desta segunda-feira no armazém 30, na área de operação da Triunfo Logística, no Porto do Rio. Segundo as primeiras informações, trabalhadores portuários faziam no local um serviço de solda quando um bueiro de águas pluviais existente nas proximidades explodiu. O trabalhador morto foi identificado como: Rafael Martins de Souza, 35 anos. Outros dois feridos, Paulo Bento Pereira, 52 anos e Carlos Ribeiro, também de 52, foram encaminhados pela ambulância do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) ao hospital Souza Aguiar, centro do Rio.” 

Para historiador, rigor de Dilma é "pura fantasia"

Estadão:

A ideia de que a presidente Dilma Rousseff é uma boa gestora, como anunciam seus aliados e indicam as pesquisas de opinião, “decorre não de seus méritos, mas da baixa consciência política dos cidadãos”, afirma o historiador Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Para ele, “não faz sentido considerar boa gestora uma presidente que está permanentemente em conflito com sua própria equipe, afastando auxiliares e, ao mesmo tempo, deixando de ir até o fim na apuração das denúncias”.

Essa mistura de má gestão com alto prestígio ocorre, segundo ele, “porque o Brasil é um país que foge inteiramente dos parâmetros”. A participação política dos cidadãos “é mínima e vive de espasmos, depois dos quais tudo volta logo à rotina”, acrescenta. Villa entende que, à parte o ato formal de se votar em eleições, a democracia “ainda está muito longe de se consolidar no País”.

Dizer que a presidente é uma grande gestora, diz ele, “é apenas mais uma invenção do PT”. Sua visão do petismo é que, assim como o partido inventou a falsa ideia de que foi o primeiro partido de trabalhadores, agora inventou que Dilma é uma grande gestora. “O PT tem conseguido construir sua própria história política, porque é o partido das invenções”, conclui.

Villa menciona desde iniciativas “importantíssimas” que foram para a geladeira, como o trem-bala, até projetos prioritários como a construção de creches, que praticamente não saiu do papel, além do ritmo lento do Minha Casa, Minha Vida, como “exemplos de uma gestão confusa e ineficaz”, que deixam claro que “sua fama de boa gestora é só propaganda”. A entrega das creches “revela, se não o desinteresse, a incapacidade do governo, e a construção de casas vai aos trancos e barrancos. Mas, do outro lado, o BNDES repassou bilhões a grandes empresas, para iniciativas nem sempre prioritárias”.

O historiador descreve como “pura fantasia” a ideia de que Dilma é “muito rigorosa” nas cobranças. “Se fosse, já teríamos gente punida, e a punição tornada pública, na leva das demissões por escândalos que atingiram seis ministérios.” Ao contrário, o que se viu, conclui, foram “elogios incabíveis aos demitidos” nas cerimônias de troca.

O Brasil na mira dos criminosos virtuais




Veja como a exposição global do Brasil, em decorrência de eventos internacionais (Rio+20, Copa de 2014, Olimpíadas de 2016), tem mudado a rotina em diferentes áreas do governo. O Serviço Federal de Processamento de Dados, mais conhecido como Serpro, investiu no ano passado 25 milhões de reais em segurança e, neste ano, vai aplicar mais 35 milhões de reais em atualização de softwares e ferramentas de proteção.

O motivo de tanta preocupação? Segundo o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a publicidade, que trouxe uma onda de turistas e investimentos, despertou também a atenção dos hackers, transformando o Brasil em um dos países mais visados pela criminalidade cibernética, ao lado de Estados Unidos e Alemanha.
O Serpro faz o aperfeiçoamento dos protocolos de segurança a partir de cooperação com países como Israel e Estados Unidos e mantém equipes monitorando atividades suspeitas na rede 24 horas. Diz Mazoni:

– Hoje, o site da Presidência da República e o portal Brasil.gov.br são os endereços mais visados pelos hackers.

70% dos projetos de habitação popular não saem do papel


O Globo


Por trás do recorde de contratações feitas por programas oficiais de habitação popular nos últimos anos há também um expressivo número de obras paralisadas, atrasadas ou que simplesmente não foram iniciadas.

De cada dez contratos firmados na área da habitação pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades, envolvendo o repasse de recursos da União para Estados e municípios, pelo menos sete não saíram do papel.

É o que aponta auditoria feita pela Controladoria Geral da União (CGU) nos contratos assinados entre 2004 e abril de 2011.

Segundo o levantamento da CGU, até abril do ano passado existiam 4.243 contratos na carteira da SNH, o que corresponde a R$ 12,5 bilhões em investimentos. Deste total, 74% estão apenas na promessa, sendo que uma parcela considerável se refere a contratos antigos.

"Esse fato implica na inexecução das ações do governo e nas sucessivas prorrogações de restos a pagar", destaca o relatório.

Esporte pagou quase R$ 5 mi por consultoria sobre estatal extinta


Estadão.com.br

O Ministério do Esporte pagou R$ 4,65 milhões no ano passado, sem licitação, para a Fundação Instituto de Administração (FIA) prestar um serviço curioso de consultoria: ajudar no nascimento de uma estatal que foi extinta antes de funcionar.

Criada em agosto de 2010 para tocar projetos da Olimpíada do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Legado Esportivo Brasil 2016 só durou um ano, no papel: há cinco meses foi incluída no Plano Nacional de Desestatização (PND), para ser liquidada.

Conforme o Portal da Transparência, caberia à FIA desenvolver estudos para "apoiar a modelagem de gestão da fase inicial de atividades da estatal".

O Esporte fez os pagamentos do contrato em dez parcelas. A primeira e mais cara, de R$ 1,1 milhão, foi transferida à fundação em 4 de março do ano passado. Até 4 de agosto, quando o Conselho Nacional de Desestatização recomendou a inclusão da estatal no PND, foram mais quatro repasses, totalizando R$ 2,4 milhões. 

R$ 6,4 mi em doações do CNJ a tribunais desapareceram


Folha.com


Uma investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) descobriu que em torno de R$ 6,4 milhões em bens doados pelo órgão a tribunais estaduais desapareceram.

Relatório inédito do órgão, a que a Folha teve acesso, revela que as cortes regionais não sabem explicar onde foram parar 5.426 equipamentos, entre computadores, notebooks, impressoras e estabilizadores, entregues pelo CNJ para aumentar a eficiência do Judiciário.

A auditoria mostra ainda que os tribunais mantêm parados R$ 2,3 milhões em bens repassados. Esse material foi considerado "ocioso" pelo conselho na apuração, encerrada no dia 18 de novembro. 

ESTA MULHER HONRA A JUSTIÇA BRASILEIRA


Eu detesto covardes!
Eu detesto demagogos!
Eu gosto dos que gostam do estado de direito!

A juíza Márcia Mathey Loureiro, que determinou a reintegração de posse da chamada área do Pinheirinho, é corajosa. E SUA CORAGEM NÃO ESTÁ EM AFRONTAR A LEI, MAS EM SEGUI-LA.

A juíza Márcia Mathey Loureiro não afronta a Justiça que é de todos para exercer noções particulares de justiça em busca do aplauso fácil.

A juíza Márcia Mathey Loureiro gosta do estado democrático e de direito. E não se acovarda. E dá uma lição à presidente Dilma Rousseff: barbárie é o estado sem lei, presidente! E dá uma lição a Gilberto Carvalho: ação terrorista é o seqüestro da Constituição, meu senhor!

Assistam à notável entrevista concedida por ela DEPOIS da reintegração de posse do Pinheirinho. Ela não foi se esconder debaixo da cama. Ela deu a cara AO ESTADO DE DIREITO E À DEMOCRACIA, sem temer as hordas fascistóides da desqualificação. Assistam à sua entrevista.

Rita Lee entra em surto, é detida e liberada




A cantora Rita Lee, 67, foi liberada após prestar depoimento e assinar um boletim de ocorrência numa delegacia de Aracaju (SE). Ela foi detida por policiais ao fim do último show de sua carreira, no Festival Verão Sergipe. Ao avistar policiais na plateia, a cantora declarou que não os queria em sua apresentação. “Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho.” O imbróglio começou no meio do show, quando a cantora afirmou ter visto membros de seu fã clube, que viaja trás dela pelo Brasil, sendo agredidos pelos policiais. Tendo se aproximado do palco, os policiais foram xingados pela cantora de “cavalo”, “cachorro”e “filho da puta”. “Sobe aqui”, dizia Rita a eles, desafiando-os. Ela fez o show até o final, quando foi levada à delegacia.

O boletim de ocorrência foi tipificado como “desacato e apologia ao crime ou ao criminoso (art. 287 do Código Penal)”. “A sensatez falou mais alto no momento, por isso a polícia não parou o show”, disse o tenente-coronel Adolfo Menezes, responsável pelo policiamento do show. A ex-senadora e hoje vereadora de Alagoas Heloisa Helena (PSOL) chegou à delegacia antes de Rita e para assinar o B.O. como testemunha a favor do caso. No mesmo boletim Rita disse que” não tem nata a relatar a cerca dos fatos no noticiário, justificando apenas que todo o ocorrido se deu como uma reação emocional, provocada pela ação truculenta desnecessária”.

O governador Marcelo Déda (PT), que assistiu à apresentação, disse ter testemunhado “um espetáculo deprimente” por parte de Rita. “A polícia não tinha feito nenhum tipo de ação que justificasse [a atitude da cantora]“, declarou Déda. Para o governador, a cantora tentou colocar o público, estimado em 20 mil pessoas pela organização, contra os policiais, o que poderia levar a uma “confusão generalizada”, segundo ele.

No Twitter, Beto Lee, filho de Rita, protestou: “A policia de Aracaju levou minha velha para a delegacia. Bando de frouxo”. A própria cantora tuitava ao lado dos policiais: “Tô indo p/ a delegacia…a polícia d Aju ñ gosta d mim mas Sergipe gosta, estou dentro do carro, eles estaaoentravv [sic]“. Pelo microblog, o cantor Lobão também se manifestou: “Mas era soh o que faltava…prender a Ritinha eh de última!”.

domingo, 29 de janeiro de 2012

IMPRENSA PATRULHADA

A imprensa, e vocês sabem muito bem quais são as exceções, não?, está sob patrulha e é servil aos valores do partido dominante. Por isso omite de seus leitores, internautas e espectadores informações básicas.

Os “leninistas” do Pinheirinho cobravam uma “taxa” dos moradores. Pior do que isso: os moradores tinham de “comprar” as casas e barracos — e pagavam a, vamos dizer, “porcentagem-revolução” para os “companheiros” que mandavam ali.

A imprensa de São José dos Campos está acompanhando tudo no detalhe e tem sido simplesmente ignorada pela chamada “imprensa nacional”, que prefere veicular seus supostos bons sentimentos em vez de se ater aos fatos. Vejam isto.



E nós temos que engolir!!!

Pinheirinho no Brasil!!!

Enquanto petralhas reclamam da ação do governo de São Paulo para desapropriar a ocupação irregular do pinheirinho, cumprindo ordem judicial, o governo petista de Brasília não age distribuindo flores para desapropriar.


Uma megaoperação do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo do Governo do Distrito Federal removeu 70 famílias e destruiu 450 barracos de uma invasão na Fazenda Sálvia, de propriedade da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento e Gestão. O latifúndio de 306 hectares, localizado na DF-330, entre Sobradinho e Paranoá, estava ocupado desde a última sexta-feira por invasores que se diziam interessados em participar de um programa de reforma agrária.

Idiotas e fracassados ainda defendem esses fascistas

Essas crianças foram seqüestrados pela revolução “socialista contra o imperialismo” na América Latina. Aqui, um exemplo do Sendero Luminoso, composto por pessoas doentes, recalcadas e complexadas, que não admitem o fracasso pessoal e, até como forma de se afirmarem, culpam e não aceitam o sucesso de outros. Não admitem mesmo aquele conseguido de forma honesta. No Brasil milhares desses idiotas ainda defendem essa corja de fascistas. Veja o vídeo: 


O Sendero Luminoso é uma organização terrorista de inspiração maoísta, fundada na década de 60 pelos corpos discentes e docentes de universidades do Peru (especialmente da província de Ayacucho). Abimael Guzmán (professor de Filosofia da Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga) é considerado seu fundador por excelência, e adota o codinome Presidente Gonzalo. A guerrilha foi quase considerada extinta no final da década de 90, mas reapareceu na primeira década do século XXI.

Polícia na cracolândia é aprovada por 82% em SP


A operação da Polícia Militar para combater o tráfico e o consumo de drogas na cracolândia, no centro de São Paulo, tem o apoio de 82% dos moradores da cidade, mostra a pesquisa Datafolha.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Piada de português complica Habib´s na Justiça



Piada de português complica Habib´s na Justiça


A rede de fast food Habib's se deu mal com sua campanha publicitária para promover o bolinho de bacalhau. Foi fazer piada e provocou a ira da comunidade portuguesa. Esta semana, a Alsaraiva Comércio e Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda. – nome verdadeiro da Habib's – teve que se dobrar e assinar um acordo – conhecido como Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – com o Ministério Público paulista.

O mote da campanha publicitária era: “O bolinho é português, o preço é uma piada”. O material foi distribuído para 340 lojas da rede em 17 Estados. A campanha durou um mês e o material publicitário passou a ser trocado em julho, depois dos protestos. Em um papel bandeja podia se ler a piada: “Qual é o único português que serve para alguma coisa? O Manuel de instruções”.

Pelo acordo, a empresa, para se redimir da piada de mau gosto, se compromete a doar um veículo van para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, além de veicular anúncios em portal de notícias exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil.

O acordo é resultado de uma chuva de protesto da comunidade lusitana no Brasil, que passou pelas redes sociais e terminou em órgãos de defesa do consumidor. O caso do bolinho de bacalhau acabou virando um inquérito civil instaurado no ano passado na Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital para apurar eventual discriminação à comunidade lusitana com a campanha de marketing “O bolinho é português, o preço é uma piada”.

Na investigação, a rede Habib’s argumentou que o fundador da rede é português e que jamais houve a intenção de ofender o povo de Portugal em qualquer campanha publicitária, buscando apenas a utilização do humor como forma de divulgação do produto típico da cultura portuguesa.

Mesmo assim, a empresa assinou o TAC, comprometendo-se a doar um veículo van no valor de R$ 50 mil para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, entidade de utilidade pública, como forma de reparação dos interesses difusos eventualmente lesados.

Além disso, a empresa vai publicar no maior portal de notícias na internet destinado à comunidade luso-brasileira anúncio exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil e propaganda sobre o Dia de Portugal, Dia de Camões, e o Dia das Comunidades Portuguesas, todos comemorados em 10 de junho.

Asteroide do tamanho de um ônibus passa 'raspando' a Terra e pega astrônomos de surpresa



O asteroide 2012 BX34 teria sido desintegrado caso entrasse na atmosfera do planeta

Um asteroide do tamanho de um ônibus - 11 metros de largura - passou 'raspando' pela Terra nesta sexta-feira, de acordo com cientistas da Nasa, a agência espacial americana. Denominado 2012 BX34, o astro passou a 59.044 quilômetros do planeta às 11h30 (horário de Brasília). De acordo com os astrônomos da Nasa, o asteroide não representou nenhum perigo para a Terra: caso tivesse entrado em rota de colisão com a Terra, o corpo celeste teria se desintegrado antes de atingir o solo.

O evento chamou atenção pela proximidade com o planeta. Se a distância entre a Terra e a Lua fosse de apenas um metro, o asteroide teria passado a 17 centímetros daqui. A distância média entre a Terra e o satélite natural é de 386.000 quilômetros. Como o 2012 BX34 é muito pequeno, ele também é difícil de ser detectado, o que explica ter chegado tão perto sem ser 'visto' pelos astrônomos até a última hora.

Para que um asteroide faça um estrago devastador nas imediações da cratera de impacto ele precisaria ter, pelo menos, 140 metros de largura. Para uma catástrofe global seria necessário um astro do tamanho de uma montanha. Em setembro de 2011, a Nasa anunciou que havia identificado 90% dos asteroides desse tipo.

Arruda se prepara para concorrer em 2014


ÉPOCA


Com uma casa em Brasília e outra em São Paulo, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, descansa com a família em Morro de São Paulo, no sul da Bahia.

Único governador da história a ser preso enquanto estava no cargo, Arruda se prepara para voltar à política. Ele quer se candidatar a deputado federal em 2014. Só falta arranjar um partido que o receba.

Chico Caruso

O “Cafex” do Eike Batista





Não bastasse estar em ramos tão diversos quanto mineração, petróleo, hotéis, restaurantes, hospitais, Eike Batista agora quer ser o rei do café. Para começar o jogo, está comprando fazendas de café em Araxá (MG). É apenas o início do projeto de criação da BCX. Sua ambição é plantar, produzir, vender para o mercado interno e exportar.

Nono dígito garante 53 mi de novos números de celular em SP


Folha.com


O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, informou nesta sexta-feira que o acréscimo do nono dígito aos números de celulares da região metropolitana de São Paulo vai garantir 53 milhões de novas combinações numéricas.

A Anatel, em aviso divulgado hoje, explicou que os números de celulares da área de registro 11 receberão o dígito "9" à esquerda (9xxxx-xxxx), a partir de 29 de julho. Isso vai elevar a capacidade atual, de 37 milhões, para 90 milhões de números.

Hoje existem 32 milhões de números de celulares sendo utilizados na área de registro 11. As cerca de cinco milhões de combinações sem uso vai, segundo técnicos da agência reguladora, permitir o atendimento da demanda das empresas por apenas um ano.

O presidente da Anatel ressaltou que a região metropolitana de São Paulo representa o mercado "mais dinâmico" do país. O nono dígito, disse ele, deverá garantir maior "tranquilidade" para expansão do segmento de telefonia móvel. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Brasil está virando um lixo político. E pior, sem justiça.



Coisas do Maranhão

É mais uma dessas histórias que só acontecem no Maranhão da família Sarney. Passada a eleição para o governo maranhense, em dezembro de 2010, o ex-governador José Reinaldo foi ao TSE pedir a cassação de Roseana por abuso de poder político e econômico. O caso foi parar nas mãos do ministro Arnaldo Versiani que, seguindo a liturgia da Justiça Eleitoral, expediu carta de ordem para que o TRE maranhense intimasse a governadora.

Por uma dessas coisas que só acontecem no Maranhão, o tribunal levou quatro meses para conseguir localizar e citar Roseana que, obviamente, estava no Palácio dos Leões. Quando conseguiu, coube novamente a Versiani solicitar ao TRE que ouvisse dez testemunhas de defesa da governadora. Em agosto de 2011, a tarefa foi delegada ao juiz Sérgio Muniz, que deveria ter se declarado impedido de realizar a tarefa, uma vez que é filho do secretário adjunto da Casa Civil de Roseana, Antonio Muniz.

Pois Sérgio não só aceitou o caso como permaneceu sentado sobre o pedido de Versiani por 58 dos sessenta dias de prazo para colher os depoimentos. No penúltimo dia, Sérgio devolveu a carta de ordem a Versiani solicitando mais sessenta dias de prazo e novos documentos para realizar a audiência.

Quando os documentos chegaram, o mandato de Sérgio no TRE maranhense havia terminado e o caso foi então delegado ao juiz federal Nelson Loureiro, que deu andamento imediato ao pedido, marcando a audiência das testemunhas de Roseana para esta sexta-feira. Na semana passada, porém, os advogados de Roseana entraram com recurso pedindo que o caso retornasse aos cuidados de Sérgio Muniz (já reconduzido ao cargo por Dilma Rousseff). Loureiro negou o pedido e o caso foi então parar no plenário do TRE maranhense.

Durante o julgamento, dois magistrados votaram para manter a audiência com Loureiro enquanto outros dois votaram a favor dos advogados de Roseana. Empate estabelecido, coube a quem desempatar? O voto final foi do juiz José Carlos Souza e Silva que, por uma dessas coincidências do Maranhão, era até pouco tempo presidente da Fundação José Sarney. O pedido de Versiani segue parado nas mãos de Sérgio Muniz.

Depoimento de um morador que pagava taxa para a milícia ideológica do Pinheirinho

“VOCÊ NÃO VERÁ NA IMPRENSA POLITICAMENTE CORRETA - Pinheirinho era dominado por milícia ideológica que cobrava taxa de moradores e comerciantes” 

O tal Marrom é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José, embora não atue mais na área. Também é membro do PSTU, que é quem mandava no Pinheirinho, com os métodos que se vê:



MP denuncia juízes que venderam sala de associação para pagar suas dívidas


Estadão


Fachada do Edifício Business Point, em 
 Brasília, onde fica o imóvel da Ajufer
O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília denunciou criminalmente, por apropriação indébita, os juízes federais Moacir Ferreira Ramos e Solange Salgado da Silva Ramos de Vasconcelos - ex-presidentes da Associação dos Juízes Federais da 1.ª Região (Ajufer), entidade que reúne magistrados do Distrito Federal e de 13 Estados.

Ramos (presidente da associação entre 2008-2010) e Solange (presidente por dois mandatos, de 2002 a 2006) são acusados de terem vendido, em fevereiro de 2010, sem autorização de assembleia da Ajufer, a única sala comercial da entidade, no edifício Business Point, Setor de Autarquias Sul, em Brasília. O dinheiro da venda, R$ 115 mil, segundo o MPF, foi usado para abater dívidas de empréstimos que os dois magistrados tinham com a Fundação Habitacional do Exército (FHE/Poupex).

Ramos é autor de representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a ministra Eliana Calmon, corregedora nacional da Justiça, que o afastou liminarmente da função em novembro de 2010.

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, cassou a decisão de Calmon, mas, por maioria de votos, os desembargadores do TRF-1 restabeleceram a ordem de afastamento do juiz Moacir Ramos. A juíza Solange continua exercendo suas funções.

Em outra acusação, o Ministério Público Federal atribui crime de receptação a um terceiro juiz federal, Charles Renaud Frazão de Moraes, que também presidiu a Ajufer.

Perda do cargo. A denúncia criminal, protocolada em dezembro, é subscrita pelo chefe da Procuradoria Regional da República-1, Juliano Villa-Verde de Carvalho. Em dez páginas, ele descreve a ação dos juízes Moacir Ramos e Solange e requer a condenação de ambos inclusive à perda do cargo de juiz federal.

O procurador pediu, preliminarmente, o deslocamento do processo ao STF, alegando impedimento da maioria dos desembargadores do TRF-1, já que 17 deles são associados à Ajufer "e, portanto, direta ou indiretamente interessados na causa". O TRF-1 deve decidir no início de fevereiro se recebe a denúncia ou se remete os autos ao Supremo.

Para conter roubos, caixas eletrônicos de ‘ficção’ 0




Costuma-se dizer que o crime não compensa. Bobagem. Experimente perguntar a advogados e juízes, a fabricantes de cofres e de porteiros eletrônicos.

Deve-se aos ladrões a abertura de mais um nicho de mercado. Vêm aí os caixas eletrônicos ultramodernos, com aparência de ficção científica.

Um, desenvolvido pela empresa Diebold Inc., utilizará a chamada computação “em nuvem”. Os dados do cliente serão armazenados remotamente. Longe da máquina. A salvo de clonagens.

Outro, da NCR Corp., identifica os usuários lendo-lhes o desenho dos sulcos das mãos. Dispensam-se os cartões. Um terceiro, da Itautec S.A., responderá aos gestos do cliente.

O sujeito fará as operações sem tocar na máquina, que será mantida atrás de um vidro à prova de balas e, supostamente, imune aos ataques da bandidagem.

Segundo a Febraban, federação dos bancos, um caixa eletrônico guarda entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Assaltando-o, o ladrão pode obter mais dinheiro do que se roubasse uma agência bancária.

Em 2011, havia no mundo algo como 2,4 milhões de caixas eletrônicos em operação. Estima-se que serão 3,2 milhões até 2016. A substituição desse maquinário não é algo trivial.

Uma dúvida assalta o mercado: num instante em que se esforçam para cortar custos, as casas bancárias se animarão a investir na aquisição dos caixas ultramodernos?

Como almoço grátis é coisa por inventar, é razoável supor que, se prosperar, o negócio será convertido num custo que vai morrer no bolso da clientela.

Como se sabe, há dois tipos clássicos de assalto a banco. De fora pra dentro e de dentro pra fora. Os caixas eletrônicos da nova Era tendem a vitaminar o roubo do segundo tipo.

Réu do mensalão acumula cargos de deputado e secretário de Saúde do MT


Estadão.com


Réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos citados na investigação da Máfia dos Sanguessugas, Pedro Henry (PP-MT) exerce ao mesmo tempo os cargos de deputado federal e secretário estadual de Saúde do Mato Grosso. A Constituição, no inciso XVI do artigo 37, proíbe a acumulação de cargos públicos.

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados informou na quinta-feira, 26, não ter recebido ainda nenhum pedido de licença do deputado. O parlamentar, porém, tem atuado como secretário. Henry foi nomeado no dia 16 de janeiro e um ato assinado por ele foi publicado no Diário Oficial do Mato Grosso no dia 20 de janeiro. Na quinta, Henry teve reuniões com o governador Silval Barbosa (PMDB-MT) e em outros órgãos da administração estadual.

O Código de Ética da Câmara determina ser um "dever fundamental" do deputado respeitar e cumprir a Constituição e cita o descumprimento deste dever e usar verbas em desacordo com os princípios fixados na carta magna como violações passíveis de processo por quebra de decoro parlamentar. 

Presidente da Câmara faz viagem secreta à Europa e deixa cargo vago


O Estado de S.Paulo


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), escondeu a realização de uma viagem para Alemanha e não repassou o cargo à primeira vice, Rose de Freitas (PMDB-ES), deixando a Casa sem comando por cinco dias nesta semana.

Maia está em viagem desde domingo, dia 22, e só deve retornar a Brasília no dia 30 de janeiro. Rose foi avisada pelo Estado, na quinta-feira, 26, de que o presidente estava fora do País e ficou revoltada. "Estou pasma."

O regimento interno da Câmara determina que quando o presidente se ausentar por 48 horas ele deve repassar o cargo ao primeiro vice. O Código de Ética da Casa, por sua vez, afirma que os deputados têm de cumprir as normas internas sob pena de responder a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

Na conversa com a reportagem, Rose manifestou estranheza com o fato. Ela lembrou ter falado com Maia na semana passada e disse que ele não a avisou de qualquer viagem. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo anuncia 5 mil moradias para São José dos Campos

Estadão


Credito: Reprodução / Rede VanguardaO governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 26, a construção de cinco mil moradias em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde uma reintegração retirou diversas famílias de um terreno ocupado irregularmente. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, após assinatura do convênio que autoriza o repasse do aluguel social para auxiliar os ex-moradores do espaço.

As unidades habitacionais são uma parceria entre os Governos Estadual (CDHU e Casa Paulista) e Municipal. A Prefeitura de São José dos Campos já disponibilizou terrenos para a construção imediata de 1,1 mil moradias populares.

A previsão de entrega é de 18 meses. As demais unidades, que serão viabilizadas nos próximos anos, ainda dependem de definição de áreas. As moradias serão destinadas às famílias com renda de até três salários mínimos, que não tenham imóvel e atendam aos critérios dos programas sociais de habitação.


Aluguel social. O auxílio aluguel para as famílias será de até R$ 500. A duração do benefício será de seis meses, podendo ser prorrogada até as famílias receberem o atendimento habitacional por definitivo.

Os pés podem ser a tradução da cabeça




Como Jânio Quadros antes da renúncia à Presidência, como Barack Obama depois de escancarado o impasse no Iraque e no Afeganistão, como Sérgio Cabral sempre que se aproxima a estação das chuvas, o prefeito Gilberto Kassab traduziu com os pés, nesta quarta-feira, a confusão mental de quem fundou um partido que não é de esquerda, não é de direita e não é de centro, namora simultaneamente o PSDB e o PT e flerta com Lula sem romper o noivado com José Serra. O prefeito pode acabar descobrindo que quem se oferece a todo mundo não consegue freguês nenhum.

Dia sem Globo fracassou



Boicote a Globo não pegou

A campanha virtual Dia sem Globo fracassou mais uma vez. Os internautas anunciaram uma mobilização para não assistir ontem a emissora em protesto ao BBB12.

Não deu certo. Ontem, a Globo marcou uma média diária de quinze pontos de audiência, segundo o Ibope na Grande São Paulo. É o mesmíssimo número alcançado na terça-feira, véspera do boicote.
Em 2010, o mesmo movimento contra a Globo não deu certo durante a Copa do Mundo. Um grupo de internautas se rebelou contra o bate-boca entre Dunga e Alex Escobar.

Assim caminha o Brasil

Esta notícia é um deboche ao brasileiro e uma desmoralização, mais uma, pra justiça de Alagoas. Presos fazem festa de natal na carceragem e publicam fotos no facebook. Leia:

Portal Terra:


A Justiça de Alagoas autorizou que um prefeito preso cinco vezes em três operações da Polícia Federal e um ex-deputado federal, também preso, por assassinato, comemorassem a festa de Natal na carceragem da Casa de Custódia em Maceió, com direito a fotografia, peru assado, tender e torta. As imagens foram parar na internet.


Na foto, aparecem o prefeito da cidade de Traipu, afastado do cargo por desvio de verbas de merenda escolar, Marcos Santos (PTB), a mulher dele, Julianna Kummer, o ex-deputado federal acusado de homicídio Francisco Tenório (PMN) e a mulher dele, a prefeita de Chã Preta, Rita Tenório. Dividem ainda a foto os filhos dos dois políticos. As imagens foram postadas no site Facebook e, logo depois, retiradas do ar.

A diretora da Casa de Custódia, Maria Gorete, disse que a ceia de Natal foi realizada no dia 24 de dezembro. “Era dia de visita, o juiz autorizou, nada está fora da normalidade. Trabalhei no Manicômio Judiciário, lá fazíamos São João e outras festas. Não sei porque isso chama a atenção da imprensa”, disse.

Questionada sobre a quantidade de pessoas na carceragem – 16 -, discordou: “Não tem uma quantidade grande. Só o doutor Chico, filha, sobrinho, e o pessoal da parte do Marcos Santos.”

Além de Marcos Santos e Francisco Tenório, estava preso o ex-deputado José Maria Tenório, irmão de Francisco. Ele não aparece na foto.

Quem são os doutores, segundo a diretora:


Marcos Santos é acusado de desviar R$ 16 milhões, em três operações da Polícia Federal, todas por corrupção. Foi preso cinco vezes. Em outubro do ano passado, ele escapou do cerco policial na cidade de Traipu, a segunda mais pobre do Brasil: ele fugiu de lancha pelo rio São Francisco.

Segundo a PF, ele desviou o dinheiro da merenda escolar e do transporte escolar para comprar fazendas, carros de luxo, caçambas e uma lancha. Nas escolas de Traipu, as crianças comiam bolacha com suco em pó, misturado à água. Em uma das ações, o Ministério Público Federal pede 100 anos de prisão ao prefeito, afastado por ordem da Justiça Federal.


Francisco Tenório é acusado de participar de um consórcio de deputados para matar o cabo da Polícia Militar, José Gonçalves, na década de 90. Após o crime, segundo as investigações, houve uma festa na fazenda do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Albuquerque (PT do B), outro acusado pelo crime.

Além disso, Tenório foi indiciado pela Polícia Federal nas investigações da Operação Taturana. Segundo a PF, ele participou de uma organização criminosa que desviou R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa.

Alagoas tem 500 presos sob custódia, espalhados em delegacias. Desses locais, 13% estão com os prédios condenados. Não há registros de festas de Natal realizado nas outras carceragens. “Administrar três presos é diferente de administrar todos em uma comemoração”, disse o juiz Braga Netto.

Constrangimento em Cuba




Na viagem que fará a Cuba na semana que vem, Dilma Rousseff no máximo falará de passagem com Raul Castro sobre a questão dos direitos humanos.

Por tradição, dizem em uníssono os diplomatas, o Brasil é “contra a interferência em assuntos internos”. De qualquer forma, se tocar mesmo no tema com Raul, isso nunca será comentado em público.

Beleza. Mas Dilma não poderá ficar calada quando for perguntada pelos jornalistas brasileiros, durante sua estada na ilha, sobre o dissidente morto na cadeia na semana passada ou sobre a blogueira Yoani Sánchez. O constrangimento será, portanto, incontornável.

Os assessores de Dilma ainda não bateram o martelo sobre como diminuir esse dano na imagem da presidente. Serão feitas reuniões nos próximos dias para definir a melhor estratégia.

Rio: Prédios desabam na Avenida Treze de Maio, no Centro


O Globo



Dois prédios no Centro do Rio desabaram na noite desta quarta-feira. De acordo com as primeiras informações, teria havido uma explosão. Primeiro o Centro de Operações informou que o desabamento havia sido parcial. Viu-se depois que foi total. Até às 23h, o número de vítimas era de 12 pessoas.

De acordo com informações a Rádio CBN, bombeiros, guardas municipais e agentes da Polícia Militar. Bombeiros teriam pedido para as pessoas saíssem de perto, uma vez que haveria forte cheiro de gás no local.

De acordo com imagens da prefeitura, o acidente atingiu grande área, inclusive carros e motos. Um dos edifícios tinha 20 andares. O outro, 17. 

Tarifa de chamada de telefone fixo para celular será reduzida


O Globo


A partir de 24 de fevereiro, os consumidores pagarão menos pelas chamadas telefônicas de fixo para móvel. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu que o valor das tarifas dessas chamadas será reduzido.

Em média, a queda será de 10,78% sobre os valores pagos pelos consumidores, atualmente. A medida foi aprovada na noite desta terça-feira. A queda das tarifas, segundo o diretor da Anatel, Jarbas Valente, deverá significar uma queda de 0,05 ponto percentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano.

A decisão faz parte de uma norma da Anatel, aprovada em outubro de 2011, que define que os usuários deverão ser beneficiados com a redução de tarifas, de forma gradual, até 2014. A ideia é fazer com que os consumidores possam obter ganhos de até 45% no que se refere ao pagamento de tarifas telefônicas.

Justiça do RN condena 16 vereadores de Natal por corrupção


Folha.com


Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte condenou 16 acusados de participação num esquema de corrupção que envolveu vereadores de Natal e empreiteiros.

Os vereadores são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles teriam recebido propina para favorecer um grupo de empresários da área de construção civil durante a votação do Plano Diretor de Natal, em 2007. Ao todo, 21 foram denunciados pelo Ministério Público Estadual.

Na sentença proferida na segunda-feira (23) pelo juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal de Natal, dois réus foram absolvidos de todas as acusações --o presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins (PV), e o ex-vereador Sid Fonseca.

Joseilton Fonseca, José Pereira Cabral e João Cabral Hernandes, bem como o empresário Ricardo Abreu, foram absolvidos da acusação de lavagem de dinheiro, mas Abreu foi condenado por corrupção ativa.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Filha de Chávez leva à web um leque de dólares





Rosines Chávez, 14, filha mais nova do presidente venezuelano, proporcionou a Hugo Chávez um estrago político que nem o mais aguerrido opositor conseguiria produzir. A garota golpeou o pai com uma foto. Um retrato do descalabro.

Rosines exibiu-se na web com a metade inferior do rosto recoberta por um leque de notas de dólar. A imagem ateou fúria instantânea nos venezuelanos, submetidos a um torniquete cambial que limita a compra da moeda americana –US$ 3 mil para viagens e US$ 400 para compras na internet.

Plugados nas redes sociais, os patrícios de Hugo Chávez recorreram à zombaria para criticar o privilégio estampado na foto dolarizada de Rosines. Foram à internet três dezenas de imagens satíricas.

No lugar das notas de moeda americana, simularam-se ‘leques’ com produtos que o modelo econômico de Chávez faz escassear nas gôndolas dos supermercados –óleo de cozinha e farinha de milho, por exemplo.

Incomodada, a mãe de Rosines, Marisabel Rodriguez, defendeu a filha no twitter. Segunda mulher de Hugo Chávez, já separada dele, a genitora prestimosa anotou:

“Eu disse a ela que seu erro não foi tirar a foto, mas em vez disso postá-la em uma mídia onde há pessoas ignorantes que não respeitam os outros.”

De fato, a internet tornou-se um território eclético. Quem observa a manifestação iconográfica da filha de Chávez e a reação escrita da ex-mulher de Chávez fica tentado a substituir a expressão ‘primado da ignorância’ por ‘patriarcado da mediocridade’.

A polícia tem que descer o cacete nesses ordinários!!!


Um repórter do Estadão flagrou um dos “humanistas democratas” convocados pelo Coletivo Desentorpecendo a Razão murchando o pneu do carro do prefeito Gilberto Kassab. Vejam o vídeo. Notem a reação do rapaz.


Segundo os ministros petistas Gilberto Carvalho e Maria do Rosário; o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e Rui Falcão, presidente do PT, violenta é a PM.

O lugar desse coroa disfarçado de moleque, ameaçando o trabalho da imprensa, garantido pela Constituição, é a cadeia, não as ruas.

Brasil concede visto à blogueira cubana Yoani Sánchez



A blogueira cubana Yoani Sanchez trabalha em sua casa, Havana

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira que concedeu visto de entrada no Brasil para a blogueira cubana Yoani Sánchez. Uma das mais célebres dissidentes do regime comunista de Cuba, Sanchéz foi convidada para participar da exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta Cláudio Galvão, em 10 de fevereiro, na cidade de Jequié, na Bahia. O visto brasileiro, porém, não garante a entrada da blogueira no país. Para viajar, ela precisa da autorização do próprio governo cubano.

Uma das entrevistadas do documentário – que trata da liberdade de imprensa em Cuba e Honduras –, Yoani Sánchez pediu o visto à Embaixada do Brasil em Cuba na última sexta-feira, de acordo com um comunicado do Itamaraty. Ela também enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff, que visita Cuba no próximo dia 31, na qual pede uma audiência com a chefe de estado brasileira durante sua estadia em Havana.

A notícia da concessão do visto para entrar no Brasil foi comemorada por Sánchez em sua conta no microblog Twitter, mas ela ressaltou que a maior dificuldade é obter a autorização para sair de Cuba. "Já tenho visto para o Brasil. Agora falta o mais difícil, a permissão de saída", escreveu Yoani. 

Mais uma "vitória" do PT: Brasil cai 41 posições no ranking de liberdade de imprensa

Época

Favela de Antares: Ernani Alves, repórter da Band (dir.), que estava com o colega de trabalho, o cinegrafista Gelson Domingos, minutos antes dele ser baleado

O Brasil caiu 41 posições no Ranking de Liberdade de Imprensa, realizado anualmente pela organização Repórteres Sem Fronteiras. O país caiu do 58º lugar, que ocupava em 2010, para o 99º, no levantamento 2011-2012 divulgado nesta quarta-feira. Esta é a segunda queda mais acentuada entre os países da América Latina, destaca a entidade, que relaciona o péssimo desempenho brasileiro ao "alto índice de violência" e a mortes de jornalistas no ano passado (sem detalhar, a organização fala em três casos; em novembro, um cinegrafista foi morto ao cobrir uma ação do Bope no Rio). Só o Chile registrou performance pior que a brasileira na região, perdendo 47 colocações, principalmente em função dos protestos estudantis. A pesquisa, que completa uma década, atribui notas a 179 países de acordo com os perigos que os profissionais da imprensa encontram para trabalhar (os melhores colocados recebem pontuação negativa).

Aqui, os democratas de esquerda expõem seus argumentos


Meia-dúzia de gatos pingados — dado que São Paulo tem 11,4 milhões de habitantes — resolveu organizar um protesto no Centro de São Paulo contra a desocupação do Pinheirinho, a retomada da Cracolândia pelo estado democrático e de direito e sei lá quantas outras medidas tomadas pela legalidade. A PM fala em 200 manifestantes. Os que promoveram a baderna dizem ter reunido mil pessoas. Um número ou outro, trata-se de uma manifestação da extrema minoria. Quando se considera o número de “entidades” que o promoveram, o número de siglas é quase tão grande como o de pessoas. Vimos os métodos e os argumentos: pancadaria, confronto com a polícia, socos, chutes, mastro de bandeiras na cabeça. É o que entendem por democracia: espancar os adversários. E, é evidente, acusam a Polícia Militar de ser violenta.

Tumulto na Praça da Sé durante a saída do prefeito (Foto: Marcio Fernandes/Agência Estado)

Seguranças tentam conter manifestantes na manhã desta quarta (Foto: Vanessa Carvalho/News Free/AE)


Manifestantes chutam carro durante protesto nesta quarta-feira (Foto: Marcio Fernandes/Agência Estado)

Acima, vocês vêem o carro em que estava o prefeito Gilberto Kassab (PSD) sendo chutado por “manifestantes”. Embora ele esteja namorando a idéia de apoiar o candidato do PT à Prefeitura, vou deixar claro por que essa é a primeira manifestação em defesa da candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura. O petista já havia anunciado, em claro desrespeito à lei eleitoral, que a campanha começaria hoje. E começou.

A polícia tem que "baixar o sarrafo" nestes vagabundos. E mais, mete-los na cadeia por muitos anos, afinal este lixo esquerdopata não serve absolutamente para nada!

Alô, governo de SP, Justiça e Ministério Público! Hora de combater os criminosos da rede. Cadeia para os mentirosos!


Reinaldo Azevedo


É impressionante!

Multiplica-se na rede a delinqüência originalmente veiculada pela Agência Brasil, sob o comando da EBC, segundo a qual houve mortos na desocupação do Pinheirinho. Há vídeos circulando na rede que acusam, entre outras coisas:
- a Polícia Militar de esconder corpos;
- o governo e a PM de separar as crianças de seus pais;
- a prática de tortura.

E onde estão as evidências? Não há! Até porque não aconteceu nada disso. Afirma-se que, entre os mortos, há crianças. São criminosos operando a serviço de teses políticas. A EBC publicou hoje uma patética reportagem desmentindo o que ela própria havia divulgado ontem (as tais mortes) e, mais uma vez, atropelou a boa técnica jornalística e o bom senso.

A expressão na Internet é e deve continuar livre. Mas ninguém tem licença para usar a rede para cometer crimes. Acusar a Polícia Militar, o governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Campos de esconder corpos é crime — no caso, de calúnia. E o lugar de caluniadores é a cadeia.

Ou os entes do estado reagem contra os criminosos, ou eles progridem! É perfeitamente possível chegar à origem dessas mensagens e responsabilizar seus autores, segundo as regras vigentes no estado democrático e de direito.

Preocupação do PT com reintegração de posse em SP difere da dispensada às tragédias das chuvas


Ponte Nova, na zona da mata mineira, é uma das cidades que decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso
Minas Gerais

Espírito Santo


Rio de Janeiro

Quem ouve e lê as declarações de Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, sobre a reintegração de posse em São José dos Campos, no interior paulista, chega a pensar que os palacianos estão condoídos com a situação dos moradores que por decisão da Justiça tiveram de sair da área conhecida como Pinheirinho. Ao criticar a ação da Polícia Militar, que fez valer uma decisão judicial ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carvalho disse que a cidade do Vale do Paraíba foi tomada por uma “praça de guerra”.

As declarações do secretário da Presidência nada mais são do que oportunismo eleitoral, pois aos petistas interessa estocar ao máximo os adversários, a começar pelos filiados ao PSDB, como é o caso do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

Não se trata de defender a ação policial na íntegra, mas de mostrar aos leitores que essa repentina preocupação do petista Gilberto Carvalho e alguns companheiros de legenda não se fez presente por ocasião das recentes tragédias provocadas pelas chuvas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, estados que contabilizaram dezenas de mortos e desaparecidos por causa de inundações e desmoronamentos, algo que poderia ser evitado se o Palácio do Planalto se preocupasse com a gazeta oficial.

Para piorar a situação, assessores próximos à presidente Dilma Vana Rousseff evitam comentar o fato de o ministro Fernando Bezerra (PSB), da Integração Nacional, ter direcionado ao estado de Pernambuco quase 90% das verbas federais para o combate a enchentes, o que deixou diversos estados brasileiros à deriva sob as águas celestiais.

Outro ponto que merece destaque nesse cenário de tragédia é que o atual ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, foi prefeito de Belo Horizonte, uma das cidades mais atingidas nessa temporada de chuva, algo que se tem conhecimento desde 1500. Ano que Pedro Álvares Cabral aportou na outrora Terra de Vera Cruz.

90% apoiam internação involuntária de viciados



Para 9 em cada 10 brasileiros, um adulto dependente de crack deve ser internado mesmo contra a vontade. Homens e mulheres, de todas as idades, têm praticamente a mesma opinião, mostra pesquisa nacional do Datafolha feita na semana passada.

O tema é polêmico desde o lançamento do plano federal de combate ao crack, em dezembro, e o início da ação policial na cracolândia paulistana.

A pesquisa mostra que 2% dos brasileiros com mais de 16 anos (cerca de 3 milhões de pessoas) dizem já ter experimentado a droga. É mais que o dobro da estimativa de usuários no país.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defende a internação involuntária, apoiado por psiquiatras especializados na área. O Conselho Federal de Psicologia é contra.

O Datafolha ouviu 2.575 pessoas em 159 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Supermercados paulistas deixam de distribuir sacolas plásticas


O Globo



Os supermercados do Estado de São Paulo deixarão, a partir desta quarta-feira, de distribuir sacolas plásticas aos consumidores.

A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e prevê um incentivo à utilização de meios sustentáveis no transporte das compras. São Paulo será o primeiro estado brasileiro a adotar esse procedimento.

A adesão dos 1,2 mil supermercadistas associados à Apas passa dos 95%, segundo a associação e conta com redes como Carrefour, Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Coop e Sonda. A estimativa é que sejam eliminadas mais de mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis distribuídas no estado a cada ano. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aula prática de mau e de bom jornalismos - “PM do PSB e do PT deixa estudante negro do Piauí cego de um olho; Gilberto Carvalho e Maria do Rosário fingem que nada aconteceu”


estudante-cego

É Hudson Silva. Ele estuda filosofia na Faculdade Federal do Piauí e participava de uma das manifestações organizadas em Teresina contra a elevação da tarifa de ônibus. Fragmento de uma bomba de efeito moral usada pela PM para reprimir o protesto — violento, é bom que fique claro — o deixou cego do olho direito.

Agora vamos ao título lá do alto. O que lhes parece? Imito o procedimento das milícias esquerdopatas que atuam nas redes sociais e nos sites e portais da grande imprensa (aliás, nas redações também!). É claro que se trata de uma partidarização detestável do fato. O grave, é que a imprensa por enquanto séria está se deixando contaminar por essa prática — desde, é claro, que o partido atacado não seja, como é o caso, de esquerda.

Foi parar no Jornal Nacional o conflito entre um PM e um estudante invasor da USP — que lhe disse algo inaudível no vídeo, que o deixou furioso. O estudante em questão é um notório militante pró-invasão. Tocava, junto com outro invasor, um bar — isto mesmo!!! — na área pública invadida. Não saíram uma palavra e uma linha na chamada grande imprensa sobre a privatização do espaço público. Mais: foi parar em rede nacional a acusação de racismo. Afinal, o estudante é mestiço — nota: ele não era o único do grupo, como acusou um certo frei. Voltemos  ao Piauí.

A manchete lá do alto, é construída a partir de fatos, a saber:
1) O Piauí é governado por PSB e PT;
2) a PM do Piauí está, pois, sob o controle desses dois partidos;
3) houve um choque entre estudantes e PM;
4) fragmento de uma bomba de efeito moral deixou cego de um olho o estudante Hudson Silva;
5) Hudson Silva é, segundo os critérios adotados pelos militantes, negro — tão negro como o tal estudante da USP;
6) os dois ministros petistas não disseram mesmo nada a respeito.

Alguma emissora de televisão se interessou em conversar com o estudante do Piauí, que ficou cego de um olho? Alguma entidade de defesa dos negros acusou a prática de racismo? Alguém se lembrou de perguntar se houve ou não exageros da PM (o mesmo se diga de Pernambuco e Espírito Santo, também governados pela dupla PSB-PT)? Por que um “negro da USP” é uma causa — adotada até pela grande imprensa —, mas um “negro do Piauí” não interessa a ninguém? Será que as forças ainda dispostas a enfrentar o petismo terão, também elas, de criar uma máquina de mentiras e distorções para enfrentar a outra máquina de mentiras e distorções?

A grande imprensa, com raras exceções, está se tornando refém das ONGs e dos grupos organizados de pressão. Como eles correram para condenar a ação do PM na USP, acusando até racismo, o jornalismo foi atrás. Como eles ignoraram os eventos do Piauí, de Pernambuco e do Espírito Santo (afinal, os petistas financiam boa parte das entidades e as dirigem), então a grande imprensa faz o mesmo.

Atenção Gilberto Carvalho, a polícia do PT e coligados estão arrebentando estudantes na PANCADA!!!


Pernambuco - Gov. Eduardo Campos (PSB) 

Parceiro político do PT!





Governo Federal não se manifestou sobre a violência da polícia em Pernambuco.






Piauí - Gov. Wilson Nunes Martins (PSB) 

Parceiro político do PT!





Governo Federal não se manifestou sobre a violência da polícia em Piauí.