domingo, 30 de setembro de 2012

Saiba por que Eike Batista quer comprar o SBT

Murdoch: interessado em ser sócio de Eike

São dois os motivos que levam Eike Batista a pensar na compra do SBT. O primeiro é Rupert Murdoch. O magnata australiano procurou Eike recentemente propondo sociedade em uma empreitada televisiva no Brasil. O australiano ficaria com 30%. A segunda razão é Lula, hoje próximo de Eike. Lula o tem incentivado a pensar com carinho no negócio. Eike ainda não abordou o assunto com Silvio Santos.

Mensalão II vai pegar Pimentel, Benedita e Vicentinho do PT.


:

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos pelo esquema para pessoas ligadas ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a outros políticos petistas.O novo inquérito, a ser instaurado na Justiça Federal em Belo Horizonte, também vai investigar repasses a pessoas que trabalharam com os deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP), além de dezenas de outras pessoas e empresas que receberam dinheiro do esquema. 

Adeus ao mito.


O tempo costuma ser o maior aliado da verdade, o que dá esperança aos defensores da decência

Adeus, mito Lula.
Fidel Castro, repetindo o também tirano Adolf Hitler, disse certa vez que a História iria absolvê-lo. Winston Churchill, por sua vez, teria dito que a História seria boa com ele, afinal, ele mesmo pretendia escrevê-la.

Os vencedores dominam a prensa, principalmente em países sem ampla cultura de liberdade, como Cuba.

Mas, na Inglaterra, há liberdade, e se a História foi mesmo favorável a Churchill, isso se deve aos seus acertos maiores que erros, e não ao seu poder de influência sobre a imprensa e o pensamento.

Já Fidel certamente não será absolvido pela História, a despeito da ditadura e da máquina de propaganda que montou em sua ilha particular.

Em outras palavras, o tempo costuma ser o maior aliado da verdade, o que dá esperança aos defensores da decência.

Nem sempre ela vem à luz.

Mas quando há alguma liberdade de pensamento e de imprensa, cedo ou tarde os fatos emergem do pântano da ignorância, espalhando seu odor antes disfarçado.

É possível enganar algumas pessoas por muito tempo, mas é difícil enganar todos, o tempo todo.

Disse isso tudo para chegar ao Nosso Guia.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva parecia acreditar na possibilidade de ser absolvido pela História.

Na verdade, vaidoso que só ele, Lula certamente tinha a esperança de ser reverenciado pela História.

O tempo mostraria que o Mensalão não passara de uma armação de golpistas da elite para manchar a honra deste grande estadista do povo.

Não tão rápido...

Aos poucos o Brasil vai mudando, e o mito Lula vai sendo desconstruído.

O julgamento da História, quando passar o burburinho do momento, será duro com o líder do PT.

Afinal de contas, ao contrário da propaganda dos “intelectuais” durante décadas, a verdade é que não há nada de louvável em sua trajetória.

Desde os tempos de sindicalista até a posição de ex-presidente, Lula tem sido uma pessoa que merece raríssimos elogios, e infindáveis críticas.

Rótulos como “egocêntrico”, “megalomaníaco”, “mitomaníaco”, “imoral” e “inescrupuloso” combinam infinitamente mais com sua pessoa do que os adjetivos criados pelos “intelectuais” bajuladores do “homem do povo”.

Lula sempre fez tudo em causa própria, sempre demonstrou uma sede incrível pelo poder, e se mostrou disposto a quase tudo em nome deste objetivo.

Com o tempo, isso tudo ficará mais claro para as pessoas.

O “legado” sócio-econômico, um dos poucos pilares que seus acólitos usam para sustentar a imagem do mito, também será desfeito com o passar do tempo.

Ficará evidente para muitos que tudo não passou de uma enorme onda de fora, mais especificamente da China, que inflou as economias dos países emergentes ricos em recursos naturais como o Brasil.

Tudo isso com o auxílio das turbinas monetárias dos bancos centrais de países desenvolvidos.

Até mesmo uma das poucas áreas que muitos ainda concedem o epíteto de “gênio” ao Lula será revisada em breve.

Lula não é um “gênio” da política.
Sim, ele tem algum carisma, em parte porque o povão se identifica com seu jeito.

Sim, ele tem alguma habilidade na comunicação com as massas, abusando de retórica sensacionalista e demagógica.

Por esta ótica, ele seria quase tão “gênio” quanto Hitler ou Mussolini, nada que uma pessoa minimamente íntegra poderia se orgulhar.

Mas nem mesmo isso é tão verdadeiro assim.

As pessoas se esquecem de que Lula perdeu três eleições seguidas para presidente!

Que grande comunicador invencível é esse?

Depois ele conseguiu eleger seu “poste”, mas, novamente, isso se deve bem mais ao crescimento chinês e às peripécias de Bernanke do que ao seu talento para transferir votos.

Lula contou mais com a sorte do cenário externo do que qualquer coisa.

Isso começa a ficar claro agora nas eleições municipais, durante o julgamento do Mensalão, em que Lula não chega a ser um grande puxador de votos para prefeitos.

Alguns já ensaiam até um afastamento gradual da figura do todo-poderoso, enquanto o próprio aproveita para se aproximar de Paulo Maluf.

O “gênio” da política, ao que parece, não passa de um analista cego que ignora as mudanças no país e a crescente demanda por mais ética por parte da classe média.

Não há muito espaço para o fisiologismo escancarado de Lula nessa configuração.

Posso estar sendo otimista demais, esperançoso ao extremo.

Reconheço.

Pode ter muito de desejo em minha análise.

Mas acredito, realmente, que o Brasil irá amadurecer com o tempo a ponto de compreender que Lula foi uma enorme mancha negra na política nacional.

Maluf, Collor, Sarney e tantos outros ainda estão por aí, é verdade, todos inclusive aliados do próprio Lula.

Há muita ignorância no país; os safados se fartam. Mas, ao menos, nenhum deles goza de uma aura de santo, de estadista, de líder popular disposto a sacrifícios pelo povo.

A imensa maioria os enxerga como são: oportunistas inescrupulosos que só querem o poder. Lula, finalmente, fará parte dessa lista.

De preferência no topo dela, pois essa liderança ele merece.

O Brasil ainda vai conviver com os estragos institucionais e morais causados pela gestão Lula por muito tempo.

Mas tudo indica que o mito será destruído de vez.

Os canalhas que ajudaram a criá-lo farão o que sabem fazer: dissimular e fingir que nunca tiveram nada com aquilo, que estão muito decepcionados.

Alguns ainda insistem em inflar o mito, talvez calculando que o estrago não será fatal e que a lealdade, moeda importante na máfia, será muito bem compensada se o homem regressar com tudo ao poder. Quem viver, verá.

De minha parte, resta a consciência limpa de jamais ter acreditado, por um único segundo, nesse sujeito indecente, por ter combatido tudo o que ele representa desde o primeiro momento, por ter alertado em dezenas de artigos e vídeos para os riscos que ele representava.

Lutei a boa luta dentro de minhas limitações, e isso me dá orgulho.
É hora de aproveitar o regozijo merecido e observar o crepúsculo do mito Lula, ainda que a Justiça, para ser efetivada, tivesse que condená-lo como “o chefe” do maior escândalo de corrupção da história de nosso país.

Mas aí já seria sonhar alto demais.

Sou mais realista, e me contento com menos.

Basta vê-lo desmoralizado.

E saber que, para alguém vaidoso como ele, deve ser desesperador imaginar que o futuro reserva palavras nada bonitas sobre sua história, apesar da máquina de mentira a seu dispor.

Adeus, mito Lula. Já vai tarde!

Por Rodrigo Constantino

Inspetor da Anac pode aplicar exames de habilitação mesmo com o documento vencido


Coronel aplicou exame em Goiânia 
com habilitação vencida

Você já imaginou ir ao Detran fazer teste de direção e saber que o avaliador está com a carteira de motorista vencida há cerca de um ano? Pois é justamente o que a Anac não acha nada demais nos exames de habilitação aplicados por seus inspetores de aviação civil. Em Goiânia, no mês passado, essa prática arriscada entrou em vigor. Mesmo com a própria habilitação vencida, o coronel Elsio Rocha aplicou exame em oito pilotos com o mesmo problema que ele. A Anac diz que se fizer cursos de reciclagem e treinamento os inspetores não precisam portar habilitações em dia.

Por Lauro Jardim

Onde está Pizzolato, réu do mensalão já condenado por três crimes?


Justiça Federal do Rio tenta há mais de dois anos intimar o ex-diretor do BB, que está sumido



A Justiça Federal do Rio de Janeiro tenta há mais de dois anos intimar o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, réu do processo do mensalão em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Num despacho do último dia 13, duas semanas depois de Pizzolato ser condenado no STF, a juíza federal Simone Schreiber atestou o sumiço do réu.

Ela é titular da 5ª Vara Federal Criminal do Rio, onde o ex-diretor do Banco do Brasil responde por crime contra o sistema financeiro nacional, supostamente cometido antes das acusações de participação no mensalão.

O processo no Rio foi aberto em 2004 e, desde o recebimento da denúncia, em julho de 2010, a Justiça Federal tenta encontrar Pizzolato. As últimas tentativas foram feitas depois de iniciado o julgamento no STF.
A juíza Simone Schreiber determinou em 6 de agosto que o réu fosse intimado num endereço em Copacabana, quatro dias depois de os ministros do STF começarem a julgar o mensalão.

O Globo

SP: empréstimo de bicicleta cresce 65% em um mês


Sistema criado em maio na capital fez 8.200 viagens em setembro, tem 25 mil ciclistas cadastrados e tendência é se expandir


Com quatro meses de funcionamento, o sistema de empréstimo de bicicletas em São Paulo já tem 25 mil ciclistas cadastrados. Neste mês, mais de 8,2 mil viagens foram registradas nas 31 estações – alta de 65% em relação a agosto. E a tendência é aumentar mais. Até o fim do ano, o programa vai chegar a outros 69 endereços e facilitar a integração com a rede de metrô e trens.

O Estado de S. Paulo

640 candidatos a prefeito correm o risco de ganhar e não levar


No próximo domingo, candidatos em 602 cidades tem futuro incerto

O Globo

A uma semana do primeiro turno das eleições municipais, 640 candidatos a prefeito em 602 cidades podem ir para as urnas no próximo domingo ainda sem saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos. Ou seja, podem até ganhar, mas correm o risco de não assumir o cargo. Isso acontece porque esses políticos estão com as candidaturas indeferidas ou cassadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou os recursos.

Até o momento, a Corte analisou 241 processos referentes a candidaturas ao Executivo, incluindo casos de concorrentes que tiveram o registro aprovado em instâncias anteriores e contestado por partidos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

sábado, 29 de setembro de 2012

Apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos em São Paulo



A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado (29), de parada cardíaca, em São Paulo.

Hebe retirou um tumor no intestino em 11 de março deste ano. Anteriormente, em 2010, ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.

Em junho, outro susto: no dia 12, a apresentadora foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. Um mês depois, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.

"Cabeças" do Mensalão devem continuar no PT, apesar do estatuto mandar expulsar.



José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino terão que enfrentar, se condenados no STF (Supremo Tribunal Federal), como já foi João Paulo Cunha, um novo julgamento. Aprovado em fevereiro pelo Diretório Nacional, o estatuto do PT determina que sejam expulsos filiados condenados por crime infamante ou prática administrativa ilícita, com sentença transitada em julgado. No caso de Delúbio, seria a segunda expulsão. Ele se refiliou em 2011, após deixar a legenda em 2005.

Letra morta O trio de ex-dirigentes da sigla será julgado por formação de quadrilha e corrupção ativa a partir da semana que vem. Petistas descartam mudar o estatuto. Avaliam que o mais provável é que a legenda deixe de aplicar a cláusula de expulsão.(Do Painel da Folha)

Por Coroneleaks

Kate Middleton tem novas fotos nuas divulgadas por revista dinamarquesa


Foto: Reprodução

A revista "Se og Hør", da Dinamarca, divulgou novas fotografias que seriam de Kate Middleton fazendo topless durante férias com príncipe William.

Kim Henningsen, editor da revista, foi perguntado se publicaria fotos como estas da princesa da Dinamarca. "Ela sabe o que fazer como membro da família real. Ela nunca aparecia em fotos como estas". 

"Não é o Palácio Real Britânico que escolhe o que será publicado na 'Se og Hør'. Esse é o meu trabalho. É sempre relevante quando uma princesa ou a futura rainha da Inglaterra faz topless. Se a família real quer nos processar, então vai acontecer e nós lidaremos com isso", completou Kim, não temendo um possível processo da Família Real britânica.

O mascote

Foto

Vinte anos depois, Collor ainda responde no STF por crimes

Ex-presidente ainda terá que se defender por corrupção e peculato


Vinte anos depois de entrar para a História como o primeiro presidente da República a ser afastado do cargo por crime de responsabilidade, o agora senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ainda tem contas a acertar com a Justiça brasileira.

O ex-presidente é acusado de cometer corrupção passiva, peculato e falsidade ideológica no Supremo Tribunal Federal (STF), mesma Corte que hoje julga o escândalo do mensalão no governo Lula —que reúne no banco dos réus aliados e algozes de Collor, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e o ex-ministro José Dirceu.


Os crimes teriam sido praticados quando Collor ocupava a Presidência. Desde outubro de 2009, o processo está parado no gabinete da ministra Cármen Lúcia.

O procurador da República autor da denúncia, Luis Wanderley Gazoto, acredita que dois dos três crimes imputados a Collor — corrupção passiva e falsidade — possam estar prescritos. No caso de peculato, o ex-presidente só não se beneficiaria com a prescrição em caso de condenação à pena máxima de 12 anos de detenção, conforme o procurador.


O Globo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tributação sobre a cerveja subirá menos em outubro, diz Receita




O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informou nesta sexta-feira (28) que decretos presidenciais que serão publicados no "Diário Oficial da União" nos próximos dias mudarão o formato de tributação que seria implementado sobre as cervejas a partir de outubro deste ano.

Pelas regras anteriores, a cerveja teria um aumento de tributação de 2,85% a partir de outubro deste ano para as fábricas, que concentram o recolhimento de impostos por toda cadeia. Pelo novo formato, que será formalizado nos próximos dias, o aumento da tributação sobre a cerveja será menor no início do próximo mês: de 2,15%. Em abril, será implementada uma nova etapa de reajuste, com um novo aumento de 0,2% na tributação.

“Arruaceiro” e “Safadowski”

"O Safadowski quer livrar, 
quer safar todo mundo"


O deputado catarinense Esperidião Amin tem uma forma muito peculiar de se referir a Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, até agora os dois principais personagens do julgamento do mensalão no STF. Para Amin, Barbosa é o “arruaceiro” e Lewandowski, o “Safadowski”:

– O Joaquim é arruaceiro porque interrompe todo mundo, dá esporro, se movimenta. O “Safadowski” quer livrar, quer safar todo mundo.

Por Lauro Jardim

Aécio Neves diz que Lula age como chefe de facção

O senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva age "como líder de facção" e mancha a própria biografia ao defender os réus do mensalão. Para Aécio, Lula ataca a oposição "de forma extremamente agressiva" nos palanques eleitorais. "O lulismo, da forma que existia, quase messiânico, que apontava o dedo e tudo seguia na mesma direção, não existe mais", afirmou o senador.

Uninove, que recebeu Haddad e Lula, está resolvendo em tempo recorde os seus processos no MEC.



Ontem, Lula e Haddad estiveram na Uninove, uma universidade privada de São Paulo que enfrenta vários processos por irregularidades. Ceder a sua marca e as suas instalações para um ato político e eleitoreiro deve ser em reconhecimento ao excelente tratamento que, nestes casos, recebeu do MEC.


A Uninove está recorrendo contra uma decisão do Conselho Nacional de Educação que reduziu as vagas do curso de Direito de 1.210 para 800, em 2010, por péssima qualidade e falta das condições mínimas de oferta de tamanho número de vagas. Alguém acha que vai perder?


No último resultado do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), divulgado em janeiro, apenas 166 alunos da Uninove foram aprovados. Ao todo, 989 estava inscritos no processo. Ou seja: 16,8%. Mesmo assim, o curso recebeu nota 5 (máxima) no IGC (Índice Geral de Cursos), índice do Ministério da Educação que mede a qualidade do curso.

O mesmo tipo de "casualidade" já ocorreu com o curso de Medicina, que foi condenado a tomar medidas saneadoras e a corrigir sérias deficiências. Em segunda visita, os avaliadores do MEC de Haddad deram por satisfeitas as exigências quanto a falta de professores qualificados e de instalações adequadas para o funcionamento do curso. Para maiores detalhes, leia aqui, clicando em "Ocorrências". Eles não têm vergonha na cara!

Por Coroneleaks

Vamos passear pela Idade Média, por Sandro Vaia



No Irã, na Coréia do Norte, na China e agora em Campo Grande, no vistoso estado do Mato Grosso do Sul, o Google passa por maus bocados.

Um candidato a prefeito do PP, um certo A.Bernal, que por sinal trabalha como “comunicador”, uma espécie de Russomano pantaneiro, se sentiu ofendido com um post colocado no Youtube por alguns inimigos políticos, e provocou a prisão, pela Polícia Federal, do diretor do Google no Brasil.

Um juiz de Campo Grande mandou soltar o homem logo e evitou que o mundo se divertisse por mais tempo com a bizarrice. Seria mais ou menos como mandar prender o diretor do Correio pela entrega de uma carta malcriada.

Ainda não aprendemos a lidar direito com as novas tecnologias e confundimos plataformas de distribuição com produtores de conteúdo.

Estamos destinados a produzir ainda muitos episódios pitorescos que nos tornarão constrangedoramente semelhantes a ditaduras que ainda envergonham o planeta.

A proibição da exibição do trailer do grotesco documentário “Inocência dos Muçulmanos”, que tem provocado explosões de ira islâmica no mundo, é outro episódio dessa ridícula onda de intolerância.

Não é só no Google que os ventos não sopram a favor da liberdade de expressão. A vontade incontrolável de dirigir a opinião alheia é uma doença incurável do espírito humano.

O diretor de comunicação do PT, deputado André Vargas, no bojo de um ridículo manifesto do partido agredindo a Justiça, em função do julgamento do Mensalão,escreveu com todas as letras que a transmissão direta das sessões do STF constituía “uma ameaça à democracia”.

O jornalista Fabio Pannunzio, da TV Bandeirantes, anunciou na última quarta-feira, que estava abandonando a publicação de seu blog em função da perseguição que lhe vem sendo movida judicialmente pelo secretário da Segurança de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, pelas críticas que o jornalista tem publicado com relação à atuação da polícia paulista e mais especificamente da ROTA.

Como se não bastasse tudo isso, há ainda a nova ofensiva obscurantista movida por entidades racialisticamente corretas contra a obra de Monteiro Lobato: querem retirar das salas de aulas dois dos clássicos da literatura brasileira, que ajudaram a formar milhões de crianças - Caçadas de Pedrinho e Negrinha - porque Tia Nastácia foi vista subindo em árvores “como macaca de carvão”. O que seria então do Otelo de Shakespeare?

Em pleno começo do século XXI , estamos sendo convidados a passear pelos cenários da Idade Média. Péssima viagem a todos.

Bate-boca absurdo – Marco Aurélio diz que Barbosa pode não ter condições de presidir tribunal; Barbosa diz que Marco Aurélio só é ministro porque parente de Collor



Lamentável, sob qualquer aspecto que se queira, o bate-boca que vem a público entre os ministros do STF Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão. O erro primeiro, sem dúvida, é de Mello, que, não tem jeito, não resiste a um jornalista. Com ele, repórter jamais volta para a redação sem um texto. E, quase sempre, com declarações impróprias sobre os colegas. Por que um homem inteligente e capaz — e ele é essas duas coisas — não se contém? Perguntem à vaidade. Ontem, ele afirmou que Joaquim Barbosa pode não ter condições de presidir o Supremo em razão de seu temperamento. É um despropósito total!

Não lhe cabe fazer uma afirmação como essa! Está muito além do aceitável. Barbosa reagiu. E, para não variar também, exagerou. O ministro deveria ter claro que faz um grande trabalho como relator do mensalão, que tem tudo para entrar para a história. Por isso mesmo, deveria ser mais contido — mormente porque, com efeito, está a pouco mais de um mês de assumir a presidência do tribunal. Leiam postagem anterior.

Eis por que o Brasil de Lula tem de acabar para que nasça o Brasil dos brasileiros



Vamos lá! Eu não sei se Fernando Haddad, candidato de Lula (não exatamente do PT) à Prefeitura de São Paulo vai ou não para o segundo turno. Espero que não! E a razão é simples. O Brasil de Lula tem de acabar se o Brasil dos brasileiros quer nascer. E isso não é só retórica. Ontem, o ex-presidente comandou um ato em defesa do postulante petista com alunos beneficiados pelo ProUni. O palco do encontro foi a UniNove, instituição de ensino que está entre as mais contempladas com bolsas — muito especialmente em cursos que não requerem nada além de saliva e giz. Então vamos ver: beneficiados e beneficiários de um programa federal — financiado pelo estado brasileiro e, portanto, por não-petistas também — são mobilizados em apoio ao candidato do partido que está no governo; candidato esse que era o chefe da concessão dessas bolsas.

Isso seria um escândalo em qualquer país democrático do mundo. Tanto Lula como Dilma, quando candidatos, falaram a beneficiários do Bolsa Família, por exemplo. Trata-se de uma espécie de privatização, em favor de um partido, de programas que são financiados pelo estado brasileiro, por dinheiro público. É essencialmente imoral! Ainda que se possa alegar que as pessoas que lá compareceram o fizeram por conta própria, é evidente que a máquina de constrangimento sempre opera nessas horas. Ainda que não operasse, o PT não pode fazer de conta que os recursos que sustentam o programa pertencem ao partido.

Em sua vociferação, Lula, claro!, atacou as oposições, que estariam fazendo jogo rasteiro ao “explorar” o mensalão e se dedicou a seu esporte predileto nos últimos, deixem-me ver, 18 anos: atacar FHC! Leiam isto:

“No nosso governo, as pessoas são julgadas, e as coisas são apuradas. No deles, tripudiam. Na nossa casa, quando nosso filho é suspeito de cometer um erro, nós investigamos e não culpamos os vizinhos, como eles costumam fazer.”

Até outro dia, Lula dizia que o mensalão nunca tinha existido, que se tratava de uma invenção da oposição e que ele, ora vejam!, iria querer apurar o que aconteceu para contar a verdade ao povo. Huuummm… De que erro estaria falando agora?

Mas já que falou em “filho”, noto que as instâncias de investigação da República foram generosas com ele. Nunca se procurou investigar, por exemplo, em que circunstâncias a então Telemar, hoje OI, investiu, no total, R$ 15 milhões na Gamecorp, a empresa de Fábio Luiz da Silva, o Lulinha. Tratava-se de uma concessionária de serviço público, de que o BNDES é sócio, enfiando dinheiro num empreendimento do filho do presidente, cuja aventura maior no mundo profissional, até então, tinha sido ser monitor de jardim zoológico. Nesse caso, Lula não só passou a mão na cabeça do “nosso filho” como disse ainda que o rapaz era o Ronaldinho dos negócios. As últimas notícias dão conta de que a empresa está em sérias dificuldades.

Lula está se orgulhando do quê? Tentou, por todos os meios — e tenta ainda — intimidar os ministros do Supremo. Buscou falar a linguagem da chantagem com Gilmar Mendes, por exemplo. Deu-se mal porque não havia o que chantagear. Seus porta-vozes, hoje, se dedicam à cotidiana tentativa de desqualificar o Supremo.

O surto teve início quando um estudante, provavelmente do PSOL, ergueu uma faixa com a inscrição: “Renovação com Mensalão? PT do Lula tem o mensalão, PT do Haddad tem paralização na educação”. O Apedeuta, filho de mãe que nasceu analfabeta (coitada!!!), não reclamou da “paralização” com “z”. Ali estava, à sua moda, uma obra de Haddad

Por Reinaldo Azevedo

Barbosa: Marco Aurélio só é ministro por ser parente de Collor



O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta quinta-feira à crítica do ministro Marco Aurélio Mello de que ele não teria condições de ser presidente da Corte devido aos constantes bate-bocas protagonizado com os colegas. Barbosa insinuou que Marco Aurélio não tinha estudado o suficiente para chegar ao cargo, mas se valido do parentesco com o ex-presidente Fernando Collor, que o nomeou.

- Ao contrário de quem me ofende momentaneamente, devo toda a minha ascensão profissional a estudos aprofundados, à submissão múltipla a inúmeros e diversificados métodos de avaliação acadêmica e profissional. Jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar - afirmou.


Barbosa também disse que Marco Aurélio costuma ser um problema para todos os presidentes do STF. E ressaltou que obedece às regras de convivência aprendidas não apenas nos livros, mas na vida.

- Um dos principais obstáculos a ser enfrentado por qualquer pessoa que ocupe a Presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello. Para comprová-lo, basta que se consultem alguns dos ocupantes do cargo nos últimos 10 ou 12 anos. O apego ferrenho que tenho às regras de convivência democrática e de justiça me vem não apenas da cultura livresca, mas da experiência concreta da vida cotidiana, da observância empírica da enorme riqueza que o progresso e a modernidade trouxeram à sociedade em que vivemos, especialmente nos espaços verdadeiramente democráticos - disse.

O ministro ainda ressaltou que, quando ocupar a presidência do STF, a partir de novembro, não tomará decisões ilegais e “chocantes para a sociedade”, e tampouco fará intervenções inapropriadas, apenas para se exibir, afirmando que as atitudes eram típicas de seu desafeto.

- Caso venha a ter a honra de ser eleito presidente da mais alta Corte de Justiça do nosso país nos próximos meses, como está previsto nas normas regimentais, estou certo de que de mim não se terá a expectativa de decisões rocambolescas e chocantes para a coletividade, de devassas indevidas em setores administrativos, de tomadas de posição de claro e deliberado confronto para com os poderes constituídos, de intervenções manifestamente ‘gauche’, de puro exibicionismo, que parecem ser o forte do meu agressor do momento - declarou.

O Globo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jovens preocupam médicos com consumo de álcool via anal e vaginal



Adolescentes têm assutado pais e médicos com consumo exagerado de álcool via anal, vaginal e até pingando no olho.Recentemente, um jovem americano foi hospitalizado em coma alcoólico depois de introduzir uma grande quantidade de vinho por meio de um tubo inserido no reto.


Além de consumir bebida via anal, vários jovens no mundo têm assustado pais e médicos com métodos nada convencionais de se embriagar. Nos Estados Unidos e Europa, vídeos se espalharam na internet com adolescentes pingando vodca nos olhos, método chamado por eles de "vodka eyeballing". Meninas que encharcam absorventes internos de álcool e os colocam na vagina também tem parecido uma prática difundida, além de beberem álcool em gel.

Eleitora beija Serra na boca duas vezes



Uma eleitora beijou duas vezes a boca do candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, durante uma caminhada na região do Bom Retiro, no centro da capital paulista, nesta quinta-feira, 27.


Quando o tucano conversava com funcionárias de uma loja, a vendedora Talita Santos Coelho, de 23 anos, segurou o rosto de Serra com as mãos e deu o primeiro beijo. Serra se assustou e Talita o beijou novamente. 

O tucano diz que foi pego de surpresa e falou que nunca havia passado por isso em suas campanhas. 


"O que eu posso fazer? Eu achei na primeira vez que tinha sido erro de pontaria. E aí fiquei assim. E aí veio a segunda vez, e aí já não era erro de pontaria. Foi a primeira vez. Eu faço campanha há muitos anos e nunca aconteceu isso de me pegarem distraído", disse. 

A vendedora, que mora no Itaim Paulista, na zona leste, disse que deu os beijos porque "deu vontade" e porque "é gostoso".

Segundo o Datafolha, Russomanno cai 5 pontos, e Serra aparece 4 à frente de Haddad



Xiii… Vai bater o desespero nas hostes petistas em São Paulo. O contentamento com a estranha pesquisa do Ibope durou pouco. Leiam o que informa o Blog do Josias:

O Datafolha fechou nova pesquisa sobre a corrida pela prefeitura de São Paulo. Revela que o líder Celso Russomanno caiu cinco pontos percentuais. Em sondagem divulgada no dia 20, tinha 35%. Agora, amealha 30%.

José Serra (PSDB) oscilou um ponto para cima. Foi de 21% para 22%. Aparece à frente de Fernando Haddad (PT), que oscilou dois pontos percentuais para o alto, de 16% para 18%.

O blog apurou que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Significa dizer que Serra e Haddad continuam disputando o segundo lugar estatisticamente empatados.

O empate se dá nos dois extremos da margem de erro. No seu melhor cenário, Haddad teria, no topo da margem, 20%. No seu pior cenário, Serra teria, no piso da margem, idênticos 20%.

Os dados do Datafolha diferem dos números expostos na última sondagem do Ibope, divulgada há dois dias. Nessa pesquisa, Russomanno apareceu com 34% das intenções de voto. Verificou-se um empate técnico entre Serra e Haddad.

Brigadas do atraso

Voto de Fux desmoraliza considerações de Lewandowski



Luiz Fux faz uma observação que deveria levar Ricardo Lewandowski a se esconder debaixo da mesa. Ontem, o revisor sugeriu mais de uma vez que não acreditava na compra de votos e que a dinheirama que circulou era, afinal, caixa dois de campanha.

Fux lembra que não existe o crime de “caixa dois” — esse dinheiro é sempre fruto de outras transgressões. Ao que emendou Ayres Britto: “Nunca se viu caixa dois com dinheiro público!” E, sim!, o dinheiro do mensalão, como já admitiu o próprio tribunal, era PÚBLICO!

Para livrar o PT


Questões periféricas

Um importante membro do Ministério Público que acompanhou a sessão de ontem do STF acredita que Ricardo Lewandowski está se detendo em questões periféricas e depoimentos de figuras secundárias em sua análise sobre a corrupção passiva e lavagem de dinheiro dos políticos do mensalão.

Com isso, estaria abrindo caminho para dizer que não há provas suficientes para punir os acusados de corrupção ativa: leia-se José Dirceu e José Genoino.

Por Lauro Jardim

PT ressuscita o “presidente Lula” na campanha em Fortaleza


Com o apoio do "presidente"

A coisa anda tão feia para o lado do candidato de Luizianne Lins em Fortaleza que a prefeita petista resolveu destituir Dilma Rousseff e devolver Lula ao Palácio do Planalto. Para convencer os eleitores da força de seu candidato, a campanha petista tem vendido o peixe de que o “presidente Lula” está com Elmano de Freitas.

Por Lauro Jardim

livrandoZÉski

Que papel lamentável o de Lewandowski


A sessão de ontem do julgamento do mensalão foi marcada por diversas discussões envolvendo o revisor Ricardo Lewandiwisk e o relator Joaquim Barbosa. Em um desses debates, Barbosa discordou do colega sobre a análise do caso de Palmieri e sua viagem a Portugal, para onde foi acompanhado de Valério e Rogério Tolentino. Durante essa viagem, Marcos Valério se reuniu com o presidente da Portugal Telecom e tratou da privatização das telecomunicações brasileiras, em nome do governo federal. Para Lewandowisk, mesmo Palmieri e Tolentino tendo viajado junto com Marcos Valério, no mesmo vôo, em poltronas lado a lado, não prova que tenham ido juntos. Para o revisor foi pura coincidência. Coisa do destino.

Petrobras, dirigida por petista, deu R$ 26 milhões para CUT, central do PT, alfabetizar 200 mil pessoas. E não se viram nem alfa nem beta…



O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira, 26, a abertura de tomadas de contas especiais para calcular prejuízos e identificar eventuais responsáveis por irregularidades em convênios da Petrobrás com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Braço sindical do PT, a entidade recebeu R$ 26 milhões da estatal para alfabetizar mais de 200 mil alunos, mas, de acordo com a corte, não provou ter aplicado o dinheiro na realização dos cursos.

Comandada pelo partido desde o início do governo Lula, a empresa não fiscalizou a execução do projeto e aprovou as contas sem exigir provas do cumprimento, diz o relatório técnico do tribunal. O TCU auditou convênios e patrocínios da Petrobrás, identificando em 2009 falhas em diversas parcerias de entidades supostamente ligadas ao PT e outras legendas. As constatações foram apreciadas na terça-feira em plenário.

Além da CUT, serão alvo de processos para apuração de danos o Instituto Nacional de Formação e Assessoria Sindical da Agricultura Familiar Sebastião Rosa da Paz, que recebeu R$ 1,6 milhão; a Cooperativa de Profissionais em Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Colméia), contemplada com R$ 1,7 milhão; e a Cooperativa Central de Crédito e Economia Solidária (Ecosol), cujo patrocínio foi de R$ 350 mil. A área técnica havia sugerido a aplicação de multas a dirigentes da estatal, o que foi aceito pelo relator do processo, ministro Aroldo Cedraz. Mas, após voto revisor de José Múcio, o tribunal decidiu avaliar a aplicação de penalidades somente no julgamento das TCEs.

As parcerias com a CUT foram firmadas entre 2004 e 2006 para ações do Programa Brasil Alfabetizado. Na época, a Petrobrás era dirigida pelo petista José Sérgio Gabrielli, que deixou o cargo este ano. Duas foram assinadas diretamente com a central e uma terceira com uma de suas entidades de apoio, a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS). Após a inspeção, o TCU apurou que os gestores da estatal aprovaram as medições de serviços, dando as atividades como regulares, sem que fosse demonstrado se os investimentos foram, de fato, feitos e quais os resultados obtidos.

Na documentação analisada pelos auditores, não havia fichas de acompanhamento individual dos alunos, listas de presença nas supostas aulas, acompanhamento das ações dos alfabetizadores, número de estudantes envolvidos e documentos que atestassem que os materiais didáticos foram realmente entregues.
(…)

Estadão

Lewandowski não reviu nada!




Barbosa já deveria ter claro, a essa altura, que Lewandowski simplesmente NÃO FEZ o trabalho de revisão. Ele redigiu, isto sim!, um voto alternativo. Esse embate que deve abrir hoje a sessão do Supremo seria para uma outra situação. Digamos que o revisor realmente tivesse revisado o processo e encontrado falhas, procedimentos heterodoxos, essas coisas. Ele, então, os apontaria, e, aí sim, caberia ao relator responder, corrigindo uma eventual falha ou reafirmando a justeza de seus procedimentos.

Mas não há nada disso! Lewandowski não fez revisão! Ele pretendeu, isto sim, ser um “relator do B”, oferecer, como anunciara que faria, um “voto alternativo”. Não há como Barbosa entrar nesse debate sem que pareça que está tentando impor ao outro a sua opinião. E, para isso, Lewandowski já tem treinado aquele ar compungido, de quem está sendo patrulhado, pobrezinho!

Ministro Barbosa, faça um favor ao andamento dos trabalhos e ao país — até porque será o senhor a estar em severas dificuldades caso o julgamento se alongue além da aposentadoria de Ayres Britto. O confronto será inútil. Só servirá para exasperar os ânimos e atender aos anseios de quem está tentando adequar o julgamento a conveniências eleitorais e partidárias.

Por Reinaldo Azevedo

Um mês após sair da prisão, Cabo Bruno é assassinado


Florisvaldo de Oliveira, conhecido como Cabo Bruno, se tornou pastor evangélico

O ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira, conhecido como Cabo Bruno, foi morto a tiros pouco antes da meia-noite desta quarta-feira, na porta da casa onde morava, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. O crime ocorreu 34 dias depois de Bruno obter um indulto e sair da prisão. Fora da cadeia, ele atuava como pastor evangélico, atividade que iniciou quando cumpria pena – foram quase 28 anos atrás das grades, dos quais 20 ininterruptos.

Por volta das 23h45, quando o ex-PM voltava de um culto na cidade de Aparecida acompanhado de parentes, dois homens se aproximaram e dispararam cerca de 20 tiros em Bruno, de acordo com a Polícia Militar. "Segundo testemunhas, eram dois homens que chegaram a pé e atiraram somente contra ele (Cabo Bruno). Não foi anunciado assalto. Havia um carro próximo do local, possivelmente utilizado pelos atiradores na fuga. Não temos pistas ainda sobre a autoria. Provavelmente foi um crime de execução, porém isso ficará agora a cargo da Polícia Civil investigar", afirmou o tenente Mário Tonini, da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar.

Cabo Bruno é solto depois de 28 anos de prisãoEsquadrão da morte – Acusado de matar ao menos 50 pessoas, Cabo Bruno ficou conhecido na década de 1980, quando estaria no comando de um esquadrão da morte. Ele foi preso em 26 de setembro de 1983. Durante o período de reclusão, foram registradas três fugas, sendo a última recaptura em maio de 1991. Ele havia sido condenado a 117 anos, quatro meses e três dias de reclusão.

Após cumprir 20 anos de prisão ininterrupta, Cabo Bruno adquiriu o direito ao indulto. No cárcere, Florisvaldo de Oliveira tornou-se religioso, virou pastor evangélico e se casou com uma cantora gospel.

Barbosa e Lewandowski mais uma vez batem boca no STF


O Globo


Os ministros Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa, revisor e relator do processo do mensalão, travaram nesta quarta-feira mais um bate-boca durante o julgamento da ação penal 470. Barbosa disse que Lewandowski devia ser mais transparente e divulgar seus votos aos jornalistas, "para prestar contas à sociedade"; chamou os métodos do revisor de "heterodoxos"; indicou que ele faz "vista grossa" aos fatos que estão nos autos; além de reclamar do tamanho dos votos do revisor, indicando que Lewandowski estaria em uma disputa particular.

A discussão começou quando o revisor fazia questionamentos sobre a "real e efetiva participação de Émerson Palmieri nas ações delituosas". Segundo ele, a função de Palmieri era " uma função política", não tendo nenhuma responsabilidade na área financeira. Palmiere, que era o tesoureiro do PTB, teria, segundo a denúncia, auxiliado José Carlos Martinez, Roberto Jefferson e Romeu Queiroz no recebimento de vantagem indevida.

Em Recife, grupo petista ataca Humberto Costa


O Globo


A dez dias das eleições e com o candidato do partido, senador Humberto Costa (foto abaixo) em queda, o PT pernambucano ainda não conseguiu superar as divergências e expôs, mais uma vez, suas feridas: sete tendências da legenda divulgaram ontem uma carta aberta na qual condenam os rumos da campanha, acusam suas principais lideranças de excesso de “personalismo e pragmatismo”, e de estarem “mais preocupadas com a sobrevivência política do que com os rumos do PT”. E ainda acusam o candidato de “irresponsabilidade política”. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

De quem é a verdadeira voz do povo???



  • Por Pricilla Torres no Facebook

Kátia Rabello diz estar 'com medo' e 'sem esperança'


FotoA ré do mensalão, Kátia Rabello, assinou uma carta publicada no jornal Folha de São Paulo para dizer que está com "com medo" e "sem esperança" de ser absolvida no julgamento do Supremo Tribunal Federal. Rabello é vice-presidenta do Banco Rural e garante saber do risco que corre. "A semana passada estive muito mal. O cansaço e a desesperança se abateram sobre mim. Sei do risco que corro e é claro que sinto medo", escreveu. Kátia Rabello é acusada pelo Ministério Público de conceder empréstimos a agências de Marcos Valério, sem respeitar as regras do Banco Central. Valério, apontado como operador do mensalão, usava o dinheiro para comprar votos de parlamentares a fim de beneficiar o governo Lula no Congresso Nacional.

Cláudio Humberto

Lewandowski expõe, de modo impróprio, a vida privada de uma moça que nem é ré no processo para negar o mensalão


Ricardo Lewandowski abusa de outro expediente: ser analista do próprio voto. Não só redigiu um voto extensíssimo como se regozija em fazer exercícios metalinguísticos, explicando-o, dando suas motivações. E, volta e meia, afirma fazer isso porque, afinal, trata-se da vida das pessoas, e ele, muito pudoroso, precisa tomar cuidado e coisa e tal.

Muito bem! Mesmo assim, não viu nenhum problema, hoje, em expor a vida privada de uma moça, que não é ré, e que teria sido amante de um político já morto do PTB. Ela não estava sendo julgada ali. O morto, por óbvio, também não. E por que a citação? Porque parte da dinheirama irregular teria sido usada para comprar um apartamento para ela.

Com o exemplo, ele próprio deixou clara a intenção: descaracterizar a suposição de que a dinheirama ilegal tinha apenas o fito de comprar votos de parlamentares — coisa na qual ele não acredita.

Lewandowski expôs a vida privada de uma secretária para, no fim das contas, negar o mensalão. Cuidado, como se vê, ele toma só com os réus. Quem não é réu pode ser tratado como a Geni.

Por Reinaldo Azevedo

Russomanno e o laranjal da Delta


Radar/Veja


Veja como esse mundo é mesmo pequeno. Quem poderia imaginar uma festinha entre os fornecedores de notas fiscais do laranjal da Delta Construções Adir Assad e Marcelo Abbud com o líder das pesquisas em São Paulo, Celso Russomanno?

Pois a imagem aí de cima mostra tudo isso e mais alguns personagens, como o presidente estadual do PRB, Vinicius Carvalho, em uma alegre noite de maio deste ano na casa de Abbud. Qual será a justificativa de Russomanno para conviver tão intimamente com essa dupla que a Delta e outras grandes empreiteiras usam para lavar dinheiro? Será que ano eleitoral é também ano de fazer novas amizades?

Para quem não lembra, Assad e seu sócio Abbud estão por trás de um conjunto de empresas fantasmas identificado pelo Coaf como destinatário de pelo menos 93 milhões de reais em recursos da empreiteira de Fernando Cavendish, entre janeiro de 2010 e julho de 2011. Registradas no nome de laranjas, as empresas foram abertas nos anos eleitorais de 2008 e 2010.

Mas a dinheirama não foi usada para abonar serviços de engenharia. Ela saiu do caixa da Delta principalmente para pagar propina a servidores públicos e abastecer caixa dois de campanhas eleitorais. O esquema de Assad e Abbud está tão enraizado nos partidos que o seu silêncio na CPI mista do Cachoeira é garantido a peso de ouro.

Pesquisas eleitorais repetem modus operandi de 2010 favorecendo PT



Comecemos pelo Rio de Janeiro. Ibope e Vox Populi publicaram duas pesquisas feitas simultaneamente. Pelo Ibope, Paes, do PMDB, tem 52%. Freixo, do PSOL, tem 17%. Pela Vox Populi, Paes tem 56%. Freixo tem 13%. A diferença entre Paes e Freixo, pelo Ibope é de 35%. Pela Vox Populi, é de 43%.

Já em São Paulo, Ibope e Vox Populi dão praticamente os mesmos resultados, apontando que Haddad empatou com Serra, negando os dois (sim, são dois!) trackings feitos diariamente pelo PSDB, que antes sempre tinham "batido" com as pesquisas.

Hoje sai Datafolha em São Paulo. Hoje saberemos se existe algo de podre no ar. O modus operandi dos institutos de pesquisa repete 2010.

O MAL ESTA ENTRE NÓS, por Roberto Palmeira


Roberto Palmeira
Roberto Palmeira 
no Facebook
O mal da censura está entre nós. Por incrível que possa parecer, por mais estúpido que isso se nos afigure, Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos — e era mesmo, acreditem! —, estará sob julgamento no STF. Aliás, quem dera Lobato fosse hoje um autor trabalhado em sala de aula! Não é, com ou sem distribuição de livros pelo MEC. Seu vocabulário, mesmo na obra infantil, se tornou dramaticamente distante da indigência de nossas escolas. Que Lobato o quê! Hoje o que se leva à sala de aula, não raro, são as referências do que Paulo Freire (Deus meu!) chamava “educando”: RAP e funk! Trinta e dois por cento dos nossos universitários não são plenamente alfabetizados. Quatro por cento são analfabetos. 

O Jeca Tatu de Lobato era só um coitado! Os nossos Jecas estão no poder.

O que é a educação numa sociedade livre senão a aquisição do pensamento científico e a formação do espírito crítico e de convicções no confronto livre de ideias? A ser como querem , toda obra deveria estar sempre em constante reescritura para adaptá-la aos valores contemporâneos. Não posso imaginar delírio totalitário maior do que esse — porque isso significaria, de fato, o fim da história...

Rente à grade, Delúbio renova voto de silêncio


Josias de Souza:

Certos silêncios merecem um estudo antropológico. O de Delúbio Soaes é um deles. Descobertas as mágicas financeiras que fazia com Marcos Valério, matou no peito as “verbas não contabilizadas” da caixa registradora do PT. Nessa época, achava que o futuro teria o formato de uma “piada de salão”.

Expulso do PT em 2005, trancou-se em seus rancores. Readmitido na legenda em 2011, autodefiniu-se: “Faz parte da minha integridade não delatar ninguém.” Prestes a ver a piada virar um mandado de prisão expedido pelo STF, o ‘arquivo’ informa aos companheiros que enxerga no cárcere uma missão partidária.
Mulher de delúbio e membro do diretório nacional do PT, a companheira Monica Valente honra o sobrenome: “Não vamos falar sobre esse assunto e nenhum outro”, disse ela, ecoando o bico fechado do marido.

A renovação do voto de silêncio de Don Delúbio só tem precedentes na velha omertà da mafia italiana. Resta saber como vão se comportar os presos que não integram a grande família. Cadeia coletiva para banqueiros e publicitários endinheirados não acontece todo dia. No Brasil, é coisa sem precedentes.

Após quebrar placas de candidatos, professor é agredido e acaba preso


O professor Aldo Baptista Júnior, agredido após retirar placas eleitorais na zona norte do Rio

Irritado com o que considerou um excesso de placas de propaganda eleitoral nas ruas, o professor universitário Aldo Oliveira Baptista Júnior, 26, quebrou mais de 30 delas anteontem à tarde no Méier, zona norte do Rio.

Como resultado, diz ter sido agredido por José Eduardo Marques dos Santos, cabo eleitoral do vereador dr. Carlos Eduardo (PSB), e acabou detido. Vai responder por "inutilizar, alterar ou perturbar" propaganda devidamente empregada, crime eleitoral com pena de até seis meses de prisão ou multa de até R$ 600 mil.

A propaganda móvel é permitida entre as 6h e as 22h, desde que não dificulte o trânsito de pessoas e veículos. Júnior diz que se exaltou após procurar a PM e a Guarda Municipal para que o material fosse retirado, sem sucesso.

O advogado do vereador, Frederico Andrade, diz que Santos não trabalha para ele. O cabo eleitoral nega a agressão e afirma atuar para vários candidatos, mas não quis dizer quais.

Procurador-geral avisa que investigação do mensalão continua mesmo depois de terminado julgamento em curso. Há mais coisa! Lula é acusado de favorecer banco

Globo:

O fim da ação penal número 470, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), significará a conclusão de apenas uma etapa do julgamento do mensalão. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem que pretende destravar outras frentes de investigação após o veredicto sobre os réus julgados pelos ministros do STF. O término do julgamento está previsto para o fim de outubro. “Do contexto da ação penal 470 surgiram diversas outras ações, em São Paulo, Minas Gerais e algumas coisas na Procuradoria-Geral da República. Assim que terminar esse julgamento, haverá um esforço para dar andamento a essas ações”, disse Gurgel ao GLOBO, no intervalo da sessão plenária no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A denúncia central do mensalão resultou em outro inquérito que tramita no próprio Supremo. O procedimento tem o número 2.474 e corre em segredo de Justiça. Com 77 volumes, está na fase de investigação policial e ainda não resultou em denúncia por parte do procurador-geral. O inquérito é um desdobramento da ação penal 470, e foi aberto para apurar novos sacadores de dinheiro das empresas de Marcos Valério, considerado o operador do mensalão.
(…)
As mesmas suspeitas levaram o Ministério Público Federal em Brasília a acionar na Justiça Federal, por improbidade administrativa, o ex-presidente Lula. Segundo a denúncia do MP, de 2011, Lula favoreceu o BMG e buscou a “autopromoção” quando enviou cartas a aposentados e pensionistas oferecendo crédito consignado. O ex-ministro da Previdência Amir Lando também é réu no processo.

Reportagem publicada pelo GLOBO no último dia 15 mostrou que a denúncia principal do mensalão resultou em mais 45 processos que tramitam no próprio STF (como é o caso do inquérito nº 2.474), na Justiça Federal no DF e em quatro estados — Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo — e no Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo. São mais 80 réus, que ficaram fora da denúncia formulada pela PGR e que passaram a ser investigados pelo MP em outras instâncias. Somados os 38 acusados que começaram a ser julgados pelo STF em agosto, o mensalão tem 118 réus país afora, como mostrou a reportagem.

Irmão de Genoino, aquele do assessor com dólares na cueca, cansou! Ele quer controlar a mídia por bem ou por mal




O deputado José Guimarães (PT-CE), aquele cujo assessor, um pobre-coitado, foi flagrado com a cueca recheada de dólares, está bravo. Leiam o que informa Daniel Carvalho, na Folha. Volto depois.

Em vídeo publicado no site do PT, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), irmão do réu do mensalão José Genoino, disse que depois das eleições o partido retomará o debate sobre a regulamentação da mídia, “quer queiram, quer não queiram”. Segundo o congressista, o partido está sendo alvo de uma “ação orquestrada” dos meios de comunicação. “Passadas as eleições, nós do PT vamos tomar uma medida quer queiram, quer não queiram. É a regulamentação da questão da comunicação no país. Vamos ter que enfrentar esse debate porque foi além do limite”, declarou.

Publicado no sábado, o vídeo é uma resposta à reportagem da revista “Veja” que atribuiu ao empresário Marcos Valério afirmações sobre a atuação de Lula no mensalão. Guimarães ganhou destaque nacional em 2005, quando seu então assessor foi detido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com R$ 200 mil numa mala e US$ 100 mil escondidos na cueca.

O caso, no auge da crise da mensalão, foi o estopim da saída de Genoino da presidência nacional do PT. No vídeo Guimarães faz um apelo aos militantes: “Temos que mobilizar a militância, fazer um apelo aos democratas deste país porque a mídia não pode ser partido político”.
(…)

Comentário:

Uuuiii… Que medo! Daqui a pouco ele sai por aí fazendo quebra-quebra. Mas eu gostei mesmo foi do motivo alegado: ele só quer controlar a mídia porque, disse ele, o PT seria alvo de uma “ação orquestrada” Ah, bom! Pensei que sua intenção fosse intimidar toda a imprensa, mas não é. A que fala bem do PT pode continuar a fazer normalmente o seu trabalho.

Reinaldo Azevedo

Ética: ex-conselheira afirma que trabalhou a favor da República


O Globo:

Sem querer emitir juízo de valor sobre a decisão da presidente Dilma Rousseff de não reconduzi-la ao posto de conselheira da Comissão de Ética da Presidência da República, Marília Muricy, ainda assim, deu seu recado:

— Se eu acreditar que o motivo da minha não recondução foi o fato de haver incomodado o governo, ao indicar a exoneração do ex-ministro (Carlos Lupi), tenho que concluir que aí está uma contradição com a própria função do Conselho de Ética — disse ontem.

Ano passado, Marília elaborou relatório sugerindo a demissão do então ministro do Trabalho, que era acusado de desvio de verbas por meio de ONGs. O relatório vazou para a imprensa e, dias depois, Lupi pediu exoneração. A decisão de Marília teria contrariado a presidente.

— Com isso (a não recondução), se for verdade o que diz a imprensa, se entende que, se desagradar em certo momento o governo, não se pode servir a esse governo. É um gesto político que eu, pessoalmente, não por mim , avalio como um certo prejuízo institucional.

Marília disse ainda que a conjuntura política não deve interferir na autonomia da comissão:

— A Comissão de Ética foi criada para atender aos interesses do Estado e da República. Uma coisa é estrutura do Estado, outra coisa são interesses conjunturais do governo. Parece que as pessoas confundem isso. Não podemos na comissão trabalhar pró ou contra o governo. Mas sim pró-República.

Ela defendeu sua decisão de pedir a demissão do ministro:

—Tudo foi feito de acordo com o decreto. Isso parece que surpreende a quem desconhece as regras da democracia.

Gilmar Mendes critica nota em que Dilma contesta Barbosa


Estadão:

Em novo sinal da tensão que envolve o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) por causa do julgamento do mensalão, o ministro Gilmar Mendes criticou nesta terça-feira, 25, a decisão da presidente Dilma Rousseff de divulgar uma nota oficial após ter sido citada na semana passada no julgamento da ação penal 470. "O depoimento dela vale como todos os outros. Não é assim que se diz na República?", indagou Mendes.

"Imagine se cada vez que um tribunal tiver de se debruçar sobre depoimentos tiver de buscar a interpretação autêntica do depoente. Imagina o que vai representar isso", disse o ministro para jornalistas. "Vocês imaginam quantos depõem na CPMI, inquéritos policiais, perante o juiz e agora alguém diz que o que o relator disse não é exatamente. Isso vai anular o julgamento?", questionou. "Isso é apenas um acidente nesse processo", disse o ministro depois de participar de uma sessão de julgamento nas turmas do STF.