terça-feira, 30 de abril de 2013

Vídeo de queda de avião foi gravado no Afeganistão, diz site


Um vídeo gravado a partir de um veículo flagrou o momento em que um avião perde o controle e cai logo após decolar. O vídeo foi postado no site LiveLeak e ganhou repercussão na internet nesta terça-feira (30). Segundo o site especializado em acidentes aéreos Aviation Herald, o vídeo mostra um acidente com um avião de carga norte-americano ocorrida na segunda (29).

No acidente no Afeganistão, todos os sete passageiros que estavam a bordo morreram.

Arábia Saudita lança 1ª campanha contra a violência machista


O Globo


“Existem algumas coisas que não podem ser escondidas. Nem mesmo na Arábia Saudita”. Com esse slogan foi lançada a primeira campanha do país ultraconservador para combater a violência machista. A imagem fala por si só: uma mulher usa o niqab, um véu islâmico que deixa apenas os olhos à mostra, que evidencia o maltrato - um dos olhos roxo.

De acordo com ativistas, uma em casa seis mulheres sauditas sofrem diariamente violência verbal, física ou emocional. E o que é pior, a maioria desconhece seus direitos. “O fenômeno das mulheres agredidas na Arábia Saudita é maior do que se vê superficialmente”, garante o site da campanha divulgada pela Fundação Jaled.

Prostituta se forma em Letras e reclama de salário de professor


O Globo


Na turma de recém-graduados em Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das formadas prefere não dar aulas por enquanto, e exerce outra profissão que já é citada inclusive na relação de carreiras do Ministério do Trabalho: garota de programa.

Gabriela Natália da Silva (foto abaixo), de 21 anos, formou-se em Português-Espanhol em abril deste ano, mas nunca deixou de trabalhar fazendo programas em São Carlos, interior de São Paulo. Mais conhecida como Lola Benvenutti, nome inspirado no livro “Lolita” do russo Vladimir Nabokov, a profissional do sexo gosta de se diferenciar de outras colegas de profissão que vendem o corpo por dinheiro. Lola afirma com veemência que nunca precisou se prostituir para pagar as contas da faculdade.

Leia mais em Prostituta se forma em Letras e reclama de salário de professor

Igreja excomunga padre que defendeu amor entre bissexuais


O Globo


A Diocese de Bauru, no interior paulista, comunicou nesta segunda-feira, em nota, a excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto (foto abaixo), que aparece em um vídeo na internet dizendo, entre outras coisas, que pode existir amor em relações bissexuais, que existe fidelidade em relacionamentos extraconjugais contanto que aceitos pelo cônjuge e que mudanças são necessárias na Igreja para a instituição não “cometer o pecado de não saber amar o seu próximo”.

Segundo a assessoria de imprensa da Diocese, as declarações foram o estopim para que a Igreja exigisse do padre Beto Daniel uma retratação pública, na última semana, o que não ocorreu por parte do sacerdote. Na prática, a excomunhão é a retirada de uma pessoa de uma comunidade religiosa.

Professores da rede municipal de SP entram em greve na sexta-feira


Estadão

Profissionais de educação da rede municipal de São Paulo decidiram entrar em greve na próxima sexta-feira, 3 de maio. Os servidores, ligados ao Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal (Sinpeem), fizeram nesta segunda à tarde manifestação em frente à Prefeitura, no centro, e chegaram a fechar a Rua Líbero Badaró e o Viaduto do Chá.

Entre as reivindicações, reajustes de 6,55% retroativo a maio de 2011, 4,61% relativo a maio de 2012 e mais 5,6% neste ano. O governo propôs reajuste de 0,82%, além de 11,46% a partir de 2014 – dividido em cinco parcelas. A categoria não aceitou a proposta.

Projeto sobre ‘cura gay’ avança em comissão de Direitos Humanos


Estadão

João Campos (PSDB-GO), pastor da Assembleia de Deus, é contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia, contra o aborto, contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra a cirurgia de mudança de sexo no SUS. Costuma votar alinhado com a bancada evangélica.

Em 2011, criou um projeto de decreto legislativo que pretende suspender resolução do Conselho Federal de Psicologia que, desde 1999, impede os psicólogos de tentar curar a homossexualidade. Para Campos, a resolução fere o direito constitucional de psicólogos e pacientes. “Estou zelando pela Constituição”, disse ao defender, no ano passado, a proposta. “Eu não estou tratando de cura gay.”

O polêmico projeto de Campos, que é alvo do Conselho Federal de Psicologia, está na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Em março, o presidente da comissão, Marco Feliciano (PSC-SP), também pastor, indicou o deputado Anderson Ferreira (PR-PE), outro pastor, para relatar o texto.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mudando o rumo da prosa



Ao sair da reunião com o ministro Gilmar Mendes, do STF, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB), afirmou que a PEC 33, que submete algumas decisões do Supremo ao Congresso Nacional, não deve chegar ao Senado. “Os regimentos, tanto da Câmara quanto do Senado, dizem que, havendo proposta que seja flagrantemente inconstitucional ou mexa com cláusula pétrea, ela pode ser arquivada. O presidente da Casa tem a faculdade de arquivá-la. Não sei se esse é o caso. Mas não acredito que ela chegue a tanto (a ser votada no Senado). Prefiro que ela fique antes. Com relação a essa PEC, o ponto de vista majoritariamente é contrário”.

Já o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), também ao sair da reunião com Mendes, disse “estamos analisando do ponto de vista jurídico, porque na hora da PEC servotada, foram apenas 21 deputados. Nas próximas horas vou apresentar projeto deresolução para alterar o regimento para que PEC tenha de ser votada por voto nominal daqui para frente. É uma questão de responsabilidade evitar qualquer ruído com o Poder Judiciário”. (com informações de O Globo)

DF: bombeiros negam socorro a doente


Cláudio Humberto

Dois integrantes do Corpo de Bombeiros do DF se negaram a prestar socorro a um homem que sofria ataque de epilepsia dentro de um ônibus da linha 620. O surto começou quando o ônibus se aproximava de um quartel do Corpo de Bombeiros, próximo ao Jardim Roriz. Apesar dos apelos do motorista e dos demais passageiros, dois bombeiros de identidades não reveladas se recusaram a prestar qualquer socorro, provocando grande revolta. "Eles disseram que não podiam fazer nada, pois não podiam sair de lá naquele momento", relata uma das passageiras. "Pedi então para que ao menos olhassem o rapaz, prestassem os primeiros socorros, mas, mesmo assim, eles não o fizeram", contou. O motorista do ônius decidiu levar o doente ao Hospital Regional de Planaltina.


Minha casa, meu negócio


chamada.jpg

A edição desta semana da revista IstoÉ, traz uma reportagem de Josie Jeronimo, que revela o esquema de parlamentares que lucram com contratos milionários do maior programa habitacional do governo do PT. Políticos são beneficiados na venda de terrenos e ao colocar suas próprias empreiteiras para tocar as obras. Leia trechos abaixo:

De vitrine do governo Dilma Rousseff à vidraça para os órgãos de controle, o programa Minha Casa, Minha Vida se tornou uma fonte de problemas e fraudes. Nas últimas semanas, o jornal “O Globo” denunciou que ex-servidores do Ministério das Cidades integrariam um esquema para ganhar contratos de habitação destinados às faixas mais pobres da população. Os antigos funcionários das Cidades não são, porém, os únicos que lucram com um dos principais programas sociais do governo. Levantamento feito por ISTOÉ indica que a política habitacional criada para ajudar os mais pobres enriquece também deputados e senadores. Os parlamentares se aproveitam de um filão imobiliário que já movimentou R$ 36 bilhões em recursos públicos para a construção de 1,05 milhão de casas e apartamentos para famílias de baixa renda. Os dados do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – reserva financeira composta por recursos do FGTS e gerenciada pela Caixa Econômica Federal – mostram que parlamentares de diferentes partidos têm obtido vantagens financeiras com o programa de duas maneiras: na venda de terrenos para o assentamento das unidades habitacionais e na obtenção de contratos milionários para obras que são realizadas por suas próprias empreiteiras. Entre eles, os senadores Wilder Morais (DEM-GO) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro de Minas e Energia e presidente da Comissão de Orçamento do Senado, e os deputados Inocêncio Oliveira (PR-PE), Augusto Coutinho (DEM-PE) e Edmar Arruda (PR-PR).

A mão que embala o mal, por Mary Zaidan


Se o Ministério Público desagrada, reduza-se o poder do MP. Se o STF causa dissabores, cortem-se as asas do Supremo.

Se a imprensa critica e denuncia, controle-a. Essa é a lógica que impera no PT, partido que não se satisfaz com a maioria, nem mesmo acachapante.

Quer tanto a hegemonia plena que golpeia qualquer um que ouse discordar da ordem unida, cassando a palavra e o voto.

Que o digam os senadores Jorge Viana (AC) e Wellington Dias (PI), este último líder do PT, impedidos de discordar do prazo de vigência para as novas regras ditadas pelo governo para a criação de novos partidos.

Direta ou indiretamente, a mão e a mente do PT estão em todos os atos que castram os poderes daqueles que o perturbam.

Chegou ao cúmulo de fazer aprovar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um revide ao Supremo, que impôs reveses irrecuperáveis à imagem do PT.

Com votos dos mensaleiros José Genoíno e João Paulo Cunha, ambos do PT-SP, o projeto do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) retira prerrogativas constitucionais pétreas do STF, transferindo-as para o Parlamento.

A afronta foi tão assustadora que o aliado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Casa, antecipou-se em suspender a tramitação da matéria.

Pôs panos quentes, mas não conseguiu evitar o acirramento da crise com o STF, que o PT não se cansa de atiçar desde o julgamento do mensalão.

Na outra ponta, por meio do aliado Fernando Collor (PTB-AL), o PT tentou intimidar o procurador-geral da República Roberto Gurgel, inimigo número 1 do partido, com a ameaça de uma CPI.

A ideia não prosperou, mas o partido estimula o projeto que limita as possibilidades de investigação do MP. Ainda que o PT tergiverse e diga que nada tem com isso, a PEC de autoria do ex-delegado Lourival Mendes (PT do B-BA) dificilmente chegaria onde chegou sem o aval do partido.

Quanto à imprensa, repete sempre que pode: não vai abandonar o projeto de controle, que, sem pudor algum, chama de democratização.

O PT tem poder legítimo e popularidade recorde. Mas parece invejar o conforto totalitário do governo da Venezuela, nação com democracia de mentirinha, que acaba de receber, assim como a derrapante Argentina de Cristina Kirchner, mais afagos da presidente Dilma Rousseff.

Não se chegou ao absurdo da ditadura bolivariana que quer encarcerar o líder oposicionista e mandou cortar salários e vozes de parlamentares que não reconhecem a vitória de Nicolás Maduro, arremedo mal acabado de Hugo Chávez.

Mas o PT está se empenhando em aproximar-se de tais descalabros. Move-se para sufocar a oposição, anular o Judiciário e pôr rédeas na imprensa.

Por Mary Zaidan

Oposição venezuelana fala em onda de perseguição


O Globo


Um dia após o governo mandar prender o dirigente oposicionista Antonio Rivero e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) rejeitar o pedido da oposição de auditoria total dos votos da contestada eleição do presidente Nicolás Maduro, a Mesa de Unidade Democrática (MUD) denunciou as duas medidas, neste domingo (28), em Caracas. E garantiu que levará a questão aos organismos pertinentes.

A reação da MUD ocorreu numa coletiva convocada pela coalizão opositora. Segundo o dirigente Ismael Garcia, há uma lista de mais de 20 políticos que o governo vai perseguir “nas próximas horas”.

Leia mais em Oposição venezuelana fala em onda de perseguição

EUA, União Europeia e Japão acusam Brasil de protecionismo


Estadão

Os países ricos se uniram para questionar a política industrial brasileira, que chamam de "discriminatória". Amanhã, na Organização Mundial do Comércio (OMC), vão pedir explicações ao Itamaraty em relação à política de incentivo fiscal que, para esses governos estrangeiros, estaria violando regras do comércio.

Num documento enviado ao Itamaraty, obtido pelo Estado, datado de 15 de abril, os governos de EUA, Japão e União Europeia deixam claro que consideram "preocupantes" as medidas adotadas pelo Brasil nos últimos meses em diversos setores e pedem explicações, elevando a pressão sobre Brasília.

Cachoeira recusa bafômetro e é detido em blitz da Lei Seca


G1


O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira (foto abaixo), foi detido na madrugada deste domingo (28) após se recusar a fazer o teste do bafômetro, informou a Polícia Rodoviária Federal em Goiás. Segundo a PRF, Cachoeira foi abordado por policiais em uma blitz da Lei Seca na BR-060, em Anápolis (GO), quando voltava de um show do cantor Gusttavo Lima.

Ele foi encaminhado ao 6º Distrito Policial da cidade, onde pagou fiança de R$ 22 mil, o equivalente a 1/4 do valor do carro que dirigia, segundo a PRF, e foi liberado. A carteira de motorista foi apreendida.

domingo, 28 de abril de 2013

VOTE LIMPO



Ruth Aquino é colunista de Época:

RUTH DE AQUINO  é colunista de ÉPOCA raquino@edglobo.com.br (Foto: ÉPOCA)É muita cara de pau exigir do eleitor brasileiro que “vote limpo”. Como se a lisura de nossa democracia dependesse de mim e de você. Durante dois meses, a televisão transmitiu 20 vídeos por dia para convencer o cidadão “infrator”, que não votou nas três últimas eleições, a pagar multa e regularizar sua situação. A campanha custou R$ 184 mil – de verba pública. E ameaçava punir pesado. O prazo terminou na última quinta-feira, 25 de abril.

Havia mais de 1,5 milhão de eleitores em falta com a Justiça Eleitoral. Desses, 129 mil ficaram “quites” nos últimos dias. O resto, pau neles. São maus cidadãos. O título de eleitor será cancelado, serão impedidos de tirar documento de identidade e passaporte, não poderão obter alguns empréstimos nem se matricular em qualquer escola ou universidade pública.

Não está certo. Um país que se gaba de ser uma democracia consolidada não pode transformar um exercício de cidadania num dever draconiano. Se não votarmos por impedimento geográfico ou inapetência pelo jogo sujo dos políticos, somos obrigados a nos justificar? Entre as dez primeiras economias do mundo, o Brasil, em sétimo lugar, é o único país a manter o voto obrigatório. Quem defende essa excrescência fala “em nome da representatividade”, mesmo forçada.

Os intelectuais adeptos do voto compulsório dizem que, se o voto for facultativo, menos pobres e mais ricos votarão e o resultado da eleição será distorcido em favor da elite. É uma bobagem. Reforça a tese discriminatória de que “pobre não sabe votar”. Tantos países ricos têm lamentado a alta abstenção nas eleições. É cansativa, preconceituosa e ilusória essa tentativa de dividir as opiniões, as ideologias e a consciência da sociedade entre ricos e pobres. Como se a vontade de votar dependesse do contracheque. E como se os ricos tivessem mais motivo para votar.(Época)

Transposição do São Francisco não rende ainda uma gota d’água


O Globo


Alvo de muita polêmica, idealizada nos tempos do Império (o primeiro projeto data de 1847), a transposição do Rio São Francisco, em implantação desde 2007, lembra hoje uma quilométrica passarela de retalhos na qual faltam costura e pedaços de tecido.

Aguardada por quatro estados do Nordeste que amargam a maior seca dos últimos 40 anos, aquela que seria a rendição de 12 milhões de sertanejos não passa de um conjunto de canais desconectados, dutos enferrujados com ferros retorcidos e estação elevatória que parece um fantasma de concreto. Às margens da BR-316, no município de Floresta, a 439 quilômetros de Recife, duas colunas gigantescas servem de suporte para nada.

Supremo prepara resposta categórica e coletiva para Câmara


Estadão


Ministros do Supremo Tribunal Federal articulam uma resposta categórica e institucional contra a aprovação pela Câmara da proposta de emenda constitucional que diminui o poder da Corte. O porta-voz da reação do Supremo será o decano do tribunal, ministro Celso de Mello (foto abaixo), que fará um pronunciamento durante a semana questionando os efeitos da chamada PEC 33.

Até o momento, os ministros deram respostas separadas e desarticuladas contra a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que dá aos parlamentares a prerrogativa de rever decisões do Supremo nos casos de ações de inconstitucionalidade e súmulas vinculantes. Com a reação enfática que pretendem dar, os ministros esperam que a proposta seja definitivamente engavetada e que a ofensiva blinde a Corte de novas investidas.

Leia mais em Supremo prepara resposta categórica e coletiva contra proposta da Câmara

Erenice assessora multinacionais em projetos bilionários


O Globo


Pouco mais de dois anos e meio após ser demitida da Casa Civil em meio a denúncias de tráfico de influência, a ex-ministra Erenice Guerra (foto abaixo) tem defendido interesses de grandes multinacionais que buscam conquistar negócios junto ao governo federal, inclusive em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O escritório Guerra Advogados, do qual é sócia, está representando empresas do setor de energia. Erenice era consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia quando a presidente Dilma Rousseff era titular da pasta. Ex-braço-direito de Dilma, de quem foi secretária-executiva na Casa Civil no governo Lula, Erenice assumiu o comando da pasta quando a petista saiu para disputar a Presidência em 2010.

sábado, 27 de abril de 2013

Exterminadores!

A quadratura da bola, por Nelson Motta



Nelson Motta


Antigamente, quando o Brasil era um país pobre e atrasado, o futebol tinha enorme relevância não só por ser uma paixão nacional, mas pela crença de que, na falta de outros, tínhamos esse dom para jogar bola como nenhum povo do mundo. O futebol era nossa única esperança de excelência internacional, éramos a pátria de chuteiras, era nossa vingança contra o mundo rico e desenvolvido, mas de cintura dura.

Por tudo isso, perder a final para o Uruguai no Maracanã em 1950 teve o peso de uma tragédia nacional, com profundos reflexos na nossa já combalida autoestima. Por tudo isso, a vitória na Suécia em 1958 com Pelé e Garrincha não só maravilhou o mundo como nos redimiu do complexo de vira-lata perdedor e se tornou um marco do desenvolvimento e da modernização do país nos Anos JK.

Muita bola rolou de lá pra cá, e fomos descobrindo que, além dos temidos e invejados argentinos, jogadores de outros países podiam ter tanta habilidade individual como nós, e muito mais espírito coletivo e tático, como o “carrossel holandês” de Cruyff e do professor Rinus Michels em 1974.

Hoje em 19º lugar no ranking da Fifa, há anos não ganhamos de seleções de primeira linha, o Santos foi humilhado pelo Barcelona em Tóquio, e qualquer outro time brasileiro, ou mesmo a atual seleção, seria goleado pelo Bayern com facilidade. Em dez jogos contra Espanha, Alemanha ou Argentina perderíamos seis ou mais.

Quando se alterna na televisão os jogos das grandes ligas europeias e do Brasileirão, pela lentidão e violência, pelos gramados carecas, pela pobreza técnica e tática, pelas torcidas selvagens, os nossos parecem jogos da segunda divisão.

A ilusão dos reis do futebol acabou. Mas somos a sétima economia do mundo, nossa agricultura alimenta o planeta, lideramos em várias áreas de produção, nossa música é sucesso internacional, o vôlei e outros esportes nos dão grandes alegrias, temos muitos motivos de orgulho, energia, crédito, divisas, mas enquanto o Brasil, a CBF e a cartolagem ficavam ricos, o futebol empobrecia. Restou a antiga paixão. E o pesadelo de enfrentar a Argentina numa final no Maracanã.


Gilmar Mendes: ‘Executivo ameaça funcionalidade do Congresso’


O Globo


O ministro Gilmar Mendes (foto abaixo), do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira que o Executivo “ameaça a funcionalidade” do Congresso Nacional. Gilmar ressaltou, em São Paulo, que não é o Poder Judiciário que interfere de maneira equivocada no Congresso, como reclamou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ele criticou o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo.

— O Judiciário tem estimulado o Congresso a tomar decisão. Hoje, o Congresso tem um problema consigo mesmo. A sua funcionalidade, muitas vezes, é ameaçada porque há uma relação de muita dificuldade com o Executivo, com excesso de medidas provisórias. Há pouca capacidade de legislar autonomamente, mas isso não decorre de nenhum conflito com o Judiciário.

Leia mais em Gilmar Mendes: ‘Executivo ameaça funcionalidade do Congresso’

O ATO E O FATO.


Sinal dos Tempos 

Vivemos em um país com múltiplas facetas e desencontros tanto sociais quanto econômicos, dadas sua extensão territorial e diversidades de culturas. 

Estamos em tempos de esperanças vendo o Brasil se inserindo no grupo de influência das decisões globais e ampliação dos benefícios em favor da classe menos favorecida, que esperamos não seja paliativo, e que os beneficiários delas se valham para, por seus próprios meios e condições, alcançarem seus objetivos pessoais e familiares. 

Porém, para que isto se dê há necessidade de mudanças estruturais, especialmente no que tange à proteção da família e seus bons costumes, pois nela está calcada a sociedade sólida e o bom futuro. 

Muita coisa precisa ser mudada, pois a família precisa voltar a ser o centro das atenções e não em palco secundário. 

Diz-se isto, pois com o advento do Código Civil, o que já se dá a mais de 10 anos, uma das questões mais correntes nos escritórios de advocacia e imprensa são quanto às obrigações de se manter a prestação de alimentos aos filhos. 

Há uma insistência descabida dos pais em se exonerarem da obrigação e uma resistência tal dos filhos que, mesmo em condições de proverem seus próprios meios, empenham-se em manter o benefício. 

Cabe aqui então perguntar: Será que o alimentante, – aquele que paga a pensão – o faz somente por uma obrigação legal, esquecendo-se da obrigação moral ? Do cuidado que deve aos filhos, que não é temporário mas perene ? 

Mas também cabe aos filhos quanto à manutenção do favor, não como alimentos, mas como meio de vida mais sóbria e folgada, que em muitas vezes não exclui nem mesmo a aquisição de veículos, eis que a exoneração, pela sobrecarga da justiça demanda tempos. 

Isto somente traz à evidência que o homem moderno, no trato da questão familiar, não vai bem, decorrendo daí os altos níveis de violência que hoje sofre ! 

E se a família não vai bem, sua comunidade e seu país não podem também irem bem. 

Há, embora com pouco tempo, a necessidade de “repensar a família”, pois não é crível e aceitável que o direito legal sobrepuje o natural em dar condições aos filhos, mas não o é também cabível que a resistência injustificada do filho que com isto impõe dificuldades ao pai, que na maioria das vezes conta com idade avançada. 

Esta corrida à justiça e o forte e intermitente enfoque da mídia ao “direito de não pagar”, “e a insistência do filho em manter”, é sinal de que o respeito devido entre pais e filhos, por ser legal, está vencendo o direito natural o que, por certo, é muito grave. 

Já dissera Rosseau, há mais de 300 anos, a célebre frase da ternura que os pais e filhos se devem reciprocamente afirmando: “Não se pode deixar de falar da ternura dos pais pelos filhos e dos perigos que enfrentam para garanti-los; não podendo deixar de observar a repugnância que têm os animais em pisar num ser vivo. Um animal não passa sem inquietação ao lado de um animal morto de sua espécie, e os mugidos tristes de um gado entrando no matadouro exprimem a impressão que tem do horrível espetáculo que o impressiona e espera”. 

Não podemos desta forma deixar que os sentimentos dos animais sejam mais fortes e racionais que os nossos e não entendermos, na opinião do mesmo filósofo “Que a natureza ao dar ao homem as lágrimas, reconheceu nele que é o único dotado de coração muito terno”, é porquê as coisas estão fora do eixo, o que não se pode admitir. 

Pois, se tivermos em mente somente o direito de exoneração da obrigação de alimentos ou a resistência pelo filho na manutenção, mesmo que desnecessária e indevida, é porque a família vai mal e muita coisa precisa, com urgência, ser revista. 

Como já se disse, devemos iniciar esta revisão já, pois se assim não for as consequências que se nos apresentam são graves, tal como já sentimos com o crescimento desmedido da violência e, por pouco, fora de controle social. 

Por Brasilino Neto

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Câmara tem 72 horas para explicar projeto contra STF


Veja

José Antonio Dias Toffoli durante julgamento do mensalão, em 13/09/2012

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antônio Dias Toffoli estabeleceu nesta sexta-feira prazo de 72 horas para a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Décio Lima (PT-SC), se manifestarem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões da corte ao Congresso Nacional. Toffoli é relator do mandado de segurança que pede a suspensão da tramitação da PEC, protocolado por PSDB e PPS.

A proposta, de autoria do deputado petista Nazareno Fontelles (PT-PI), passou pela CCJ da Câmara sem sequer ser debatida e com a participação de deputados condenados do STF pelo escândalo do mensalão. A aprovação abriu uma crise entre o Congresso e a suprema corte. Para tentar conter os ânimos, o presidente da Câmara decidiu adiar a instalação da comissão especial que analisará a proposta antes de ser votada em plenário. Henrique Alves encomendou um estudo jurídico para avaliar se ela viola preceitos fundamentais do equilíbrio entre os poderes.

'Ignorante' e 'boçal' trocam boladas como dois peladeiros


Deputado federal ironizou as frases de Pelé sobre o que seria a base ideal da seleção brasileira, questionou a religiosidade do Rei e sua relação com a filha

O ex-jogadores Romário e Pelé: gênios aposentados da bola com línguas afiadas

O bate-boca entre Pelé e Romário deve ganhar novos capítulos nos próximos dias. Depois de ser questionado sobre as críticas que o deputado federal havia dirigido a ele, Pelé afirmou que, por ser religioso, agiria como Jesus Cristo e perdoaria os ignorantes.

Na noite desta quinta-feira, o Baixinho respondeu com um contra-ataque pelo Twitter, sem poupar a relação do Atleta do Século com a filha Sandra, reconhecida pelo pai apenas após decisão judicial em 1996. "Pelé rebateu minha famosa frase: ‘Pelé calado é um poeta’. Comumente usada, afinal, ele vive dando deixa. A última besteira que ele disse foi que a base do Corinthians deveria ser a base da seleção. Pediu, né?", indagou o ex-jogador e hoje parlamentar, nas redes sociais.

Romário, então, resolveu destrinchar as declarações de Pelé sobre "perdoar os ignorantes" com base em sua formação religiosa. O deputado federal disparou contra o desempenho do Brasil no 2 a 2 com o Chile, afirmando que a base corintiana pedida pelo Rei teria sido usada – ainda que apenas Ralf e Paulinho tenham começado como titulares, enquanto Alexandre Pato entrou no segundo tempo.

"A base do time que ele sugeriu para a seleção tomou ontem a maior vaia de sua história. Merecidamente, porque eles não jogaram nada", disse Romário, para depois atacar a vida pessoal de Pelé: "Ele disse que é muito católico. Acho que não é tão católico quanto afirma, porque se fosse, teria assumido a filha e ido ao enterro dela. Além de poeta, também é um boçal", disparou.

Os ‘aloprados’ atacam, por Merval Pereira


O Globo


(...) A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), que por sua composição esdrúxula já perdeu qualquer legitimidade — dois réus condenados, os deputados petistas José Genoino e João Paulo Cunha, fazem parte dela —, aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que submete algumas decisões tomadas pelo STF ao Poder Legislativo, numa tentativa patética de fazer retroceder a História, se não ao Segundo Reinado, pelo menos ao Estado Novo de Getulio Vargas, como ressaltou o ministro Gilmar Mendes.

A Constituição de 1937 dava ao presidente da República o poder de cassar decisões do STF e confirmar a constitucionalidade de leis derrubadas pela Corte. O jurista Marcelo Cerqueira, no livro “A Constituição na História”, fala da “regressiva” Lei de Interpretação de 1840, “expediente destinado a restringir alguns artigos da reforma constitucional”.

Não foi à toa que essa emenda de um obscuro petista surgiu no horizonte político quando se abre o prazo para os recursos das defesas, numa clara tentativa de tumultuar o ambiente, que já está bastante conturbado com a polêmica sobre os chamados “embargos infringentes”.

Os órgãos a serviço dos mensaleiros, sejam blogs ou mesmo associações corporativas dominadas pelos petistas, já comemoram o que seria uma derrota do STF, que estaria sendo obrigado a aceitar os “embargos infringentes” devido à pressão que vem sofrendo dos que consideram que o julgamento do mensalão foi uma farsa política.

Dessa maneira, os amigos de José Dirceu, e ele próprio quando acusa em suas palestras pelo país os juízes do STF de ter protagonizado um julgamento político, criam nos componentes do plenário do Supremo um espírito de corpo na defesa da instituição, mesmo naqueles que estão convencidos de que o Regimento Interno, como dizia o jurista Afonso Arinos, é do tipo constitucional e não pode ser alterado por uma lei.

Ao transformar a eventual aceitação da figura dos “embargos infringentes” em uma derrota do STF, e até mesmo numa admissão de culpa de seus juízes, os defensores dos mensaleiros levam para o plano político uma disputa que deveria ser eminentemente técnica.


O Globo


Com o fim do prazo dado por ele para que o Conselho Nacional Eleitoral anunciasse como seria realizada a auditoria dos votos na Venezuela, o opositor Henrique Capriles (foto abaixo) afirmou que pedirá a impugnação das eleições.

Ele exige a ampliação da auditoria de 46% das mesas que não foram certificadas nas eleições presidenciais do último dia 14 de abril, e alega que mais de 3.000 mil irregularidades foram denunciadas pelos membros do Comando Simón Bolívar. O presidente Nicolás Maduro derrotou o adversário com uma vantagem de menos de 2% do total de votos.

Indústria e comércio tentam driblar escassez de profissionais


O Globo

Com o emprego batendo recorde no país e os gargalos da educação, as empresas têm encontrado cada vez mais dificuldade na hora de contratar. Pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral com 130 executivos de empresas de grande porte em todo o país revelou que 92% deles têm dificuldades para empregar trabalhadores preparados para os cargos que oferecem.

Entre os principais obstáculos citados na pesquisa, realizada no ano passado, 81% das respostas mencionaram a escassez de profissionais capacitados; 49% citaram a falta de experiência na função; e 42% reclamaram da deficiência na formação básica.

Gurgel: Genoino e Cunha 'não deveriam estar' na Câmara dos Deputados


Terra


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto abaixo), disse nesta quinta-feira que os deputados federais José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, "não deveriam estar" na Câmara dos Deputados.

"Eles estão no exercício do mandato parlamentar. Na visão da Procuradoria Geral da República (PGR), não deveriam estar. Lembrem que logo que o julgamento do mensalão se concluiu eu pedi que o STF determinasse a imediata execução do julgado em todos os seus aspectos, e isso compreenderia inclusive a impossibilidade do exercício parlamentar por pessoas condenadas naquele julgamento. Mas esse pedido não foi deferido e hoje temos uma realidade em que eles se encontram no exercício do mandato", disse Gurgel.

Para Gilmar Mendes, se PEC 33 for aprovada é melhor 'fechar o STF'


FotoO ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, voltou a criticar nesta quinta-feira (25) a proposta de emenda à Constituição que vincula decisões da Corte ao Congresso Nacional. O ministro destacou o fato de o texto ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sem uma análise mais detalhada e disse que é “melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal” se a proposta for aprovada pelo Legislativo. “Não há nenhuma dúvida, é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal”, disse Mendes.

Pergunto à diplomacia brasileira: isto é democracia?


O governo venezuelano anunciou hoje a prisão do norte-americano Timothy Tracy (na foto divulgada pelo governo), sob acusação de … “fomentar a violência pós-eleitoral em nome do governo dos EUA, ser um agente secreto financiado por ONGs estrangeiras para semear o caos na Venezuela e gerar uma guerra civil”.

O presidente Nicolas Maduro disse quinta-feira que ordenou pessoalmente a prisão de Timothy Tracy sob suspeita de “criar a violência nas cidades deste país.”

Segundo o ministro do Interior, Miguel Rodriguez Torres, o preso é suspeito de cooperar com a direita venezuelana para desacreditar os resultados das eleições, que deram a vitória ao presidente Nicolás Maduro com uma vantagem apertada de 1,8 ponto.

Torres também divulgou um vídeo no qual o general Antonio Rivero, atual dirigente do partido opositor Vontade Popular, supostamente aparece dando instruções aos jovens em uma mobilização no dia 15 de abril na praça Altamira (leste de Caracas) que terminou com alguns distúrbios.

Isto é crime?

Segundo a agência de notícias Associated Press, Timothy Tracy tem 35 anos e é documentarista. Foi para a Venezuela no ano passado, segundo declarações de familiares do Tracy, fazer um documentário sobre o país, que está dividido politicamente, com os herdeiros socialistas do falecido presidente Hugo Chávez lutando para manter o controle de um país assolado economicamente.

Gostaria muito que a diplomacia brasileira e o “canalha intelectual” que a comanda, se posicionassem sobre o assunto. Um país que caça opositores dessa forma, não está se distanciando dos preceitos democráticos?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Yes, adoramos fazer papel de palhaço!!!



Quando li a notícia de que Lula terá uma coluna mensal no NYTimes, achei curiosa a ironia do destino. Vocês se lembram do primeiro grande episódio do primeiro governo Lula? Foi quando ele tentou expulsar o repórter Larry Rother, do mesmo NYTimes, que havia escrito que Lula era chegado numa caninha. Como de fato é. Mas Lula não gostou. Irou! Esbravejou! Queria expulsar o jornalista do Brasil, acho até que do mundo! Até que alguém ao seu lado o alertou que não poderia ser expulso, pois era casado com uma brasileira, e a Constituição não permitia. Lula, então presidente da República, exclamou: “Foda-se a constituição”.

Este foi um dos seus grandes momentos como orador, pois conseguiu verbalizar o que a esquerda golpista pensa sobre a nossa Carta Magna, e atua assim desde que tomaram de assalto o poder.

Duas possibilidades para o NYTimes ter convidado Lula: ou uma Síndrome de Estocolmo, pelo caso acima, ou, e esta é a mais provável hipótese, foi aconselhado pelo próprio Larry Rother a dar essa coluna mensal para “mostrar ao mundo” a boçalidade de seus ghost-writers, ou alguém acredita que Lula tem capacidade para escrever algo?

Ai recebi pela internet, a imagem que ilustra este post. Como se fosse a coluna de Lula, misturando o inglês com o seu parco português. Ai me lembrei de um paquera que uma amiga arrumou quando era adolescente. Ela que já não estava muito animada com o rapaz, desiludiu de vez quando recebeu um bilhete: “I love you você pra burro!”

Colunistas


Homenagem a Caçapava



A desconhecidíssma deputada Aline Corrêa, gloriosa representante do PP de São Paulo, está prestes a emplacar um projeto em homenagem ao ilustre município de Caçapava, região do Vale do Paraíba, interior paulista.

Se tudo der certo para Aline Corrêa e Caçapava, a CCJ da Câmara aprovará daqui a pouco, na sessão das 9h, a proposta da deputada que confere à cidade o título de Capital Nacional do Antigomobilismo, em outras palavras, conservação de veículos antigos.

Vejam aqui...

Conselho afasta Demóstenes, mas não pode demiti-lo


Estadão


Os integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) confirmaram nesta quarta-feira o afastamento do ex-senador Demóstenes Torres (GO, foto abaixo) do cargo de procurador do Ministério Público (MP) de Goiás, mas reconheceram que ele tem direito à vitaliciedade.

A decisão limita as possibilidades de demissão do cargo. Isso somente poderá ocorrer após uma decisão judicial.

Leia mais em Conselho do MP decide que não pode tirar Demóstenes de cargo vitalício

Simon chama Dilma de 'marechala' e 'política vulgar'


O Globo


Aos 83 anos de idade, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez o discurso mais contundente contra a presidente Dilma Rousseff, durante a discussão do pedido de urgência, apresentado por governistas, para votar o projeto que dificulta o funcionamento de novos partidos políticos.

Contrário ao projeto, Simon chamou Dilma de "marechala presidente" e "política vulgar". Afirmou que a presidente está "perdendo a credibilidade" e "se deixou ludibriar pela paixão do cargo e para se manter no cargo, custe o que custar".

Leia mais em Simon chama Dilma de 'marechala' e 'política vulgar'

Planalto sofre dupla derrota em lei que barra siglas


Estadão


O Palácio do Planalto foi duplamente derrotado na noite desta quarta-feira, na tentativa de votar o projeto de lei que cria dificuldades para a criação de novos partidos e asfixia as candidaturas à Presidência da ex-ministra Marina Silva e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O ministro Gilmar Mendes (foto abaixo), do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação da proposta logo depois de o Senado ver-se obrigado a encerrar, por falta de quórum, a sessão que decidiria o pedido de urgência para a votação do projeto.

Na liminar, pedida pelo PSB, Mendes afirmou que cabe ao STF analisar questões internas do Congresso em casos de "flagrante desrespeito ao devido processo legislativo ou aos direitos e garantias fundamentais". O ministro suspendeu a tramitação do projeto até que o plenário do Supremo decida se a proposta pode ou não ser votada pelos senadores.

Leia mais em Planalto sofre revés em lei que barra siglas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Na democracia venezuelana … governo anuncia que vai prender o líder oposicionista


A ministra para Assuntos Penitenciários da Venezuela, Iris Varela, em pronunciamento nacional, acusou Henrique Capriles, líder da oposição, de consumir drogas, de ser o responsável pelas mortes ocorridas durante protestos nos dias seguintes à eleição presidencial, e anunciou que vai mandar prendê-lo.

“Estou preparando a sua ficha, e você tem que ir preso para purgar seus crimes, porque você é um fascista, você é um assassino”, disse Varela.

Que coisa correta para uma ministra dizer em rede nacional. Próprio das naçoes democráticas, nao acham? Não? Pois deveriam achar afinal, esse é o entendimento do governo de seu país, o Brasil. Como bem disse o editorial do jornal paraguaio ABC Color, “Infelizmente, a hipocrisia é um elemento inseparável da política externa brasileira.”

No dia em que o resultado da eleição saiu, Maduro iniciará um endurecimento de medidas para tolher a liberdade e confiscar direitos dos cidadãos, para dessa forma, não conseguindo solução para a crise econômica e nem tendo o controle da população como tinha seu inventor, Chávez, sufocar qualquer movimento contrário.
 

Antonio Patriota é “un canalla intelectual”, diz jornal


Em seu editorial de sexta-feira, o jornal ABC Color fez duras críticas à postura do governo brasileiro diante das graves irregularidades no processo eleitoral da Venezuela. “Enganosa, infame e profundamente hipócrita foram as declarações feitas na quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, em torno das graves e óbvias irregularidades que cercam o processo eleitoral venezuelano e o questionável “triunfo” do novo chefe da Venezuela, Nicolas Maduro”.

O jornal comparou a declaração de Patriota, de que não interfere em assuntos internos dos países e sua “condescendência com o neodespotismo venezuelano”, com a sua “intervenção descarada nos assuntos internos” do Paraguai, quando “liderou um grupo de chanceleres da Unasul que invadiu o palácio do governo do Paraguai para impedir por todos os meios possíveis o processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Lugo”

“Infelizmente, a hipocrisia é um elemento inseparável da política externa brasileira. Daí o duplo padrão contínuo que se aplica quando se trata de seus abastados amigos, como é agora o caso pouco confiável Nicolas Maduro, e a intransigência absoluta que se repetem no caso do Paraguai, não só politicamente, mas também economicamente.”

É, isso é fato. Depois que o Paraguai derrubou Fernando Lugo em menos de 24 horas, o país vem se sobressaindo e causando inveja a nós, brasileiros bundões.

Leia o editorial do ABC Color aqui – em espanhol.

CCJ aprova emenda que tira poderes do … Supremo Tribunal Federal. Que claro, deixará de ser Supremo


Nazareno Fonteles (PT-PI)
Eu não digo que este país é uma caricatura de republiqueta de mierda? A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou hoje uma proposta de emenda à Constituição, que dá ao Congresso o poder de derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre emendas constitucionais. Se a última palavra era do STF, se aprovada a emenda, passa a ser dos parlamentares. Simples assim.

A PEC aprovada pela CCJ, estabelece que quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá rever o ato do tribunal. Caso os parlamentares discordem da posição do Supremo, a questão seria decidida em um plebiscito popular.

A proposta, que retira o poder do Supremo e transfere aos deputados e senadores, é de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que dentre a sua produção de idéia para, digamos, aperfeiçoar o Brasil, está uma apresentada em 2004, que estabelecia um limite máximo de consumo por habitante, independente da renda, e o excedente seria depositado na Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Seria o “contribuinte compulsório”.

Na época ele justificou seu projeto: “a fraternidade deve ser o principal meio e o fim do desenvolvimento, tendo como medida prática de verificação os avanços na eqüidade econômica e social. Neste sentido o “novo fazer político” deve ser guiado pela fraternidade no coração e eqüidade nas mãos, pois, só com a fraternidade poderemos superar o egoísmo reinante no capitalismo”.

Não sei, não. Mas ou eu estou muito impaciente, ou o Brasil está sendo tomado por idiotas.

Glória Pires tem prejuízo de R$13 mil em golpe pela Internet



CBN

Glória Pires sofre ação de piratas virtuais (Crédito: Divulgação)

Glória Pires tem prejuízo de R$13 mil em golpe pela Internet

A informação é do delegado Gilson Perdigão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio de Janeiro. Polícia vai encaminhar ao Ministério Público pedido de quebra de sigilo de dados para apurar autoria do crime.

A atriz recebeu um e-mail de um amigo que mora fora do Brasil. Ele pedia que a artista depositasse uma quantia em dinheiro na conta dele porque estaria sem passaporte e sem recursos para voltar para o Brasil. Glória Pires informou que fez o depósito, mas em seguida descobriu que o email do amigo foi hackeado e que ele não recebeu o dinheiro. 

Marina e Aécio atacam Dilma por ‘sufocar’ criação de partidos


O Globo


Liderando o movimento suprapartidário contra o projeto que limita o tempo de TV e repasses do fundo partidário para novos partidos, lançado nesta terça-feira no Senado, a ex-senadora Marina Silva intensificou os ataques à presidente Dilma Rousseff e à operação, que , declarou, claramente está sendo articulada pelo Palácio do Planalto para sufocar a criação de seu partido, o Rede Sustentabilidade.

Na reunião no gabinete do senador Pedro Simon (PMDB-RS), com a participação de lideranças do PSB, PSDB, PDT e PSOL , os presentes e o pré-candidato tucano Aécio Neves (MG) disseram que o movimento vai reagir ao que chamaram de “pacote de Abril moderno”, comparando com o Pacote de Abril que editou o AI-5.

PF pede quebra de sigilo do ‘faz-tudo’ de Lula


Estadão


A Polícia Federal vai pedir a quebra do sigilo bancário de Freud Godoy, segurança e assessor pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida faz parte do inquérito instaurado para desvendar o caminho percorrido pelos recursos distribuídos no esquema do mensalão e é também um desdobramento do depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado. Valério afirmou que o mensalão bancou despesas pessoais de Lula. O ex-presidente afirma que é mentira.

Ontem, Valério prestou novo depoimento à PF em Brasília. O operador do mensalão deixou a sede da polícia por volta das 16 horas. O inquérito aberto vai rastrear supostos repasses do mensalão para o ex-presidente. A PF também deve ouvir o auxiliar de Lula nos próximos 10 dias, em São Paulo.

Leia mais em PF pede quebra de sigilo do ‘faz-tudo’ de Lula e ouve operador do mensalão

Pizza saindooo

Pode não ter sido em vão.

Todos os esforços feitos para arrastar o máximo possível o julgamento do mensalão podem vir a ser recompensados. A absurda demora de Ricardo Lewandowski para concluir a revisão do processo tem agora seus efeitos práticos. “Ah, foi sem querer…” Ainda que tivesse sido, e daí?

Os votos quilométricos de relator e revisor — basta ver o que se faz no resto do mundo para perceber o despropósito — cobram seu preço. Não sei como teria votado Cezar Peluso no caso de Dirceu, por exemplo. O certo é que se fez de tudo para que ele já estivesse fora do tribunal. Talvez até estupidamente. Lembro que ele votou pela absolvição de João Paulo Cunha da acusação de lavagem de dinheiro.

Por ação e omissão, está em curso, reitero, um trabalho de desmoralização do Supremo Tribunal Federal. Lá nos primórdios, o petismo tentou montar um tribunal para atender a seus desígnios e à sua metafísica. Acabou não dando muito certo. Os escolhidos, com exceções, resolveram cuidar mais da sua própria biografia — e das leis — do que da biografia dos companheiros. Daí a revolta, especialmente com Joaquim Barbosa.

João Paulo Cunha disse alto e às claras o que a petezada diz pelos corredores. Afirmou: “[Barbosa] Chegou [ao Supremo] porque era compromisso nosso, do PT e do Lula, de reparar um pedaço da injustiça histórica com os negros”. Vale dizer: os petistas queriam um negro servil, subserviente, grato. Escrevi, então, um post post intitulado “O PT rasga a fantasia: ‘Negro filho da mãe! Negro traidor! Negro que não carrega bandeira! Negro vira-casaca! Negro ingrato! Negro negro!’”

Agora os petistas apostam que ministros não-vinculados ideologicamente ao partido possam cumprir a tarefa de livrar os mensaleiros da cadeia: Teori Zavascki e Não-Se-Sabe-Ainda-Quem. Vamos ver se eles decidem arcar com a reputação que alguns ministros, como direi?, petizados já recusaram.

Professores de 22 estados realizam paralisações por melhores salários


O Globo

Professores da rede pública estadual de ensino em todo o país cruzaram os braços nesta terça-feira (23) e pediram melhores condições de trabalho. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e deve durar três dias, até quinta-feira (25).

Segundo a entidade, 22 estados aderiram oficialmente ao movimento e os sindicatos do Distrito Federal e demais estados que não aderiram apoiam formalmente a ação. As paralisações da rede pública estadual têm adesões também de trabalhadores das redes municipais de ensino fundamental e médio.

Os estados que aderiram são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Leia mais em Professores de 22 estados realizam paralisações por melhores salários

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alejandra Benítez, 32 anos, a ministra gata de Maduro


Alejandra Benítez

Os truques manjados de Hugo Chávez foram utilizados por seu sucessor político Nicolás Maduro para vencer as eleições presidenciais do dia 14 com pouca classe. O ex-sindicalista e ex-motorista de ônibus conseguiu superar seu mentor em pelo menos um aspecto: a beleza ministerial. Maduro convovou a estonteante esgrimista Alejandra Benítez, de 32 anos, para assumir a pasta dos Esportes.

Formada em odontologia, ela se especializou nos segredos do sabre e defendeu o país nas últimas três Olimpíadas. Nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, em 2003, e em Guadalajara, em 2011, conquistou a medalha de prata.

Além de ídolo do esporte venezuelano, ela também ganhou maior notoriedade depois de posar seminua para a revista Dominical, em 2008. Na entrevista à publicação, disse que “quando exerce o direito ao voto, o país se desnuda e expressa o que realmente acredita”. Revelou ainda o desejo de que a Venezuela “superasse os problemas com enfrentamentos saudáveis”. “Depois da competição, os esgrimistas seguem sendo amigos. Adoraria que nós venezuelanos fôssemos às eleições e depois nos ajudássemos uns aos outros.”

Alejandra Benítez

“Esta é uma garota que se especializou na luta com espadas. A espada dos jovens patriotas”, discursou Maduro, ao nomeá-la. Alejandra tornou-se apoiadora de Chávez em 2010, ano em que conseguiu uma vaga de deputada suplente pelo partido governista, o PSUV. Também estrelou campanhas publicitárias do governo.

“Essa nomeação é um compromisso enorme que estou assumindo com toda a responsabilidade e compromisso do mundo. Aceitei como se fosse um desafio para participar de uma Olimpíada”, disse a atleta e agora ministra, segundo o jornal El Universal. 

Assim como várias outras áreas, o esporte também carece de investimentos no país. Estão no papel projetos para novos estádios de beisebol e futebol em Caracas e também há planos de investir em atletas com índices olímpicos.

Delegado Damásio Marino deixa prisão e tira férias, diz SSP


Conhecido por agredir cadeirante, delegado Damasio Marino é preso  (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)O delegado Damasio Marino, conhecido por agredir um cadeirante em São José dos Campos (SP) em 2011, saiu da prisão após quase sete meses de reclusão. Ele é suspeito de chefiar um esquema de fraude na documentação de carros de luxo, para receber dinheiro dos proprietários, que conseguiam sonegar impostos com a irregularidade.

Damasio foi preso em setembro de 2012 enquanto atuava na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Presidente Venceslau (SP) --posto que ocupou logo depois que saiu de São José dos Campos. Ele estava preso no Presídio Especial da Polícia Civil, em São Paulo.

Unitau estende projeto de crédito e prepara mega pacote de anistia


Reitor negocia com os estudantes índice de reajuste nas mensalidades para 2013 (Foto: Divulgação/Unitau)
Novo pacote de anistia a multas e juros deve contemplar aproximadamente 9 mil alunos e ex-alunos.Projeto será encaminhado à Câmara na próxima semana. (Foto: Divulgação/Unitau)

A Universidade de Taubaté (Unitau) prepara um mega pacote de anistia de multas e juros que deve contemplar aproximadamente 9 mil alunos e ex-alunos devedores. O objetivo da medida é arrecadar R$ 50 milhões e zerar a dívida que estudantes mantêm com a instituição.

Reduzir o acumulado de mensalidades em atraso é um dos principais desafios enfrentados pela administração da Unitau, que desde 2011 lança programas e adota medidas para tentar reduzir o número de inadimplentes. Uma das propostas que geraram mais polêmica foi a de enviar o nome dos devedores ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

O novo programa é semelhante ao que foi lançado em janeiro – prevê a isenção de 100% de multas e juros aos inadimplentes. Pela nova medida serão oferecidos descontos de forma escalonada e de acordo com o valor do débito para dívidas ajuizadas e não ajuizadas.

O projeto, que terá parcelamentos entre 12 e 15 vezes, ainda será encaminhado para a Câmara. "Vai ser um projeto melhorado. O outro previa, no máximo, 4 vezes", disse ao G1 o reitor, José Rui Camargo. Estão na Justiça cerca de 6 mil processos e outros 3 mil não foram ajuizados.

Vão acabar proibindo papai Noel



O Procon de São Paulo decidiu manter a multa no valor de R$ 3,192 milhões aplicada ao McDonald’s, por publicidade abusiva em promoções do McLanche Feliz, após o Instituto Alana questionar a prática de venda de lanches com brinquedos.

Segundo o Instituto Alana, a venda de alimentos com brinquedos para crianças “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.

Hummm. Tá certo, acho que não devem mesmo permitir que influenciem as crianças a comer sanduíche do mcdonald’s, mas deveriam também proibir outros produtos que usam os mesmos métodos, por exemplo o KinderOvo, que traz dentro de uma fina casquinha de chocolate, uns brinquedinhos pra lá de sem vergonha. E a festa do ovo dePáscoa deve ser proibida, pois estimula o consumo do chocolate pela embalagem e pelos brindes que vem dentro.

Vocês vão me desculpar, mas isso pra mim é coisa de esquerdista recalcado que nutre ódio de qualquer produto que lembre os Estados Unidos. O próximo passo será proibir papai Noel como fez o finado idiota na Venezuela.

Governo maquia dados de programa de bolsas de estudo no exterior


Ciência sem Fronteiras está computando alunos de doutorado de outros programas
Capes, Ciência sem Fronteiras

O Ministério da Educação passou a computar entre os alunos do Ciência sem Fronteiras, programa de estudo no exterior, os bolsistas regulares da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de incentivo à pesquisa. Mais »

PRESIDENTE DILMA NÃO CUMPRE 74% DAS PROMESSAS, SEGUNDO O PROMESSÔMETRO


Líderes do Democratas apresentaram na quarta-feira (17/4), o resultado do acompanhamento realizado a partir do “Promessômetro”, instrumento desenvolvido pelo Partido desde 2011 para monitorar o cumprimento das promessas de campanha da Presidente Dilma Rousseff.

O “Promessômetro” aponta que, das 91 promessas inicialmente selecionadas para acompanhamento pela equipe do Democratas, 67 delas (74%) não cumpriram a meta para os primeiros dois anos do governo Dilma.

Em algumas dessas promessas, como a da construção de ferrovias, a das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a das praças do PAC, a execução não chegou a 20% da meta prevista para 2011 e 2012. Há promessas que nem saíram do papel, como a construção de Postos de Polícia Comunitária, que sequer é mencionada nos últimos balanços do PAC.

Os Postos de Polícia Comunitária, até o momento, ficaram apenas na promessa. Nada foi executado nesses dois anos. Pela meta, já deveriam estar prontos 1.441 Postos, com gastos de R$ 800 milhões.

Porém, a dotação prevista para a construção dos Postos, que era de R$ 350 milhões em 2011, caiu para R$ 188 milhões em 2012, e, logo depois, despencou para R$ 9 milhões, um claro sinal de abandono da promessa presidencial.(Tribuna da Bahia)

Ex-musa do juro baixo, Camila Pitanga agora é garota-propaganda do Minha Casa, Minha Vida


Josias de Souza


Num instante em que a inflação força o Banco Central a elevar a taxa de juros, a Caixa Econômica Federal alterou o papel de sua contratada Camila Pitanga. Até o final de março, a atriz frequentava a publicidade da estatal bancária como musa do juro baixo. Agora, vai ao ar como garota-propaganda do programa Minha Casa, Minha Vida.

Veiculada no horário nobre –no intervalo do telejornal que antecede a novela—, a peça estrelada por Camila caberia em quaquer programa eleitoral do PT. O comercial tem cadência eleitoral. Na abertura, três frases.

Numa, a cifra: “O programa Minha Casa, Minha vida, do Governo Federal, já entregou mais de um milhão de casas.” Noutra, a promessa: “E até 2014 entregará mais um milhão. Na terceira, a preparação para a entrada do eleitor em cena: “Mas tão importante quanto a entrega das casas é a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vão morar nelas.” Seguem-se os depoimentos de quatro mulheres.

Postada defronte de um painel translúcido, uma sorridente Camila Pitanga seleciona os depoimentos pressionando no mapa do Brasil as cidades onde moram as felizes brasileiras. Coisa bem distribuída: do Sul, Sapucaia do Sul (RS); do Centro-Oeste, Várzea Grande (MT); do Sudeste, a capital do Rio; do Norte, Ananindeua (PA).

Até esse ponto, exceto por um minúsculo ‘X’ gravado no alto da imagem, à direita, o o comercial não fez uma mísera menção à casa bancária que bancou a produção. Só no finalzinho o nome da contratante pinga dos lábios de Camila: “A Caixa se orgulha de fazer parte dessa mudança de vida do povo brasileiro.”

Substituindo-se nessa última frase “a Caixa” por “o governo”, a propaganda poderia ser assinada por João Santana, o marqueteiro do PT, e estaria pronta para ser exibida num dos programas reeleitorais de Dilma. Quanto às peças que propagandeavam o juro miúdo, saíram de cena. O material impresso foi recolhido das agências em fins de março.

Procon divulga lista de piores sites para realizar compras na internet



O Procon divulgou nesta segunda-feira (22) uma lista com os nomes dos sites de compras online mais perigosos da grande rede. O órgão sugere que todos sejam evitados pelos consumidores. As lojas eletrônicas que constam na lista são alvos constantes de reclamações por falta de entrega ou por não apresentarem soluções para produtos defeituosos. Entre as lojas da lista estão os sites Planeta Ofertas, Shopping do Magazine, Apetrexo e Atacado Mix.

Acusados de ataque em Boston agiram sozinhos


O Globo


Do leito do hospital de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, suspeito do atentado à maratona há uma semana, teria confessado o crime na noite desta segunda-feira. Segundo fontes da rede CBS, o jovem de 19 anos, indicou que ele e seu irmão, morto na semana passada, agiram sozinhos e motivados pela religião.

Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, seria o mentor dos crimes e teria aprendido todas as técnicas usadas nos ataques pela internet, de acordo com a rede CNN. Dzhokhar, que se comunica por escrito por causa dos ferimentos, recebeu mais cedo a acusação ainda no hospital para o qual foi levado depois do cerco que culminou em sua detenção na sexta-feira. Ainda segundo a CBS, Dzhokhar está cooperando com as autoridades, que não encontraram qualquer evidência de laços com as principais organizações terroristas.