sábado, 12 de abril de 2014

O ATO E O FATO


Caçapava de São João!

Brasilino Neto
Esta semana não vamos falar das roubalheiras que o pais sofre, dos desvios de vultosos valores que péssimos brasileiros usurpam de seu povo. Dos roubos e rombos da Petrobrás, dos Metrôs, e todas as demais áreas, da má condução da politica econômica, dos melindres da politica externa.

Da péssima assistência à saúde, da desenfreada violência, do sofrível transporte público, das mazelas da educação e dos desrespeitos da maioria (da grande maioria) dos políticos para com seus cidadãos.

Enfim, não vamos falar dos ‘inúmeros leões que temos que matar no dia a dia para podermos sobreviver’.

Vamos falar sim de nossa querida Caçapava, que completa 159 anos de emancipação politica dia 14 de abril deste ano de 2014.

Vamos falar e saudar seus ordeiros cidadãos, àqueles que com seus trabalhos públicos e privados, nas ações públicas e particulares fazem de Caçapava, que é Simpatia, um lugar agradável de viver.

Vamos falar e saudar os Professores que no passado ajudaram a moldar a juventude de então, cidadãos de hoje. Dos professores da atualidade, que mesmo ante a falta de respeito de que são vítimas, se empenham e forjam cidadãos para o futuro.

Vamos nos lembrar dos bons médicos que de tempos passados e nos atuais que aqui clinicam e estão sempre atentos e dispostos a socorrer aos que lhes procuram. Também nos lembremos dos farmacêuticos que tinham e tem esta mesma dedicação.

Dos motoristas de taxis, ônibus e caminhões urbanos e estradeiros que transportaram e transportam pessoas que aqui vivem e as riquezas aqui produzidas. Lembremo-nos também dos carroceiros, carreiros de boi e charreteiros que faziam outrora estes mesmos serviços.

Vamos falar e saudar as Polícias Militar e Civil que estão sempre atentas e dispostas a sacrificarem suas vidas para nossa garantia. Saudemos também o Batalhão Ipiranga que nos deu e dá muito orgulho e honra na defesa dos interesses da Pátria.

Saudemos também todos os comerciantes de Caçapava, que com o empenho e dedicação às suas atividades fomentam e movimentam riquezas e tornam a vida dos Caçapavenses mais bonita e agradável.

Saudemos das indústrias que escolheram Caçapava para a implantação de seus parques fabris, contribuindo com a economia local e distribuição de bens e riquezas que, em última análise, revertem em bem-estar ao povo Caçapavense. 

Aos advogados, economistas, contadores, administradores e prestadores de serviços em todas as categorias e classes, que dão esta mesma contribuição em favor da Cidade Simpatia.

Vamos falar da Academia Caçapavense de Letras, que através de seu Acadêmico Fabricio Alberto Correa saudará no dia 14 de abril, em sessão solene na Câmara Municipal, todos os feitos que engrandeceram e engrandecem Caçapava e a faz importante e reconhecida nos contextos econômicos, social e politico.

Saudemos aos escritores, poetas, contistas, trovadores, contadores de casos e causos, os tocadores de violão, viola, sanfona, violino, tambores, timbas e tamborins, e todos os demais instrumentos que poetizam e cantam, com orgulho, nossa querida Caçapava, pois por isto que ela é a “Cidade Simpatia”.

Que venham centenas de outros anos de progresso e felicidades para Caçapava e Caçapavenses! 

Salve Caçapava de São João Batista!

Um comentário:

Lucas Ribeiro disse...

Parabéns Brasilino. Que gostosa matéria, escrita de forma simples mas com um conteúdo de emoção e carinho para com Caçapava fantástico.