quarta-feira, 16 de abril de 2014

POLÍCIA FEDERAL INDICIA 46 INVESTIGADOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO



A Polícia Federal indicou 46 investigados da Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março para estancar esquema de lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões. Entre os indiciados estão dois personagens centrais do caso, o doleiro Alberto Youssef e o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás.

Os alvos foram indiciados pelos crimes de formação de organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional (operar instituições de câmbio sem autorização, falsa identidade em contrato de câmbio e evasão de divisas), falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Dois doleiros também foram indiciados por financiamento ao tráfico de drogas diante de indícios da ligação deles com traficantes. Entre os indiciados estão dois personagens centrais do caso, o doleiro Alberto Youssef e o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás.

Youssef e Costa estão presos desde o dia 17 em caráter preventivo, por ordem da Justiça Federal. A PF descobriu negócios entre o doleiro e o ex-executivo da estatal.

A suspeita é que Costa exerceu tráfico de influência para garantir contratos milionários de consultoria. Parte do dinheiro levantado teria sido destinada para custear campanhas políticas.

O engenheiro foi indiciado por corrupção. Ele ganhou de Youssef uma Range Rover Evoque, cujo valor de mercado é de R$ 250 mil, em maio de 2013.

A Polícia Federal encaminhou nesta terça-feira, 15, à Justiça Federal os relatórios finais referentes aos quatro inquéritos que compõem a Operação Lava Jato. A PF informou que a investigação foi desencadeada para desarticular organizações criminosas que atuavam no mercado clandestino de câmbio no Brasil.

Cada inquérito policial investigou a atuação de uma dessas quatro organizações criminosas, que eram lideradas por doleiros. Esses grupos, embora fossem independentes entre si, possuíam negócios em comum relacionados à lavagem de dinheiro. (Estadão)

Nenhum comentário: