terça-feira, 8 de julho de 2014

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS CAI 16,8% NO SEMESTRE, DIZ ANFAVEA



A produção brasileira de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves (picapes, SUVs e furgões), caminhões e ônibus, caiu 16,8% no semestre, informou nesta segunda-feira (7) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nos 6 primeiros meses deste ano, o país fabricou 1,57 milhão de unidades ante 1,88 milhão no mesmo período do ano passado.

Em junho, quando foram produzidos 215,9 mil veículos, a queda foi de 33,3% em comparação ao mesmo mês de 2013 (323,9 mil). Em relação a maio deste ano, o recuo foi de 23,3%. Assim como fez a federação dos concessionários (Fenabrave), ao divulgar na última semana a baixa nas vendas, as montadoras apontaram a Copa do Mundo como uma das razões do resultado negativo no mês passado.

“Em junho, tivemos menos de 17 dias de produção”, afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea, explicando que diversas fábricas deramférias coletivas no mês, enquanto outras trabalharam em regime parcial. Além da Copa, feriados em dias de semana ajudaram a diminuir o número de dias úteis no 1º semestre.

Além disso, a Anfavea atribui a queda no 1º semestre à maior seletividade dos bancos para conceder crédito para compra de veículos e às restrições de exportações para a Argentina.

O fraco desempenho do setor automotivo no semestre levou a Anfavea a rever, para baixo, as suas previsões para o ano. Agora, a associação projeta queda de 10% na produção de veículos em 2014, para um total de 3,34 milhões de unidades. Em relação às vendas, a expectativa é de queda de 5,4% no número de veículos licenciados.

A previsão anterior, divulgada em janeiro, era de alta de 1,4% na produção no ano de 2014 e de aumento de 1,1% nas vendas de veículos, na comparação com 2013.

Também é esperado, de 29,1%, no volume de exportações ante 2013. Considerando os valores, a baixa deve ser de 15,7%. “Não é um bom número para o ano, mas temos todas as indicações que teremos um 2º semestre melhor do que o 1º semestre”, destacou Moan.

Nenhum comentário: