sábado, 2 de agosto de 2014

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Movimento Almarial

Sim, é isto mesmo que você está vendo, pois o movimento criado por Ariano Suassuna é o ‘Armorial’, mas acabo de criar o ‘Almarial’.

Explico:

O escritor Ariano Suassuna, com simpatia e sabedoria andou por este Brasil numa pregação que, infelizmente pouco ecoou, mesmo a despeito da grandeza de sua figura e dedicação à causa, com o denominando de “Movimento Armorial”, lançado no dia 18 de outubro de 1970, em Recife.

Consistia este Movimento, segundo sua definição ao ‘Jornal da Semana, no dia 20 de maio de 1975’, em "A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados.” (Wikipedia)

Seu objetivo era ‘Valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.’ (idem)

Ariano Suassuna recentemente se foi, como diz Rolando Boldrin, ‘para o andar de cima’, mas nos deixou seu encantamento pessoal e ensinamentos. Desfrutemos deles. 

Minha homenagem ao Mestre Ariano Suassuna.

Falo agora de meu ‘movimento’, o ‘Almarial’ que assim defino: ‘Movimento Almarial’: que deriva da Alma, que revestida passageiramente pelo corpo humano deve buscar todas as formas para ser feliz e aja, em perene corrente, para que todos os demais seres humanos também sejam felizes.’

O ‘Movimento Almarial’, ora criado, se dedica a incutir em cada ser humano a crença e entendimento de que desde o instante em que nasce, ao contrário do que pensa não está crescendo, mas sim se encaminhando invariavelmente para a proximidade do fim, pois o Relógio de sua Vida anda no sentido inverso de seu caminhar. Que deve, pois fazer tudo o que de bom possa, como que seu Relógio marcasse sua última hora e, sobretudo, estar preparado para que no momento em que ele der a badalada final esteja certo de ter sido feliz e agido de forma com que todas as pessoas que o rodeiam também tenham sido felizes, pois esta é aqui na Terra sua única missão.

Que deste movimento resulte o aprendizado que os dias dos ‘pais, do avo, do amigo, das mães, da criança, do idoso, do pedestre, da Paz, da Ação de Graças, Natal, Ano Novo’, e todas as demais datas que homenageiam e buscam despertar em cada ser humano o espírito de fraternidade se dê desde o primeiro instante do primeiro dia de cada ‘ano novo’ e termine no último segundo dia 31 de dezembro, de modo que no instante seguinte do primeiro dia do novo ‘ano novo’ e assim se siga indefinidamente pelo correr dos séculos, eras e tempos infinitos, de modo que cada um seja feliz e faça, por suas boas ações, com que todos os demais serem humanos também sejam felizes.

Este é o ‘Movimento Almarial’, o ‘Movimento da Alma’, segundo entendo. 

Vivamo-lo sempre !

4 comentários:

Anônimo disse...

Lindo.

Ana Lúcia disse...

Brasilino, estamos carente de caçapavenses cultos como você. Nossa câmara está uma tristeza. O prefeito usa a rádio para expor e se gabar da própria ignorância. Como podemos mudar isso? Você não quer participar das próximas eleições? Acho que você pode, como prefeito, mudar isso. Não tem nada haver com seu texto.Porém, é uma oportunidade.

Paulo disse...

Pelo menos para vereador,. Já seria uma grande contribuição para Caçapava

Dileto Amigo P. disse...

Doutor Brasilino quão importante seria o senhor se apresentar para compor a política caçapavense, pela sua cultura, a pessoa que é e por ter sido presidente da Associação Comercial, que com Roberto Citro iniciou a construção do prédio que hoje a abriga e pela construção do prédio do Corpo de Bombeiros, que todos pensam que foi obra da Prefeitura. Parabéns pelo belíssimo e envolvente artigo.