sábado, 6 de setembro de 2014

25 das 39 cidades da RMVale estão abaixo da média do Ideb


arte_ideb


Das 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, 25 ficaram abaixo da meta apontada pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

Principal indicador público da qualidade do ensino fundamental no país, levantado a cada dois anos, o Ideb foi divulgado ontem pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) com dados referentes ao ano passado.

Na região, apenas 13 cidades cumpriram ou superaram a meta para alunos do 6° ao 9° ano.
A média regional nesta fase do ensino fundamental foi de 4,4, equivalente à registrada pelo Estado e acima da nacional, de 4,2.

Para especialistas, o desafio da educação no país é conseguir aumentar o Ideb de alunos dos anos finais do ensino fundamental, a partir do 6° ano.

“Praticamente o índice estagnou no país para essa série, o que não é diferente na região. Os alunos ficam mais desmotivados com o passar dos anos na escola”, afirmou o pedagogo Walter Galvão, especialista em educação fundamental.

Elaborado desde 2005, o Ideb une o fluxo escolar e o desempenho na Prova Brasil, feita por alunos de escolas públicas. Trata-se de exame do conhecimento deles em matemática e português.

Leia mais em O Vale


2 comentários:

Guasca Magdolem disse...

Com tanto atraso na entrega de material escolar em nossa cidade só pode dar resultado em queda.

Anônimo disse...

Isto é fruto do trabalho do governo anterior.