sábado, 13 de setembro de 2014

A tramóia das pesquisas eleitorais


Há seis dias, Dilma Rousseff esteve com o presidente do SENAI, Raphael Luchesi e com Robson Andrade, presidente da CNI, na abertura da Olimpíada do Conhecimento. Sabem onde? Em Belo Horizonte.

Ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou a sua tradicional pesquisa eleitoral feita pelo Ibope, com quatro dias de atraso. Se quisesse, teria publicado os resultados na terça-feira e não na sexta. O Jornal Nacional, que entendeu a jogada, registrou que a pesquisa da CNI foi realizada de 5 a 8 de setembro.

O que trouxe a pesquisa do Ibope? Dilma subiu em relação à última pesquisa Datafolha tanto no primeiro quanto no segundo turno e a avaliação do seu governo melhorou. Mas quando foi feita a pesquisa Datafolha? Em 8 e 9 de setembro, tendo sido publicada no dia 10, dois dias antes da pesquisa Ibope da CNI. Entenderam? A pesquisa Ibope que parece ser a mais recente, com bons resultados para Dilma, na verdade é mais antiga do que a pesquisa Datafolha, que mostra um quadro pior para a petista. Vergonhoso!

Mas o que levaria a CNI a entrar nesta jogada politiqueira e rasteira? Ora, a CNI comanda o SENAI e esta instituição educacional está sendo privilegiada com as verbas do Pronatec (possui 40% dos alunos do programa e centenas de milhões em bolsas) e com financiamentos praticamente a fundo perdido do BNDES (R$ 1,5 bilhão). Não há semana que o senador Robson Andrade, do PMDB, não esteja em eventos com Dilma Rousseff. A indústria pode estar quebrando por causa do governo petista, mas nada quebra a aliança do presidente da CNI com Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: