quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Vitrine de Dilma na Educação, Pronatec ainda ‘patina’ no Vale

Uma das principais vitrines do governo Dilma Rousseff (PT) na área da formação profissional, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) enfrenta desinteresse de candidatos e evasão de inscritos em instituições da região.

No Vale do Paraíba, ao menos cinco cidades ofereceram cursos por meio do programa --São José, Jacareí, Taubaté, São Sebastião e Caraguá.

São José foi o município mais beneficiado pelo governo federal, com a oferta de mais de 20 mil vagas desde 2013.

No entanto, pouco mais da metade dessas oportunidades de ensino foi preenchida.

Os cursos são gratuitos e direcionados a jovens que concluíram o ensino médio e que buscam uma formação profissional rápida, entre 12 e 18 meses, para ingressar no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, do total de 3.820 vagas oferecidas em São José neste ano, apenas 1.390 foram preenchidas no prazo inicial, até 25 de julho.

As 2.430 vagas remanescentes foram ofertadas em um prazo adicional, encerrado em 20 de agosto. Ainda não há o resultado dessas inscrições.

“A taxa de evasão é de aproximadamente 40%. Infelizmente, essa realidade é bastante comum em cursos onde não há um investimento financeiro ou contrapartida por parte do aluno”, informou, em nota, a assessoria do grupo Cetec Educacional, que ganhou a maior parte das vagas do Pronatec.

“Quando um aluno abandona o curso, a sociedade é prejudicada, pois ele ocupa vagas que poderiam ter sido oferecidas a outras pessoas”, completou o grupo.

Nenhum comentário: