quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A OAB DE BRASÍLIA NÃO TEM VAGA PARA JOAQUIM BARBOSA, MOTIVO: EXCESSO DE VERGONHA NA CARA


Joaquim-Barbosa-Foto-Nelson-Jr-STF1

Por Augusto Nunes

Além de admiráveis mestres do Direito, dos juristas de fina linhagem e de incontáveis especialistas que honram a profissão, o universo de portadores da carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil abriga bacharéis de quinta categoria, doutores em patifarias, rábulas mequetrefes, vigaristas de porta de cadeia, pombos-correio de organizações criminosas, coiteiros de assassinos psicopatas, subornadores de agentes carcerários, contrabandistas de celulares, estupradores da lei, da moral e dos bons costumes, chicaneiros compulsivos e outras deformações da tribo que prolifera nos tribunais.

A multiplicação das obscenidades talvez tenha engolido o espaço que restava para advogados. O ex-ministro Joaquim Barbosa, por exemplo, não conseguiu a vaga que reivindicou à OAB do Distrito Federal. Presidente da seccional e responsável pelo veto, um certo Ibaneis Rocha acha que “falta idoneidade moral” ao requerente. O que falta ao relator do pedido de carteirinha é a vergonha na cara que sempre sobrou ao relator do processo do mensalão. O episódio infame confirma que certas manifestações de covardia exigem mais coragem que a mais temerária demonstração de bravura em combate. (Veja)

Um comentário:

Brasilino Neto - Advogado disse...

Augusto Nunes, estranha-me seu destempero no comentário, tal como sempre fez Joaquim Barbosa em sua vida de juiz, não merece qualquer referência.

Quanto a Joaquim Barbosa sempre falou que a OAB é uma súcia, grei e outras insólitas afirmações. Então pergunto: ele errou ao falar isso, fez afirmação para a torcida ou tem, com seu pedido de inscrição na Ordem, a mesma índole para compor essa súcia ou grei ? Quem sofre uma acusação tem o direito de defesa, mesmo que se o saiba não inocente. Advocacia é isso e não aquilo que ele pregou.

Não creio que a OAB tenha sucesso nesta empreitada, mas ao menos servirá para que esse senhor, que era juiz, que se aposentou precocemente tenha mais comedimento em suas palavras.

Até mesmo acho que a OAB deva sim permitir sua inscrição, pois assim teremos mais um preguiçoso que levantará às 11 horas, mais um componente de "nossa súcia, nossa grei, de fomentador da corrupção de juízes, como ele disse que nós advogados fazemos. Que venha o Joaquim Barbosa para nossa "turba". Seja bem-vindo.