terça-feira, 28 de outubro de 2014

Minas se acostumou a votar no PT


lula-aecio-em-campanhaAécio Neves tem todos os méritos pela conquista dos 51 milhões de votos, assim como também é mérito seu a derrota em Minas Gerais.

A grande disposição “ao bom combate” do candidato à presidente pelo PSDB nesta eleição não ocorreu nas campanhas presidenciais anteriores, quando o eleitor daquele estado se acostumou a votar no PT, e votou em sua maioria em Lula para derrotar Serra em Minas em 2002, contra Alckmin em 2006, e novamente contra Serra em 2010. Essa sua pouca disposição em ajudar companheiros de partido do estado vizinho, agora serviu para derrotá-lo em seu proprio reduto.

Se não é hora de caça às bruxas, nem de encontrar culpados, essa derrota tem que servir ao menos para refletirem sobre o papel do partido, de cumprir o seu papel oposicionista não só em Brasília, mas em cada região do país. Não é a toa que o senador Álvaro Dias, um opositor que cumpriu o seu papel, foi o mais votado proporcionalmente do Brasil.

Que ao menos sirva para o PSDB aprender a cumprir o seu papel oposicionista, e cobrar essa mesma postura em todas as regiões do país.

Nenhum comentário: