sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

EX-MINISTRO JOAQUIM BARBOSA JÁ TEM CARTEIRA DA OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) incluiu hoje (18) a ficha do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa no Cadastro Nacional de Advogados sob o número 03344 (veja abaixo). A situação regular no regisgtro de Barbosa põe fim a uma queda de braço com o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, que começou em setembro.

JOAQUIM BARBOSA



Na época, Ibaneis alegou que a atuação de Barbosa à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) feriu a ética profissional. Um dos casos citados foi quando Barbosa criticou a proposta de emprego oferecida pelo advogado José Gerardo Grossi ao mensaleiro condenado José Dirceu. Segundo Barbosa, a oferta não passava de “um arranjo entre amigos”.

Barbosa recorreu da decisão e pediu a anulação do despacho de Ibaneis à comissão de seleção. Apesar de reconhecer que o pedido de impugnação feito por Ibaneis, como advogado e não como presidente, tem fundamento, o relator do caso, Maximiliam Patriota Carneiro, atacou o comportamento adotado por Barbosa contra a classe que desejava reintegrar. O relator ressaltou que “os deveres de cortesia e respeito eram costumeiramente olvidados pelo agora postulante ao reingresso nos quadros da Ordem”.

Nenhum comentário: