sábado, 17 de janeiro de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
O cerol, a cratera e o humorista

O cerol

As férias escolares o que deveria ser período de festa e divertimento tornou-se triste, envolvendo a outrora boa brincadeira em empinar, que hoje é uma arma letal pelo uso do cerol.

A imprensa mostrou recentemente algumas ocorrências no Estado, sendo quatro das informadas fatais e três com graves consequências.

Em julho de 2014 soubemos de dois casos com mortes em decorrência do uso do cerol, sendo um em São José, onde um economista perdeu a vida, e outro em Taubaté, quando um casal motociclista, foi surpreendido por uma linha com cerol, ceifando duas vidas.

Usar isto é grave, e mais o é a omissão das autoridades que conhecendo este risco criam leis sem que, no entanto se empenhem em fazê-las cumpridas.

Em Caçapava temos há 16 anos a Lei nº 3.605/98, que trata da questão, porém, jamais se soube de um ato de fiscalização a respeito. Em São José dos Campos vige a Lei nº 8.487/11, que passará agora a ser fiscalizada pela Guarda Municipal.

Isto não é exagero, é realidade, pois não adianta chorar depois que o fato se der. Cabendo aqui uma pergunta: Será que não podemos colocar um (unzinho, permitam-me) agente para esta fiscalização? E com isto diminuir consideravelmente o grave risco imposto pelo cerol?

Com a palavra os que podem decidir, crendo que se pouparmos uma vida em muitos anos o resultado já terá sido bom.

Das valetas

Fiz diversas reclamações junto à Prefeitura e no Taiadweb quanto às valetas feitas na cidade para consertos de água e esgoto e depois ficam dias e dias abertas dificultando e pondo em risco o trânsito de pedestres e veículos.

Hoje (14/1/2015) faço referência a uma valeta com mais de 10 centímetros de profundidade, defronte ao número 123 da Rua do Porto, por onde passam em média, conforme análise, 11 carros por minuto (660/h), obrigando-os a manobras bruscas para dela se livrar.

Há alguns dias questionando a Prefeitura quanto a duas valetas na Carlos de Moura, tive resposta que era de responsabilidade da Sabesp e sua empreiteira, o que penso não ter sido uma boa resposta, pois a responsabilidade de fiscalização é do Município, e se a Sabesp e sua empreiteira não cumpre bem o encargo que lhe compete, que se busque solução junto à administração central da concessionária. Alguém tem que responder seriamente por isto.

Do humorista

É, realmente, a classe política está brincando com o povo brasileiro, pois o Diário Oficial de 9.01.2015 publicou a seguinte lei:

Lei nº 13.082 - Fica instituído o Dia Nacional do Humorista a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de abril, em todo o território nacional.

Proposta

Proponho que seja instituído o dia do “João Bobo”, a ser comemorado todos os dias do ano, em “louvor” ao povo brasileiro, que toma tapa de todos os lados, acha tudo normal e engraçado, e depois repete o voto no mesmo político que promulga aberrações tais.

2 comentários:

JUlio disse...

E aÍ vc é o Presidente do IDECA?

JoséLuiz Ramos disse...

Aprovado todos os comentários. Gosto de vê-lo combatendo o bom combate.