sábado, 17 de janeiro de 2015

OSCIP ou IDECA (Chacoalhando o Bambuzal)


O IDECA construiu

OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e ONG (Organização Não Governamental) entidades sem fins lucrativos, foram originalmente instituídas para estimular e promover ações em áreas que o governo abandona com o objetivo de construir uma sociedade fundada nos valores humanos na busca de igualdade, diversidade, participação e solidariedade. Sua utopia inicial era a de “ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”.

Em março de 1999, no início do segundo quadriênio do governo FHC entrou em vigor a lei nº 9.790, que possibilitou que pessoas jurídicas – grupos de pessoas ou de profissionais – se qualificassem junto ao Poder Público para estabelecer parcerias e convênios, desde que atendidos certos pré-requisitos examinados e comprovados junto ao Ministério da Justiça. Surgem as OSCIPs – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Estimulava-se a formação do chamado “Terceiro Setor”, formado por ONGs e OSCIPs visando reduzir o tamanho das atividades do Estado via transferência de recursos públicos para entidades privadas. Um setor público “enxuto” passaria a dividir com elas os encargos de gestão, controle e prestação de contas.

Independente da avaliação do acerto ou do desacerto das políticas de estímulo ao Terceiro Setor e de criação de OSCIPs e ONGs, a verdade é que elas “pegaram”. A idéia contou com sólido apoio da classe política. Segundo o IBGE, em 2005 já tínhamos no Brasil quase 350 mil ONGs.

Após alguns anos, via-se a extraordinária proliferação de convênios firmados pelas ONGs e OSCIPs com as três esferas de governo – União, Estados e Prefeituras – dado a sanha corrupta dos políticos brasileiros. Não é exagero dizer que as atividades do Terceiro Setor “escancararam as portas da corrupção” no país. Ver Operação Esopo da PF:

Trecho do G1 [...Segundo a Polícia Federal, o esquema criminoso funcionava com a participação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e de empresas, pessoas físicas, agentes públicos, prefeituras, governos estaduais e ministérios do governo federal. Em cinco anos, o prejuízo seria de R$ 400 milhões, em 10 estados e no Distrito Federal...].

Desvios, contratação sem licitação, superfaturamento, pagamentos realizados sem contrapartida são diários, fazem parte do cotidiano brasileiro, é rotina no noticiário.

Hoje é comum encontrar nos municípios, nos estados e no governo federal, OSCIPs e ONGs administrando hospitais, escolas, construindo parques, cuidando do lixo, e por aí vai, tudo com o dinheiro público. Esta situação não vai acabar. Vai é crescer mais. Só o governo federal gasta por ano 5,5 bilhões com estas organizações, se incluir estados e municípios fica difícil dimensionar o valor, deixando o dito terceiro setor babando de prazer em administrar “tetas tão generosas”.

Em Caçapava estão querendo transformar o IDECA (Instituto de Desenvolvimento de Caçapava) em OSCIP. O IDECA foi quem construiu o quartel do Corpo de Bombeiros da cidade, sem participação de políticos, apenas com apoio logístico do prefeito da época. Formado por cidadãos apolíticos, de excelente formação cultural e principalmente, filhos legítimos da cidade, a diretoria do IDECA, sem o conhecido estardalhaço politiqueiro, mostrou credibilidade e inspirou confiança nas grandes empresas que sem titubear participaram da construção desta Grande Obra, um presente aos caçapavenses que não tiveram o dinheiro de seus impostos usados neste projeto.

Sinto cheiro de usurpação. O presidente do IDECA chama-se Brasilino Alves de Oliveira Neto, “E GOSTARIA DE SABER QUAIS FORAM OS TRÂMITES SEGUIDOS PARA A APROPRIAÇÃO DO NOME IDECA QUE, SEM DÚVIDA, PELA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGA A GUARNIÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DE CAÇAPAVA LHE PRESTOU RELEVANTE SERVIÇO. BASTA SER DECENTE, CONHECER OU QUERER CONHECER A HISTÓRIA DO IDECA!!!”

Clovis Cunha - Secretário do IDECA

3 comentários:

Julio Cesar disse...

Com IDECA não tinha corrupção. Com OScip vamos gastar dinheiro dos cidadãos.

Aparecido Silva disse...

Estão armando uma arapuca pra Caçapava. E parece que o prefeito está aprovando.

Brasilino Neto disse...

Clovis você bem se lembra que ao final da construção do Quartel do Corpo de Bombeiros em Caçapava, três empresas das 17 que participaram, pelo acompanhamento das obras colocaram à disposição do IDECA mais valores. Porém, com a seriedade com que as obras foram demandadas, nossa diretoria agradeceu esta disponibilidade assegurando que o valor arrecada já era suficiente e que a empresa Pereira e Santos, de Jacarei, que a havia pego pelo preço fechado, por ter ganho a concorrência com a participação de 7 ou 8 empresas. Toda documentação referente à construção do prédio dos Bombeiros em Caçapava ainda está preservadas e à disposição de quem queira fazer qualquer verificação (séria e não politiqueira), mesmo após o decurso de 14 anos, pois a obra foi inaugurada em 16 de dezembro de 2000. A placa afixada no prédio diz bem disto.