quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TRATO FEITO - ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA COLOCARÁ YOUSSEF EM LIBERDADE


Com fim de depoimentos da delação premiada do doleiro, PGR deve

O acordo de delação premiada de Alberto Youssef, divulgado nesta quarta-feira pela Justiça Federal, prevê que o megadoleiro transfira para a União imóveis, veículos e participações em empresas que, segundo ele, foram adquiridos com recursos proveniente no bilionário desfalque na Petrobras, do qual é um dos principais personagens. O acordo é bom para Youssef, que ficará no máximo cinco anos preso, com direito a progressão para o regime aberto, sem o “purgatório” do semiaberto.

A delação premiada também é muito útil para o esclarecimento do escândalo, na medida em que suas informações podem levar à prisão dezenas de pessoas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato. O Ministério Público Federal aponta o doleiro como um dos principais chefes do esquema de pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

Pelo acordo, o doleiro Youssef pode pegar de três a cinco anos de prisão, em regime fechado, se condenado em todas as ações que responde no âmbito da Lava Jato. O tempo será contado a partir da prisão dele, em março de 2014. Atualmente, ele permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O acordo ainda prevê ainda o direito a cela especial.

São os seguintes os bens que Alberto Youssef promete entre à União:

- Bens em nome da GFD que estejam administrados pela Web Hotéis Empreendimentos LTDA.

- Propriedade de 74 unidades autônomas integrantes do Condomínio Hotel Aparecida, bem como do empreendimento Web Hotel Aparecida nele instalado, localizado em Aparecida do Norte (SP)

- 37,23% do imóvel em que se situa o empreendimento Web Hotel Salvador

- Empreendimento Web Hotel Príncipe da Enseada e do respectivo imóvel, localizado em Porto Seguro (BA)

- Seis unidades autônomas componentes do Hotel Bluee Tree Premium, localizado em Londrina (PR)

- 34,88% das ações da empresa Hotel Jahu S.A. e de parcela ideal do imóvel em que o empreendimento se encontra instalado.

- 50% do terreno formado pelos Lotes 08 e 09, da Quadra F, do Loteamento Granjas Reunidas Ipiranga, situado no município de Lauro de Freitas (BA), com área de 4.800 m², avaliado em R$ 5.300.000,00, bem como do empreendimento que está sendo construído sobre ele, chamado “Dual Medical & Business – Empresarial Odonto Médico”

- Veículo Volvo XC60, blindado, ano 2011

- Veículo Mercedes Benz CLS 500, anos 2006

- Veículo VW Tiguan 2.0 TSI. Blindado, ano 2013/2014

- Imóvel localizado em Camaçari, com área aproximada de 3000 m², cujo contrato se encontra apreendido no bojo da Operação Lava Jato.

Nenhum comentário: