segunda-feira, 16 de março de 2015

BRASILEIROS NO EXTERIOR FAZEM ATO CONTRA GOVERNO DILMA


BRASILEIROS EM LONDRES PROTESTAM CONTRA O GOVERNO DILMA
Brasileiros que moram no exterior participaram hoje (15) de protestos contra a corrupção e o governo de Dilma Rousseff.

De manhã, em Nova York, um grupo de brasileiros se concentrou na Union Square. Eles cantaram o Hino Nacional e pediram o impeachment da presidenta. Pelas redes sociais, manifestantes disseram que entre 70 e 80 pessoas estiveram na manifestação em Nova York. Em Miami também houve protestos.

De manhã, pelas redes sociais, brasileiros que moram em Boston e em Orlando também reforçavam a convocatória para o ato de protesto.

Em Londres, cerca de 60 pessoas enfrentaram o frio e a chuva para participar da manifestação, em frente à embaixada brasileira, no centro da capital britânica. Quase 700 pessoas tinham confirmado presença pela internet. Eles vestiam verde e amarelo, seguravam bandeiras e cartazes em português e inglês pedindo o fim da corrupção. Em vários momentos, entoavam palavras de ordem contra o governo.

Em Lisboa, uma centena de manifestantes se reuniram na Praça Luís de Camões, no bairro do Chiado, onde fica o consulado-geral do Brasil. Eles vestiram verde e amarelo, seguraram bandeiras e até panelas. No Facebook, mais de 3 mil pessoas tinham confirmado presença. Os organizadores também convidaram os brasileiros que vivem em Portugal a pendurarem bandeiras do Brasil nas janelas neste domingo, como um ato de apoio ao país e protesto contra o governo.

Os protestos que levaram milhares de pessoas às ruas das principais capitais brasileiras neste domingo, 15, foram destaque na imprensa internacional.

A versão online do jornal britânico The Guardian deu destaque ao tom conservador dos protestos e teceu um perfil básico dos manifestantes: predominantemente brancos e de classe média. A publicação também ressaltou a quantidade de pedidos de intervenção militar, presentes em boa parte das manifestações.

Já o também britânico Financial Times buscou explicar os motivos que levaram as pessoas a protestar contra o governo Dilma, citando a recessão da economia e o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobrás. "As manifestações, planejadas durante semanas pelas redes sociais, acontecem depois de apenas três meses do segundo mandato de Dilma Rousseff", ressaltou a publicação.

Diário do Poder

Nenhum comentário: