terça-feira, 10 de março de 2015

STF pode tirar de Dilma escolha de ministro que vai julgar Lava Jato


Vista geral do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, durante a 24ª sessão de julgamento do processo do mensalão, em 17/09/2012
Vista geral do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

Em um sinal claro de protesto contra a demora da presidente Dilma Rousseff em indicar o sucessor do ex-ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), a Segunda Turma da corte decidiu nesta terça-feira sugerir que um dos cinco magistrados que compõem a Primeira Turma passe a integrar o colegiado. Na prática, a medida acaba com o risco de empates nos julgamentos dos inquéritos de políticos suspeitos de participar do esquema do petrolão.

Deputados e senadores citados na Operação Lava Jato serão julgados na Segunda Turma, que têm apenas quatro ministros e está incompleta desde o ano passado com a saída de Barbosa. No caso da Operação Lava Jato, o Plenário vai apreciar apenas os casos dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Diante do risco de empate na análise de processos do petrolão - e placares iguais beneficiam o investigado -, o ministro Gilmar Mendes sugeriu que algum dos integrantes da Primeira Turma considerasse pedir transferência para a Segunda. Qualquer um dos ministros da Primeira Turma - Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, José Antonio Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux - pode pedir para migrar para o outro colegiado, mas em caso de mais de um interessado, o indicado seria Marco Aurélio, por ser o mais antigo na corte.

A proposta de "importação" de um novo ministro teve o apoio dos ministros Celso de Mello e Teori Zavascki, relator do petrolão. A Segunda Turma é composta pelos ministros Teori Zavascki, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Barbosa deixou o STF em agosto do ano passado, mas até hoje a presidente Dilma não formalizou a indicação de novo ministro.​

Um comentário:

Miriaklos disse...

Ficou pior a emenda do que o soneto, pois o petista Tofolli já se inscreveu para isto e será, portanto, ultrapetista naquela turma. Ó país de m.... este que assiste a venezuelização de nossa cúpula do judiciário e se aquieta.