quinta-feira, 5 de março de 2015

"Vossa Excelência é moleque": O bate-boca na CPI da Petrobras


O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB), discute com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) (Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)
O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB), discute
 com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL)

A primeira reunião efetiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de desvio de recursos na Petrobras começou com discussão e bate-boca entre deputados. Instalada na semana passada, os parlamentares organizaram a primeira sessão nesta quinta-feira (5), quando alguns deputados se exaltaram.

A discussão aconteceu porque o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou a criação de quatro sub-relatorias e indicou os nomes dos relatores. Ele colocou as sub-relatorias nas mãos do PSDB, PTB, PSC e PR. Na prática, a divisão dos trabalhos enfraquece o principal relator da CPI, que é do PT. Segundo o portal G1, é mais uma amostra do descontentamento do PMDB com o governo.

Ao anunciar as sub-relatorias, diversos parlamentares começaram a criticar o presidente da CPI, dizendo que não tinham sido consultados. As críticas vieram das bancadas do PSOL, PPS e PSB, mas os mais exaltados foram os do PSOL, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Ivan Valente (PSOL-SP). Eles se levantaram e discutiram com Motta. Aos gritos, o presidente da CPI reagiu:

Hugo Motta: Eu quero aqui deixar bem claro. Não admitirei desrespeito de Vossas Excelências! Quem manda aqui é o presidente, respeitando o regimento. Eu não aceito desrespeito.

Edmilson Rodrigues: O senhor é moleque! É moleque o presidente da CPI!

Hugo Motta: Cabelo branco não é sinônimo de respeito. Vossa Excelência me respeite! Vossa Excelência se retrate!

Outros parlamentares foram até a mesa tentar acalmar a situação e levaram os deputados do PSOL de volta a suas mesas. Em tom mais calmo, Motta disse que daria a palavra aos demais deputados. Mas logo subiu o tom de voz de novo e aproveitou para tentar se impor e controlar a situação.

Hugo Motta: Agora, eu quero dizer a Vossas Excelências que não serei, aqui, nenhum fantoche para me submeter a pressão de quem quer que seja. Um deputado se levantou e me desrespeitou. Eu quero dizer aqui que não tenho medo de grito, e que da terra de onde eu venho homem não me grita!

O jornal Folha de S. Paulo falou com Rodrigues depois da confusão. O deputado do PSOL pediu desculpas por ter se exaltado e disse que não chamou o presidente da CPI de 'moleque'. "Eu disse 'não amoleque essa CPI', não lhe chamei de 'moleque'".

No final, Motta manteve a divisão dos trabalhos da CPI da Petrobras. As sub-relatorias serão comandadas pelos deputados Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), André Moura (PSC-SE) e Altineu Côrtes (PR-RJ).

Época

Nenhum comentário: