quinta-feira, 2 de abril de 2015

Responsável pelo Aerovale, Grupo Penido entra com pedido de recuperação judicial


Máquinas e operários trabalham nas obras de implantação do Aerovale, em Caçapava_Foto: Arquivo/OVALE

O Grupo Penido entrou na Justiça de São José dos Campos com um pedido de recuperação judicial em razão de dívidas na ordem de R$ 35 milhões, a maior parte delas com fornecedores e bancos, mas também trabalhistas e tributárias.

Responsável pela construção do Aerovale, em Caçapava, um dos maiores empreendimentos privados da região, o grupo sucumbiu aos problemas do mercado da construção civil, em retração desde o ano passado.
Fazem parte do grupo as empresas Penido Construtora e Pavimentadora, Penido Desenvolvimento Urbano e Participações e CEA (Centro Empresarial Aerospacial Incorporadora).

Trâmite. O pedido de recuperação judicial foi protocolado no início de março e aprovado no último dia 27, pela 5ª Vara Cível de São José dos Campos.

A Justiça designou a empresa Deloitte Touche Tohmatsu, uma das maiores consultorias empresarias do mundo, como administradora judicial da fase de recuperação do grupo.

Neste período, as empresas poderão renegociar as dívidas e aumentar o prazo para ressarcir os credores. Os pagamentos trabalhistas terão prioridade.

O grupo terá 60 dias, a partir do deferimento da Justiça, para apresentar e aprovar um plano de recuperação junto aos credores, em assembleia.

Com isso, a meta do grupo é recuperar as empresas em até um ano, pedindo a extinção do processo de recuperação judicial.

“O grupo não tem problema de insolvência, mas de liquidez”, disse o advogado Alex Costa Pereira.

“O patrimônio do grupo está avaliado em R$ 300 milhões, mas é quase todo de ativos em bens imóveis, em não dinheiro em caixa.”

Leia mais em O Vale

Nenhum comentário: