sexta-feira, 1 de maio de 2015

A mentira política (Chacoalhando o Bambuzal)



Dizem que o diabo é o pai da mentira, e que ele era um mentiroso desde o início. Seu primeiro ensaio foi puramente político, usou a mentira para solapar a autoridade de Deus e seduzir seus súditos para que abandonassem sua obediência, motivo pelo qual ele foi jogado à força, para fora do céu, onde fora vice de um grande reino. Foi forçado a exercer seu talento em regiões inferiores, entre espíritos caídos, homens ignorantes ou desiludidos, que ele ainda diariamente tenta para o mal, e assim sempre o fará, até que seja finalmente acorrentado no poço das irrelevâncias.

E como o diabo, os políticos pensam que tudo pode ser manipulado, pensam que tudo pode ser posto a serviço dos seus interesses, pensam que tudo pode ser corrompido. Pensam que são deuses políticos, quando na verdade, não passam de simples criminosos da política.

Em Caçapava a mentira política prolifera de forma vergonhosa. O atual prefeito está mais para vedete que administrador da cidade. E conhecendo o tamanho do seu ego, puxa sacos, interesseiros e apaniguados se apressam em massageá-lo. Tudo à custa do contribuinte é claro!

Avesso a críticas, dias atrás o prefeito foi pego numa mentira pela TV Vanguarda. Um de seus secretários deu um prazo para resolver sérios problemas num bairro da cidade, vencido o prazo como sempre, a Vanguarda cobrou. O secretário enrolou. E o prefeito entrou em cena com aquele seu “jeitinho” - aquele do “eu vou prá cima” - que é mais divertido que assustador. Esbravejou o prefeito: chamando a Vanguarda de “televisãozinha” e insinuou que a Vanguarda pediu milhões para não bater nele. Disse mais: “Vou lá na Vanguarda, e quero ver o repórter falar comigo como falou com o secretário”. É ou não é divertido ouvir o prefeito na rádio?

Ano passado foi a história do material escolar atrasado. Uma mãe de aluno carente ousou reclamar do atraso na distribuição do material escolar. Ele foi “prá cima”! Além de insinuar que a mulher não trabalhava, por isso era dependente do poder público, posou de pobre. Disse ser pobre, mas que trabalhava, por isso seus filhos nunca precisaram de material escolar fornecido pela administração pública, entre outras coisas. Mentira! O prefeito não é pobre! É na verdade milionário. Ele declarou à justiça eleitoral possuir um patrimônio de mais de um milhão de reais.

Bem, como mentira pouca é bobagem, esta semana circulou na internet, página da Prefeitura no Facebook e num jornalzinho eletrônico movido a dinheiro público – jornalzinho que o prefeito na rádio disse estar no prejuízo. Suponho que ele quis dizer que está pagando pouco para o jornal – uma pesquisa mostrando que 69% dos caçapavenses acham a atual administração boa. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Estudos Políticos situada em Viçosa- MG. Esta pesquisa não é só mentirosa, é também uma fraude. Visitando o site do Instituto (WWW.institutopolitico.com.br) verificamos o método da pesquisa. Está escrito lá: “O cliente simplesmente seleciona uma certa região ou envia para o Instituto uma lista com os números dos telefones para a pesquisa de acordo com a qual será criado um banco de dados.Em seguida, o Instituto efetiva as ligações, iniciando a pesquisa para os objetivos desejados. Ao atender a chamada, o destinatário ouvirá uma mensagem solicitando que ele escolha uma das alternativas mencionadas”.

Na verdade o Instituto vende promoção pessoal. Esta pesquisa não tem credibilidade estatística, apresenta o que o cliente paga para ser apresentado. E suponho que o custo desta mentira grotesca deve ter ido para o bolso do contribuinte caçapavense. Assim sendo, é mais um monte de dinheiro público, que deveria ser usado a serviço do povo, jogado fora por essa administração.

Acredito que até o mais ingênuo dos cidadãos não acreditou nesta pesquisa. E alerto, há limites para a quantidade de mentiras políticas que a sociedade caçapavense pode tolerar.

9 comentários:

Hilario disse...

O prefeito é um grande comediante. Esqueceu de ser um grande homem.

Ana Lúcia disse...

Acho um absurdo a cidade esta um caos e ele e sua turma ainda desviam o dinheiro do povo para pagar pesquisa onde ele ja sabia que o resultado seria a seu favor.Palhaçada.

Rose disse...

Esse homem tem que ser denunciado no ministerio publico.Não podemos esperar o final de seu mandato.

Sergio disse...

Bando de sem vergonha. Caçapavenses lutem contra isso aqui na minha cidade faço o mesmo.

Roseane Freitas disse...

Pesquisa com esse resultado a favor do prefeito,só mesmo sendo manipulada.Prefeito seja homem e venha a público dizer a verdade,tenha ao mínimo dignidade em dizer que errou.

Leticia disse...

Gostei do vedete. Os politicos acham que são artistas, maravilhosos.
Ignorantes e sem estudo tentam se manter nessa vida.

Marcio disse...

O Rinco virou um bobão. O cara que conheço não entraria nessa. Fala sério.

Fatima disse...

Tá complicado, não da mais para tolerar.

Peroba neles disse...

Isto é inacreditável, o que pode estar acontecendo é o fato do trouxa estar sendo letrado na rádia. É verme comendo verme. Como diz o o Augusto Nunes, estão no pântano da mentira.