sábado, 23 de maio de 2015

Desonestidade intelectual (Chacoalhando o Bambuzal)



Os sofistas, na Grécia Antiga, valiam-se de técnicas de argumentação em que o que menos importava era a verdade. Importava vencer a discussão. Para tanto, desenvolveram a erística, expediente baseado na habilidade verbal e na acuidade de raciocínio, manejadas de modo a confundir o interlocutor.

É bem verdade que o truque só funcionava com gente menos preparada, que, ontem como hoje, corresponde à maioria dos que ocupam os espaços públicos de debate. Sócrates, Platão e Aristóteles não caíam nessa armadilha. Mas quantos desses dispomos?

No curso do tempo, o termo sofisma passou a designar uma mentira com aparência de verdade, que serve para produzir a ilusão da verdade. A partir dela, possibilita a construção de raciocínios lógicos, que lhe dão aparência de realidade, mas apresenta uma estrutura deliberadamente enganosa. Essa técnica foi resumida, em seu conteúdo moral, na máxima de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Hitler: "Uma mentira, repetida mil vezes, vira verdade".

Diariamente somos bombardeados, por uma emissora de rádio, com imensa quantidade de asneiras, mentiras e contradições de envergonhar a maioria dos cidadãos caçapavenses. O programa, veiculado no período da manhã, é comandado por um sofista profissional que tem na rádio de sua propriedade seu único e confortável refugio para expressar sua enganação intelectual. Fora da rádio, os Sócrates e Aristóteles caçapavenses lhe deram uma “bela banana”. Ele se candidatou duas vezes a deputado e uma a prefeito. Apesar da rádio e das propagandas em causa própria, perdeu feio em todas as disputas. Aqui não “bernardão”! 

É claro que o assunto aqui é sobre política, e é nela que os caçapavenses devem se concentrar a partir de agora. Ano que vem tem eleição municipal.

Caçapava é rica em homens cultos e estudados, em homens preparados e experientes, e a cidade precisa de apenas 11 eleitos (10 vereadores e 1 prefeito). Escolher os melhores é necessário. Largar mão dos fanfarrões, das vedetes políticas, dos companheiros de fé, é muito necessário. Parar de tratar cargos públicos como prêmio também é necessário. Uma cidade é tão ou mais complexa que uma grande empresa, precisa de gente bem formada, preparada, experiente e com vontade de trabalhar.

Caçapava está um caos na saúde, faltam médicos e o atendimento é precário, como vêm denunciando alguns vereadores na Tribuna da Câmara. O que faz o atual prefeito? Tira o “corpo fora”. A FUSAM não é problema dele, como ele costuma dizer na rádio. Ele enfia na FUSAM, por ano, milhões de reais do povo caçapavense. Ele nomeia o presidente e coloca gente dele no conselho da FUSAM, mas ele acha que o problema não é dele. No raciocínio desse “administrador da cidade”, é melhor encher a prefeitura de comissionados, ele é recordista nisso, que contratar médicos.

Outro caso que vem prejudicando o povo, e nesse caso o silêncio é geral. É o problema das caçambas de entulho. Lembrando: Vereadores flagraram máquinas da prefeitura trabalhando, de forma irregular, num terreno particular de uma empresa de reciclagem. As máquinas foram retiradas, porém o preço das caçambas passou de aproximadamente R$ 70,00 reais para perto de R$ 220,00 reais. Pela primeira vez na história da cidade o cidadão não tem um terreno determinado pela prefeitura para descarte de entulho, sendo obrigado a pagar um preço extorsivo ou descartar, por aqueles que não podem pagar, de forma irregular em qualquer lugar da cidade, o que pode estar colaborando e muito para a proliferação do mosquito da Dengue. Neste caso estranho, esquisito e malcheiroso falta também uma participação investigativa urgente de todos os vereadores, dizem, não sei, tem coisa aí. É preciso investigar!

Estes são apenas alguns casos, têm muito mais. 

A cidade não vive de “conversa mole”, de discursos mentirosos e omissões. A cidade precisa de planejamento, organização e respeito. A cidade precisa de 11 eleitos preparados, bem formados e a fim de servir ao povo. São só 11. Não é difícil. Escolher bem é a parte do povo.

3 comentários:

JUvenal disse...

Reclamar dos políticos. Reclamar que seu bairro está uma merda. È você quem elege esses ignorantes. Vamos parar com isso!!!!

Veronica disse...

Verdade. São só 11. Por que então escolhemos tão mal.

guasca magdolem disse...

Um sujeito arrogante, mentiroso, se diz o dono da verdade, incapaz de administrar qualquer coisa, nunca foi adiante em seus negócios vive cercado de puxa sacos o tempo todo e por tudo isso Caçapava não anda. Se formos avaliar suas promessas acho que mentiu mais do que a Dilma.