domingo, 26 de julho de 2015

De 28 creches prometidas para 18 cidades do Vale por Alckmin, apenas duas estão concluídas



Das 28 creches prometidas para a RMVale em julho do ano retrasado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), somente duas foram inauguradas até agora pelo Estado, dois anos depois.

Das restantes, sete ainda estão em obra, quatro estão em fase de licitação e cinco sequer tiveram os projetos aprovados pelo governo estadual. Outras 10 nem devem sair do papel.

O levantamento foi feito pelo O VALE com as prefeituras de 18 municípios da RMVale que seriam contemplados. O investimento estimado na região seria de R$ 33,6 milhões.

Os convênios foram assinados no dia 29 de julho de 2013 pelo governador, já em ritmo eleitoral. No ano seguinte, ele disputou a reeleição e venceu. Na ocasião, Alckmin prometeu construir 439 creches em 315 prefeituras do interior de São Paulo. O investimento seria de R$ 570 milhões e beneficiaria 57 mil crianças.

Ressaca. Passada a eleição, a realidade é outra. Somente as creches de Queluz e São Bento do Sapucaí foram construídas pelo governo do Estado.

Na outra ponta está Taubaté. Das cinco unidades previstas inicialmente, uma está em licitação e as outras quatro parecem esquecidas.

Situação semelhante ocorre em São José dos Campos: as três creches prometidas ainda não têm previsão para saírem do papel.

Também não são mais cogitadas uma das creches previstas para Jacareí e duas de São Sebastião -- cada um dos municípios receberia três unidades.
Segundo prefeituras consultadas, as principais dificuldades são aprovar os projetos e conseguir a liberação de recursos do governo do Estado.

Creche é do município, diz Estado
Taubaté

Apesar do convênio assinado em 2013, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, optou por ressaltar, em nota, que a oferta de vagas em creches é responsabilidade dos municípios.

Segundo a pasta, o programa Creche Escola foi criado pelo Estado para “auxiliar” as prefeituras.

A secretaria alegou também que cabe aos municípios apresentar um terreno compatível com modelos de plantas oferecidos, além da documentação.

Balanço. A pasta não informou quantas das 439 creches prometidas em julho de 2013 para o interior do Estado foram entregues. O dado informado foi referente ao programa desde a criação, em 2011: 423 entregues ou em execução no Estado (13 na região).

O Vale

Nenhum comentário: