quarta-feira, 1 de julho de 2015

Estudo inédito identifica pássaros que formam ‘palavras’ para se comunicar


Pássaro que forma ‘palavras’ para se comunicar (Foto: Universidade de Exeter)A capacidade de mudar sons vocais para se comunicar, formando palavras, sempre foi considerada uma das habilidades que diferencia o ser humano dos outros animais. No entanto, um estudo publicado na revista científica "PLoS Biology" revelou a existência de pássaros que também agrupam fonemas para estabeler um diálogo com seus pares. É a primeira vez que essa capacidade é identificada em uma outra espécie.

Os cientistas observaram que a ave tagarela de boné marrom, encontrada no Sudeste da Austrália, organiza duas notas diferentes para transmitir “orientações” a outros de sua espécie. Os pássaros, por exemplo, fazem “uma chamada de voo” agrupando dois fonemas, que recebeu dos cientistas o código de "AB". Quando vão alimentar os filhotes no ninho, os tagarelas organizam o som de outra forma, codificada como “BAB”. "A" e "B" são fonemas originalmente sem sentido, agrupados pelos pássaros para transmitir mensagens.

“Essa é a primeira vez que a capacidade de gerar um significado a partir do rearranjo de elementos sem sentido foi identificada em outros animas que não nos humanos. Embora a estrutura da chamada seja muito simples, pode ajudar a entender como a habilidade de gerar novos significados evoluiu nos humanos” afirma o pesquisador Andy Russel.

No experimento utilizado para constatar a descoberta, os cientistas submeteram animais em cativeiro a um teste no qual os exemplares presos recebiam uma “chamada de voo” (“AB”) e a uma mensagem de alerta. No momento da chamada de voo, os pássaros ficaram inquietos e olharam para fora do aviário, esperando outro pássaro. Quando o elemento “B” é jogado isoladamente, o som não causa nenhum tipo de comportamento.

O Globo

Nenhum comentário: