quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lula entra com ação judicial contra revista Veja



Lula entrou nesta quarta-feira com uma ação judicial contra quatro profissionais de Veja. Pede que sejam condenados a lhe pagar indenização por danos morais. Reclama da reportagem de capa da última edição da revista, que foi às bancas no último sábado (25). Nela, noticiou-se que o ex-presidente da OAS, Leo Pinheiro, estaria negociando acordo de delação premiada para delatar crimes que envolveriam Lula em fatos investigados na Operação Lava Jato. Por meio dos seus advogados, o empreiteiro negou que tenha cogitado tornar-se delator.

Em nota, o Instituto Lula reproduz trechos da ação movida pelos advogados de Lula: “O texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte.” Sustenta-se na petição que a jurisprudência do STJ consagraria o entendimento de que “a liberdade de comunicação e de imprensa pressupõe a necessidade de o jornalista e/ou o veículo pautar-se pela verdade”.

Os alvos da ação de Lula são os três repórteres que subscrevem a notícia contestada —Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira—, além do diretor de redação Eurípedes Alcântara.

Nenhum comentário: