quarta-feira, 15 de julho de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Ouça-me Michel Temer!

Senhor vice-presidente do Brasil Michel Temer, vi hoje, com um misto de surpresa, indignação, desalento e incompreensão sua manifestação de que a Operação Lava Jato abala 'tranquilidade institucional' do País.

Creia senhor Temer que isto não seja o pensamento da maioria da população brasileira que, até mesmo contrariamente vê nesta ação o início da busca pela redenção de um país que sofre caladamente há décadas das usurpações e sangrias causadas, com raríssimas exceções, pelos componentes da classe política brasileira.

Permito-me aqui trazer uma pequena mostra das violações, das usurpações perpetradas contra o povo brasileiro o que faz, ao final, que lhe falte meios para custeios básicos em educação, segurança, saúde, estabilidade econômica e até mesmo alento e esperança, assim: Caso Coroa-Brastel, Grupo Delfim, Escândalo da Mandioca, Luftfala, Banco Econômico, Capemi, Brasilinvest, Polonetas, Escândalo das Jóias, dos contrabandos das pedras preciosas, BCCI, CEME, LBA, DNOCS, SUDENE, Anões do Orçamento, Pasta Rosa, Precatórios, Banestado, Medicamentos, Ambulâncias, Sudam, Banpará, Gafanhotos, Correios, mensalão, sanguessuga, IRB, Proer, os atuais e centenas de outros, que consumiram 50 anos de esperanças de minha geração e que impõe duvidar a tenhamos antes do decurso de mais 50 anos.

O senhor ainda disse que a “... operação da Polícia Federal, que fez buscas em endereços de senadores nessa terça, é uma das razões do atual clima de instabilidade, que precisamos buscar uma "grande pacificação nacional, que acontecimentos tais abalam a "natural tranquilidade" do país, e que isto é negativo. Que temos que buscar no país uma certa tranquilidade institucional porque estas coisas todas estão, digamos assim, abalando um pouco a natural tranquilidade que sempre permeou a atividade do povo brasileiro".

E complementou com: “O clima de instabilidade não é causado apenas pela Lava-Jato. Sinto que há um clima de certa discordância que não é útil para o País nem é muito fruto, digamos assim, do espírito do brasileiro. Precisamos buscar uma concórdia de todos os brasileiros", porém senhor vice-presidente, cabe-me lhe lembrar que os fatos que dão origem a estas operações não foi criada pelo povo brasileiro a quem o senhor conclama paciência e compreensão.

Ouça-me ainda senhor Temer, conto hoje com 66 anos e lhe digo que rodei por este Brasil, e parte da vida na boleia de um caminhão de entrega de matérias de construção e outras já como profissional nas formações acadêmicas em Serviço Social e em Direito, e nunca fui parado em uma só blitz policial.

Jamais ouvi de um policial a corriqueira frase de que ele me submetia a uma revista pessoal ou em meu veículo por eu ter demonstrado “atitudes suspeitas”, e sabe por que isto assim sempre se deu, porque nunca tive atitudes suspeitas, pois jamais violei os limites que a lei me impõe.

Michel Temer o senhor é brilhante professor de Direito Constitucional e autor de diversos livros da área e deve, com certeza, conhecer o diálogo havido entre Sócrates e um de seus discípulos: “Mestre o que preciso fazer, como devo agir para o bem de meu país?” Obteve como resposta a singela frase com seis palavras que, no entanto, encerra os princípios de Ética, Moral e de Cidadania: “Cumpra as leis de seu país”.

Senhor vice-presidente, jamais foi emitido contra mim mandado de buscas e apreensão, de vasculhações em minhas contas bancárias, de malha fina, e sabe por que? pois os valores informados em minhas declarações anuais de renda e os exorbitantes impostos sobre eles incididos regularmente pagos, são frutos reais de meu trabalho, numa incansável labuta cotidiana, perpetrada nos últimos 50 anos.

Ouça finalmente meu pedido senhor vice-presidente Michel Temer: reúna a classe política e diga a ela que para que não esteja sujeita às ordens de buscas e apreensões em suas casas e gabinetes, de vasculhações em contas bancárias, que apenas atenda aquilo que Sócrates disse ao seu discípulo, “Que cumpra as leis de seu país”, e assim não se gerará qualquer instabilidade institucional.

Creia senhor Temer, se isto for feito e a classe política entender e assim agir, o ordeiro e trabalhador povo brasileiro lhe será sempre grato.

2 comentários:

Paulo L. disse...

Brasa mais um artigo nota 10.

André Silvestre disse...

Brasil, estou perplexo pela sua colocação sobre o atual momento da politica no Brasil, e você parece ter lido o meu pensamento para escrever tudo o que está aqui. Se você está no 66 espero que Deus lhe dê muito mais para poder opinar tão bem sobre nossos corruptos políticos da atualidade que querem acabar com o país mais não vão conseguir.