segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aos 70 anos, Museu da 2ª Guerra será reformado


Canhão em exposição no Museu da 2ª Guerra, em Caçapava
Canhão em exposição no Museu da 2ª Guerra, em Caçapava
O Vale

Danilo Alvim
Caçapava

No ano em que completa sete décadas, o Museu do Regimento Ipiranga, pertencente ao 6º Batallhão de Infantaria Leve, em Caçapava, vai passar por uma restauração.

Segundo o oficial de comunicação da unidade, capitão Marlon Muniz, uma reforma no museu está programada para este ano, mas os recursos ainda não foram aprovados.

"Para realizar esse projeto esperamos contar com apoio financeiro da União, do Diretório de Patrimônio Histórico do Exército e da iniciativa privada", disse.

Ainda de acordo com o oficial, o novo projeto de revitalização prevê mais interatividade com o público por meio de um espaço para a exibição de vídeos e uma área mais ampliada para exposição de itens da história do Exército Brasileiro.

Até o momento, foram investidos cerca de R$ 50 mil, com móveis, televisões e modernização da parte elétrica. O custo total da reforma não foi divulgado.

Esta será a terceira reforma no museu, inaugurado em 1946. As outras duas foram realizadas em 1975 e 1985.

Missões. O museu oferece ao público a oportunidade de conhecer a história do Exército Brasileiro em grandes missões de guerra. Ao percorrer o museu, o visitante se depara com um dos maiores acervos históricos referentes à campanha da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial.

As histórias estão guardadas em mais de 600 registros utilizados na guerra que infernizou a Europa entre os anos de 1939 a 1945.

As salas do museu, que recebem cerca de 3.000 visitantes por ano, contêm peças inéditas que foram recuperadas pelo Exército ou doadas pelos ex-combatentes brasileiros e suas famílias.

A lista de itens expostos inclui capacetes, uniformes, uma bandeira nazista da qual só existem cinco no mundo, armamentos, uniformes e artigos de jornais da época.

Nenhum comentário: